A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422 |
Resumo: | Este artigo objetiva apresentar um estudo feito, com o intuito de possibilitar aos alunos do ensino médio o acesso à produção simbólica do domínio literário, estabelecendo diálogos desses alunos e os textos lidos e verificando como a leitura se caracteriza, a partir de situações significativas de interação entre o aluno, os autores lidos, os discursos, e, portanto, viabilizam a possibilidade de múltiplas leituras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada pelas teorias de Kleiman (2005), Soares (2014), Barbosa (1994), Barthes (1987), Cossan (2016), Candido (1972), Freire (1996), e outros. Foi realizado, também, um debate no primeiro ano do ensino médio, numa escola local, na Cidade de Goiás – Goiás. A leitura foi realizada com contos Goianos, dos autores: Cora Coralina, Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo Élis, José J. Veiga, Bariani Ortêncio, Augusta Faro, Eli Brasiliense. O referencial teórico, utilizado para este estudo, proporcionou uma reflexão sobre a formação do leitor crítico, e o debate com os alunos permitiu-nos identificar que existe uma grande necessidade de incentivo à leitura e à produção escrita, para que os jovens tenham condições de articularem, de maneira mais concreta, no ambiente educacional e fora dele. |
id |
UEMS-2_fa1c39cd9441ba667866ae4518c3c9d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3422 |
network_acronym_str |
UEMS-2 |
network_name_str |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino MédioLeitura literáriaContos GoianosAprendizagemEste artigo objetiva apresentar um estudo feito, com o intuito de possibilitar aos alunos do ensino médio o acesso à produção simbólica do domínio literário, estabelecendo diálogos desses alunos e os textos lidos e verificando como a leitura se caracteriza, a partir de situações significativas de interação entre o aluno, os autores lidos, os discursos, e, portanto, viabilizam a possibilidade de múltiplas leituras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada pelas teorias de Kleiman (2005), Soares (2014), Barbosa (1994), Barthes (1987), Cossan (2016), Candido (1972), Freire (1996), e outros. Foi realizado, também, um debate no primeiro ano do ensino médio, numa escola local, na Cidade de Goiás – Goiás. A leitura foi realizada com contos Goianos, dos autores: Cora Coralina, Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo Élis, José J. Veiga, Bariani Ortêncio, Augusta Faro, Eli Brasiliense. O referencial teórico, utilizado para este estudo, proporcionou uma reflexão sobre a formação do leitor crítico, e o debate com os alunos permitiu-nos identificar que existe uma grande necessidade de incentivo à leitura e à produção escrita, para que os jovens tenham condições de articularem, de maneira mais concreta, no ambiente educacional e fora dele.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2019-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; 2019: Edição Especial - VII Encontro Internacional de Estudos Literários; 331-3442179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422/2782Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Thaís LopesAraújo, Márcia Maria de Melo2020-11-10T16:34:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3422Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:34:05REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio |
title |
A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio |
spellingShingle |
A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio Soares, Thaís Lopes Leitura literária Contos Goianos Aprendizagem |
title_short |
A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio |
title_full |
A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio |
title_fullStr |
A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio |
title_sort |
A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio |
author |
Soares, Thaís Lopes |
author_facet |
Soares, Thaís Lopes Araújo, Márcia Maria de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Márcia Maria de Melo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Thaís Lopes Araújo, Márcia Maria de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura literária Contos Goianos Aprendizagem |
topic |
Leitura literária Contos Goianos Aprendizagem |
description |
Este artigo objetiva apresentar um estudo feito, com o intuito de possibilitar aos alunos do ensino médio o acesso à produção simbólica do domínio literário, estabelecendo diálogos desses alunos e os textos lidos e verificando como a leitura se caracteriza, a partir de situações significativas de interação entre o aluno, os autores lidos, os discursos, e, portanto, viabilizam a possibilidade de múltiplas leituras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada pelas teorias de Kleiman (2005), Soares (2014), Barbosa (1994), Barthes (1987), Cossan (2016), Candido (1972), Freire (1996), e outros. Foi realizado, também, um debate no primeiro ano do ensino médio, numa escola local, na Cidade de Goiás – Goiás. A leitura foi realizada com contos Goianos, dos autores: Cora Coralina, Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo Élis, José J. Veiga, Bariani Ortêncio, Augusta Faro, Eli Brasiliense. O referencial teórico, utilizado para este estudo, proporcionou uma reflexão sobre a formação do leitor crítico, e o debate com os alunos permitiu-nos identificar que existe uma grande necessidade de incentivo à leitura e à produção escrita, para que os jovens tenham condições de articularem, de maneira mais concreta, no ambiente educacional e fora dele. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422 |
url |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422/2782 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; 2019: Edição Especial - VII Encontro Internacional de Estudos Literários; 331-344 2179-4456 reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) instacron:UEMS |
instname_str |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
instacron_str |
UEMS |
institution |
UEMS |
reponame_str |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
collection |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
repository.name.fl_str_mv |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com |
_version_ |
1797174564608802816 |