Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955 |
Resumo: | Neste artigo, procura-se discutir como a instituição escolar escocesa é representada nos romances Glue (2001) e The Blade Artist (2016), do escritor escocês Irvine Welsh. Pretende-se abordar as duas obras, considerando o potencial coercitivo e autoritário da escola como aparelho ideológico do Estado (ALTHUSSER, 2001). Assim, a análise terá como foco cenas em que tal instituição é representada como opressora para com personagens originários de classes trabalhadoras da capital escocesa, Edimburgo. Intenciona-se demonstrar como relações de poder autoritárias e desiguais são reproduzidas no ambiente escolar. |
id |
UEMS-2_238625b4d9c9b1f3367070bff433b3d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3955 |
network_acronym_str |
UEMS-2 |
network_name_str |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine WelsheducaçãoopressãoproletariadoEscóciaIrvine WelshNeste artigo, procura-se discutir como a instituição escolar escocesa é representada nos romances Glue (2001) e The Blade Artist (2016), do escritor escocês Irvine Welsh. Pretende-se abordar as duas obras, considerando o potencial coercitivo e autoritário da escola como aparelho ideológico do Estado (ALTHUSSER, 2001). Assim, a análise terá como foco cenas em que tal instituição é representada como opressora para com personagens originários de classes trabalhadoras da capital escocesa, Edimburgo. Intenciona-se demonstrar como relações de poder autoritárias e desiguais são reproduzidas no ambiente escolar.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2020-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 3 n. 23 (2019): LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA HOJE: DEBATES SOBRE FORMA E HISTÓRIA; 182-2032179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955/pdfCopyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Neto, Amaury Garcia2020-11-10T16:30:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3955Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:30:15REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh |
title |
Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh |
spellingShingle |
Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh dos Santos Neto, Amaury Garcia educação opressão proletariado Escócia Irvine Welsh |
title_short |
Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh |
title_full |
Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh |
title_fullStr |
Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh |
title_full_unstemmed |
Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh |
title_sort |
Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh |
author |
dos Santos Neto, Amaury Garcia |
author_facet |
dos Santos Neto, Amaury Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Neto, Amaury Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação opressão proletariado Escócia Irvine Welsh |
topic |
educação opressão proletariado Escócia Irvine Welsh |
description |
Neste artigo, procura-se discutir como a instituição escolar escocesa é representada nos romances Glue (2001) e The Blade Artist (2016), do escritor escocês Irvine Welsh. Pretende-se abordar as duas obras, considerando o potencial coercitivo e autoritário da escola como aparelho ideológico do Estado (ALTHUSSER, 2001). Assim, a análise terá como foco cenas em que tal instituição é representada como opressora para com personagens originários de classes trabalhadoras da capital escocesa, Edimburgo. Intenciona-se demonstrar como relações de poder autoritárias e desiguais são reproduzidas no ambiente escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955 |
url |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 3 n. 23 (2019): LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA HOJE: DEBATES SOBRE FORMA E HISTÓRIA; 182-203 2179-4456 reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) instacron:UEMS |
instname_str |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
instacron_str |
UEMS |
institution |
UEMS |
reponame_str |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
collection |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
repository.name.fl_str_mv |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com |
_version_ |
1797174564697931776 |