ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Groot, Etiénne
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Agricultura Neotropical
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/1632
Resumo: O Brasil passa por um período com tendência inflacionária e, desta forma, as alterações de preços repercutem no comportamento dos consumidores. Objetivou-se com o presente estudo a avaliação da percepção dos consumidores em relação aos preços dos alimentos, a sua atitude em buscar os menores preços de mercado e a sua propensão a utilizar informações de mídia eletrônica. Para isso, foram consideradas 54 entrevistas pessoais realizadas com consumidores de Dracena/SP, com auxílio de questionário estruturado. Os resultados mostram que, mesmo em ambiente inflacionário, a percepção dos consumidores em relação ao conhecimento dos preços dos produtos ainda é alta, principalmente entre as pessoas com mais de 45 anos de idade. Muitos consumidores pesquisam os preços dos produtos para planejarem as suas compras. Os consumidores com mais de 45 anos de idade são os menos propensos em utilizar informação dos meios eletrônicos.
id UEMS_d7509d6cc3a7cdfeb8beb0fe8ed2a013
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.uems.br:article/1632
network_acronym_str UEMS
network_name_str Revista de Agricultura Neotropical
repository_id_str
spelling ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOSO Brasil passa por um período com tendência inflacionária e, desta forma, as alterações de preços repercutem no comportamento dos consumidores. Objetivou-se com o presente estudo a avaliação da percepção dos consumidores em relação aos preços dos alimentos, a sua atitude em buscar os menores preços de mercado e a sua propensão a utilizar informações de mídia eletrônica. Para isso, foram consideradas 54 entrevistas pessoais realizadas com consumidores de Dracena/SP, com auxílio de questionário estruturado. Os resultados mostram que, mesmo em ambiente inflacionário, a percepção dos consumidores em relação ao conhecimento dos preços dos produtos ainda é alta, principalmente entre as pessoas com mais de 45 anos de idade. Muitos consumidores pesquisam os preços dos produtos para planejarem as suas compras. Os consumidores com mais de 45 anos de idade são os menos propensos em utilizar informação dos meios eletrônicos.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia2017-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/163210.32404/rean.v4i4.1632Revista de Agricultura Neotropical; v. 4 n. 4 (2017): Revista de Agricultura Neotropical; 87-91REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; Vol. 4 No. 4 (2017): REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; 87-912358-630310.32404/rean.v4i4reponame:Revista de Agricultura Neotropicalinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/1632/1779Copyright (c) 2017 REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICALinfo:eu-repo/semantics/openAccessGroot, Etiénne2021-07-22T09:58:28ZRevistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineoPUB
dc.title.none.fl_str_mv ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS
title ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS
spellingShingle ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS
Groot, Etiénne
title_short ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS
title_full ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS
title_fullStr ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS
title_full_unstemmed ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS
title_sort ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS
author Groot, Etiénne
author_facet Groot, Etiénne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Groot, Etiénne
description O Brasil passa por um período com tendência inflacionária e, desta forma, as alterações de preços repercutem no comportamento dos consumidores. Objetivou-se com o presente estudo a avaliação da percepção dos consumidores em relação aos preços dos alimentos, a sua atitude em buscar os menores preços de mercado e a sua propensão a utilizar informações de mídia eletrônica. Para isso, foram consideradas 54 entrevistas pessoais realizadas com consumidores de Dracena/SP, com auxílio de questionário estruturado. Os resultados mostram que, mesmo em ambiente inflacionário, a percepção dos consumidores em relação ao conhecimento dos preços dos produtos ainda é alta, principalmente entre as pessoas com mais de 45 anos de idade. Muitos consumidores pesquisam os preços dos produtos para planejarem as suas compras. Os consumidores com mais de 45 anos de idade são os menos propensos em utilizar informação dos meios eletrônicos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/1632
10.32404/rean.v4i4.1632
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/1632
identifier_str_mv 10.32404/rean.v4i4.1632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/1632/1779
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Agricultura Neotropical; v. 4 n. 4 (2017): Revista de Agricultura Neotropical; 87-91
REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; Vol. 4 No. 4 (2017): REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; 87-91
2358-6303
10.32404/rean.v4i4
reponame:Revista de Agricultura Neotropical
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str Revista de Agricultura Neotropical
collection Revista de Agricultura Neotropical
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1732994898276122624