A prática pedagógica dos docentes universitários na formação de professores da educação básica para a inclusão escolar dos alunos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiane da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3012
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre osprincípios contidos na Resolução 09/2001 do Conselho Nacional deEducação (CNE) e a política de educação inclusiva, em termos de seuimpacto na formação e na organização da prática pedagógica do docentedo Ensino Superior formador de professores para a Educação Básica.Tendo em vista os objetivos propostos, esta pesquisa será desenvolvidapor meio da utilização de dois tipos de delineamentos: o documentale de campo de caráter crítico-descritivo. O universo deste estudocompreenderá os docentes efetivos que ministram aulas nos Cursosde Educação Física e Pedagogia do Campus Catalão da UniversidadeFederal de Goiás. A população/amostra será constituída pelos docentesque atuam com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado,pelos Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciaçãoà Docência – PIBID e 10% dos docentes que estiverem trabalhando noprimeiro e no último período do primeiro semestre de 2014. Estes serãoselecionados por meio da técnica de amostragem aleatória simples.Para a coleta de dados utilizaremos um roteiro de registro para asfontes documentais, uma entrevista semiestruturada e uma observaçãosimples. Para a análise dos dados utilizaremos o método denominado“análise de conteúdo”. Esperamos com este estudo aprofundar osdebates referentes a esta temática bem como ampliar as discussões dosprocessos de produção de conhecimento nessa área, visando com issoauxiliar os administradores das Universidades brasileiras na tomada dedecisões políticas acerca do assunto.
id UFMA-3_c1dadc1393b609430923c73edb1254b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3012
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A prática pedagógica dos docentes universitários na formação de professores da educação básica para a inclusão escolar dos alunos com deficiênciaDocente do Ensino Superior. Políticas Públicas de Inclusão Escolar dos Alunos com Deficiência. Professores da Educação Básica.Este estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre osprincípios contidos na Resolução 09/2001 do Conselho Nacional deEducação (CNE) e a política de educação inclusiva, em termos de seuimpacto na formação e na organização da prática pedagógica do docentedo Ensino Superior formador de professores para a Educação Básica.Tendo em vista os objetivos propostos, esta pesquisa será desenvolvidapor meio da utilização de dois tipos de delineamentos: o documentale de campo de caráter crítico-descritivo. O universo deste estudocompreenderá os docentes efetivos que ministram aulas nos Cursosde Educação Física e Pedagogia do Campus Catalão da UniversidadeFederal de Goiás. A população/amostra será constituída pelos docentesque atuam com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado,pelos Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciaçãoà Docência – PIBID e 10% dos docentes que estiverem trabalhando noprimeiro e no último período do primeiro semestre de 2014. Estes serãoselecionados por meio da técnica de amostragem aleatória simples.Para a coleta de dados utilizaremos um roteiro de registro para asfontes documentais, uma entrevista semiestruturada e uma observaçãosimples. Para a análise dos dados utilizaremos o método denominado“análise de conteúdo”. Esperamos com este estudo aprofundar osdebates referentes a esta temática bem como ampliar as discussões dosprocessos de produção de conhecimento nessa área, visando com issoauxiliar os administradores das Universidades brasileiras na tomada dedecisões políticas acerca do assunto.Universidade Federal do Maranhão2014-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3012Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 9-322358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3012/2646Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cristiane da Silva2017-12-19T14:24:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3012Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T14:24:52Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica dos docentes universitários na formação de professores da educação básica para a inclusão escolar dos alunos com deficiência
title A prática pedagógica dos docentes universitários na formação de professores da educação básica para a inclusão escolar dos alunos com deficiência
spellingShingle A prática pedagógica dos docentes universitários na formação de professores da educação básica para a inclusão escolar dos alunos com deficiência
Santos, Cristiane da Silva
Docente do Ensino Superior. Políticas Públicas de Inclusão Escolar dos Alunos com Deficiência. Professores da Educação Básica.
title_short A prática pedagógica dos docentes universitários na formação de professores da educação básica para a inclusão escolar dos alunos com deficiência
title_full A prática pedagógica dos docentes universitários na formação de professores da educação básica para a inclusão escolar dos alunos com deficiência
title_fullStr A prática pedagógica dos docentes universitários na formação de professores da educação básica para a inclusão escolar dos alunos com deficiência
title_full_unstemmed A prática pedagógica dos docentes universitários na formação de professores da educação básica para a inclusão escolar dos alunos com deficiência
title_sort A prática pedagógica dos docentes universitários na formação de professores da educação básica para a inclusão escolar dos alunos com deficiência
author Santos, Cristiane da Silva
author_facet Santos, Cristiane da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Docente do Ensino Superior. Políticas Públicas de Inclusão Escolar dos Alunos com Deficiência. Professores da Educação Básica.
topic Docente do Ensino Superior. Políticas Públicas de Inclusão Escolar dos Alunos com Deficiência. Professores da Educação Básica.
description Este estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre osprincípios contidos na Resolução 09/2001 do Conselho Nacional deEducação (CNE) e a política de educação inclusiva, em termos de seuimpacto na formação e na organização da prática pedagógica do docentedo Ensino Superior formador de professores para a Educação Básica.Tendo em vista os objetivos propostos, esta pesquisa será desenvolvidapor meio da utilização de dois tipos de delineamentos: o documentale de campo de caráter crítico-descritivo. O universo deste estudocompreenderá os docentes efetivos que ministram aulas nos Cursosde Educação Física e Pedagogia do Campus Catalão da UniversidadeFederal de Goiás. A população/amostra será constituída pelos docentesque atuam com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado,pelos Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciaçãoà Docência – PIBID e 10% dos docentes que estiverem trabalhando noprimeiro e no último período do primeiro semestre de 2014. Estes serãoselecionados por meio da técnica de amostragem aleatória simples.Para a coleta de dados utilizaremos um roteiro de registro para asfontes documentais, uma entrevista semiestruturada e uma observaçãosimples. Para a análise dos dados utilizaremos o método denominado“análise de conteúdo”. Esperamos com este estudo aprofundar osdebates referentes a esta temática bem como ampliar as discussões dosprocessos de produção de conhecimento nessa área, visando com issoauxiliar os administradores das Universidades brasileiras na tomada dedecisões políticas acerca do assunto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3012
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3012/2646
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 9-32
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319508647936