A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Thaís Lopes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo, Márcia Maria de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422
Resumo: Este artigo objetiva apresentar um estudo feito, com o intuito de possibilitar aos alunos do ensino médio o acesso à produção simbólica do domínio literário, estabelecendo diálogos desses alunos e os textos lidos e verificando como a leitura se caracteriza, a partir de situações significativas de interação entre o aluno, os autores lidos, os discursos, e, portanto, viabilizam a possibilidade de múltiplas leituras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada pelas teorias de Kleiman (2005), Soares (2014), Barbosa (1994), Barthes (1987), Cossan (2016), Candido (1972), Freire (1996), e outros. Foi realizado, também, um debate no primeiro ano do ensino médio, numa escola local, na Cidade de Goiás – Goiás. A leitura foi realizada com contos Goianos, dos autores: Cora Coralina, Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo Élis, José J. Veiga, Bariani Ortêncio, Augusta Faro, Eli Brasiliense. O referencial teórico, utilizado para este estudo, proporcionou uma reflexão sobre a formação do leitor crítico, e o debate com os alunos permitiu-nos identificar que existe uma grande necessidade de incentivo à leitura e à produção escrita, para que os jovens tenham condições de articularem, de maneira mais concreta, no ambiente educacional e fora dele.
id UEMS-2_fa1c39cd9441ba667866ae4518c3c9d1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3422
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino MédioLeitura literáriaContos GoianosAprendizagemEste artigo objetiva apresentar um estudo feito, com o intuito de possibilitar aos alunos do ensino médio o acesso à produção simbólica do domínio literário, estabelecendo diálogos desses alunos e os textos lidos e verificando como a leitura se caracteriza, a partir de situações significativas de interação entre o aluno, os autores lidos, os discursos, e, portanto, viabilizam a possibilidade de múltiplas leituras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada pelas teorias de Kleiman (2005), Soares (2014), Barbosa (1994), Barthes (1987), Cossan (2016), Candido (1972), Freire (1996), e outros. Foi realizado, também, um debate no primeiro ano do ensino médio, numa escola local, na Cidade de Goiás – Goiás. A leitura foi realizada com contos Goianos, dos autores: Cora Coralina, Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo Élis, José J. Veiga, Bariani Ortêncio, Augusta Faro, Eli Brasiliense. O referencial teórico, utilizado para este estudo, proporcionou uma reflexão sobre a formação do leitor crítico, e o debate com os alunos permitiu-nos identificar que existe uma grande necessidade de incentivo à leitura e à produção escrita, para que os jovens tenham condições de articularem, de maneira mais concreta, no ambiente educacional e fora dele.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2019-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; 2019: Edição Especial - VII Encontro Internacional de Estudos Literários; 331-3442179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422/2782Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Thaís LopesAraújo, Márcia Maria de Melo2020-11-10T16:34:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3422Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:34:05REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio
title A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio
spellingShingle A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio
Soares, Thaís Lopes
Leitura literária
Contos Goianos
Aprendizagem
title_short A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio
title_full A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio
title_fullStr A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio
title_full_unstemmed A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio
title_sort A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio
author Soares, Thaís Lopes
author_facet Soares, Thaís Lopes
Araújo, Márcia Maria de Melo
author_role author
author2 Araújo, Márcia Maria de Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Thaís Lopes
Araújo, Márcia Maria de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura literária
Contos Goianos
Aprendizagem
topic Leitura literária
Contos Goianos
Aprendizagem
description Este artigo objetiva apresentar um estudo feito, com o intuito de possibilitar aos alunos do ensino médio o acesso à produção simbólica do domínio literário, estabelecendo diálogos desses alunos e os textos lidos e verificando como a leitura se caracteriza, a partir de situações significativas de interação entre o aluno, os autores lidos, os discursos, e, portanto, viabilizam a possibilidade de múltiplas leituras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada pelas teorias de Kleiman (2005), Soares (2014), Barbosa (1994), Barthes (1987), Cossan (2016), Candido (1972), Freire (1996), e outros. Foi realizado, também, um debate no primeiro ano do ensino médio, numa escola local, na Cidade de Goiás – Goiás. A leitura foi realizada com contos Goianos, dos autores: Cora Coralina, Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo Élis, José J. Veiga, Bariani Ortêncio, Augusta Faro, Eli Brasiliense. O referencial teórico, utilizado para este estudo, proporcionou uma reflexão sobre a formação do leitor crítico, e o debate com os alunos permitiu-nos identificar que existe uma grande necessidade de incentivo à leitura e à produção escrita, para que os jovens tenham condições de articularem, de maneira mais concreta, no ambiente educacional e fora dele.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422/2782
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; 2019: Edição Especial - VII Encontro Internacional de Estudos Literários; 331-344
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174564608802816