Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Neto, Amaury Garcia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955
Resumo: Neste artigo, procura-se discutir como a instituição escolar escocesa é representada nos romances Glue (2001) e The Blade Artist (2016), do escritor escocês Irvine Welsh. Pretende-se abordar as duas obras, considerando o potencial coercitivo e autoritário da escola como aparelho ideológico do Estado (ALTHUSSER, 2001). Assim, a análise terá como foco cenas em que tal instituição é representada como opressora para com personagens originários de classes trabalhadoras da capital escocesa, Edimburgo.  Intenciona-se demonstrar como relações de poder autoritárias e desiguais são reproduzidas no ambiente escolar.
id UEMS-2_238625b4d9c9b1f3367070bff433b3d4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3955
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine WelsheducaçãoopressãoproletariadoEscóciaIrvine WelshNeste artigo, procura-se discutir como a instituição escolar escocesa é representada nos romances Glue (2001) e The Blade Artist (2016), do escritor escocês Irvine Welsh. Pretende-se abordar as duas obras, considerando o potencial coercitivo e autoritário da escola como aparelho ideológico do Estado (ALTHUSSER, 2001). Assim, a análise terá como foco cenas em que tal instituição é representada como opressora para com personagens originários de classes trabalhadoras da capital escocesa, Edimburgo.  Intenciona-se demonstrar como relações de poder autoritárias e desiguais são reproduzidas no ambiente escolar.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2020-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 3 n. 23 (2019): LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA HOJE: DEBATES SOBRE FORMA E HISTÓRIA; 182-2032179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955/pdfCopyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Neto, Amaury Garcia2020-11-10T16:30:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3955Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:30:15REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh
title Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh
spellingShingle Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh
dos Santos Neto, Amaury Garcia
educação
opressão
proletariado
Escócia
Irvine Welsh
title_short Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh
title_full Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh
title_fullStr Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh
title_full_unstemmed Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh
title_sort Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh
author dos Santos Neto, Amaury Garcia
author_facet dos Santos Neto, Amaury Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Neto, Amaury Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv educação
opressão
proletariado
Escócia
Irvine Welsh
topic educação
opressão
proletariado
Escócia
Irvine Welsh
description Neste artigo, procura-se discutir como a instituição escolar escocesa é representada nos romances Glue (2001) e The Blade Artist (2016), do escritor escocês Irvine Welsh. Pretende-se abordar as duas obras, considerando o potencial coercitivo e autoritário da escola como aparelho ideológico do Estado (ALTHUSSER, 2001). Assim, a análise terá como foco cenas em que tal instituição é representada como opressora para com personagens originários de classes trabalhadoras da capital escocesa, Edimburgo.  Intenciona-se demonstrar como relações de poder autoritárias e desiguais são reproduzidas no ambiente escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3955/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 3 n. 23 (2019): LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA HOJE: DEBATES SOBRE FORMA E HISTÓRIA; 182-203
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174564697931776