A LEITURA LITERÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalhete, Mariana Passos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4517
Resumo: Considerando a importância da literatura em documentos curriculares oficiais e das políticas públicas educacionais, considerando também a recente implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM), este artigo visa compreender a abordagem da leitura literária no currículo de Língua Portuguesa do Ensino Médio capixaba, especificamente o documento de Formação Geral e Básica, em cotejo com as mídias digitais. Categoriza-se metodologicamente como uma pesquisa qualitativa de procedimento bibliográfico-documental. Discute o contexto de implementação de tais documentos, em convergência com o cenário nacional e às discussões sobre o ideário neoliberal proposto pela pedagogia das competências. Por ancorar-se duplamente na BNCC e no NEM, o artigo conclui que o documento apresenta uma proposta de leitura literária centrada em vivências cotidianas em detrimento de um trabalho estético com vigor crítico mais consistente.
id URI-1_16947416f237fdb4aad37b69bcd2bb13
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/4517
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling A LEITURA LITERÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTOLiteratura; Ensino de LiteraturaBNCC. NEM. Leitura Literária.Literatura; Ensino de Literatura; Leitura LiteráriaConsiderando a importância da literatura em documentos curriculares oficiais e das políticas públicas educacionais, considerando também a recente implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM), este artigo visa compreender a abordagem da leitura literária no currículo de Língua Portuguesa do Ensino Médio capixaba, especificamente o documento de Formação Geral e Básica, em cotejo com as mídias digitais. Categoriza-se metodologicamente como uma pesquisa qualitativa de procedimento bibliográfico-documental. Discute o contexto de implementação de tais documentos, em convergência com o cenário nacional e às discussões sobre o ideário neoliberal proposto pela pedagogia das competências. Por ancorar-se duplamente na BNCC e no NEM, o artigo conclui que o documento apresenta uma proposta de leitura literária centrada em vivências cotidianas em detrimento de um trabalho estético com vigor crítico mais consistente.Editora URI - Frederico WestphFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPESRamalhete, Mariana Passos2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4517Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 106-121Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 106-1211982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4517/3356http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/downloadSuppFile/4517/784Direitos autorais 2023 Mariana Passos Ramalheteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T16:53:25Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4517Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-04-25T16:53:25Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA LITERÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO
title A LEITURA LITERÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO
spellingShingle A LEITURA LITERÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO
Ramalhete, Mariana Passos
Literatura; Ensino de Literatura
BNCC. NEM. Leitura Literária.
Literatura; Ensino de Literatura; Leitura Literária
title_short A LEITURA LITERÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO
title_full A LEITURA LITERÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO
title_fullStr A LEITURA LITERÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO
title_full_unstemmed A LEITURA LITERÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO
title_sort A LEITURA LITERÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO
author Ramalhete, Mariana Passos
author_facet Ramalhete, Mariana Passos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalhete, Mariana Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura; Ensino de Literatura
BNCC. NEM. Leitura Literária.
Literatura; Ensino de Literatura; Leitura Literária
topic Literatura; Ensino de Literatura
BNCC. NEM. Leitura Literária.
Literatura; Ensino de Literatura; Leitura Literária
description Considerando a importância da literatura em documentos curriculares oficiais e das políticas públicas educacionais, considerando também a recente implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM), este artigo visa compreender a abordagem da leitura literária no currículo de Língua Portuguesa do Ensino Médio capixaba, especificamente o documento de Formação Geral e Básica, em cotejo com as mídias digitais. Categoriza-se metodologicamente como uma pesquisa qualitativa de procedimento bibliográfico-documental. Discute o contexto de implementação de tais documentos, em convergência com o cenário nacional e às discussões sobre o ideário neoliberal proposto pela pedagogia das competências. Por ancorar-se duplamente na BNCC e no NEM, o artigo conclui que o documento apresenta uma proposta de leitura literária centrada em vivências cotidianas em detrimento de um trabalho estético com vigor crítico mais consistente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4517
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4517/3356
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/downloadSuppFile/4517/784
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Mariana Passos Ramalhete
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Mariana Passos Ramalhete
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 106-121
Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 106-121
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1798329484975276032