Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Klayton Santana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Duboc, Maria José Oliveira, Ribeiro, Solange Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4836
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as práticas docentes desenvolvidas no processo de inclusão de alunos com deficiência, em uma escola do campo de Feira de Santana-BA. Foi realizado um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com três professores, desta escola, que trabalham com alunos com deficiência. Dentre os principais resultados encontrados, destacamos que, apesar dos estudantes com deficiência terem o acesso à escola garantido por lei, a Educação Inclusiva ainda não se efetivou na escola do campo investigada. Os dados evidenciam que é necessário um maior investimento por parte da esfera pública, tanto no que se refere à infraestrutura da escola, a formação de professores, como a acessibilidade, em suas várias dimensões.
id UEMG-2_fa6b0edf4f41bfb4ed4d697f8c9bfa41
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4836
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentesPráticas docentesAlunos com deficiênciaEscola do campoEste estudo tem como objetivo analisar as práticas docentes desenvolvidas no processo de inclusão de alunos com deficiência, em uma escola do campo de Feira de Santana-BA. Foi realizado um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com três professores, desta escola, que trabalham com alunos com deficiência. Dentre os principais resultados encontrados, destacamos que, apesar dos estudantes com deficiência terem o acesso à escola garantido por lei, a Educação Inclusiva ainda não se efetivou na escola do campo investigada. Os dados evidenciam que é necessário um maior investimento por parte da esfera pública, tanto no que se refere à infraestrutura da escola, a formação de professores, como a acessibilidade, em suas várias dimensões.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/483610.24934/eef.v24i42.4836Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 110-133Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 110-133Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 110-1332317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4836/3358Copyright (c) 2021 Klayton Santana Porto, Maria José Oliveira Duboc, Solange Lucas Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessPorto, Klayton SantanaDuboc, Maria José OliveiraRibeiro, Solange Lucas2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4836Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes
title Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes
spellingShingle Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes
Porto, Klayton Santana
Práticas docentes
Alunos com deficiência
Escola do campo
title_short Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes
title_full Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes
title_fullStr Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes
title_full_unstemmed Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes
title_sort Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes
author Porto, Klayton Santana
author_facet Porto, Klayton Santana
Duboc, Maria José Oliveira
Ribeiro, Solange Lucas
author_role author
author2 Duboc, Maria José Oliveira
Ribeiro, Solange Lucas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Klayton Santana
Duboc, Maria José Oliveira
Ribeiro, Solange Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas docentes
Alunos com deficiência
Escola do campo
topic Práticas docentes
Alunos com deficiência
Escola do campo
description Este estudo tem como objetivo analisar as práticas docentes desenvolvidas no processo de inclusão de alunos com deficiência, em uma escola do campo de Feira de Santana-BA. Foi realizado um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com três professores, desta escola, que trabalham com alunos com deficiência. Dentre os principais resultados encontrados, destacamos que, apesar dos estudantes com deficiência terem o acesso à escola garantido por lei, a Educação Inclusiva ainda não se efetivou na escola do campo investigada. Os dados evidenciam que é necessário um maior investimento por parte da esfera pública, tanto no que se refere à infraestrutura da escola, a formação de professores, como a acessibilidade, em suas várias dimensões.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4836
10.24934/eef.v24i42.4836
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4836
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i42.4836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4836/3358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Klayton Santana Porto, Maria José Oliveira Duboc, Solange Lucas Ribeiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Klayton Santana Porto, Maria José Oliveira Duboc, Solange Lucas Ribeiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 110-133
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 110-133
Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 110-133
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i42
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470270750720