ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Agricultura Neotropical |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/1632 |
Resumo: | O Brasil passa por um período com tendência inflacionária e, desta forma, as alterações de preços repercutem no comportamento dos consumidores. Objetivou-se com o presente estudo a avaliação da percepção dos consumidores em relação aos preços dos alimentos, a sua atitude em buscar os menores preços de mercado e a sua propensão a utilizar informações de mídia eletrônica. Para isso, foram consideradas 54 entrevistas pessoais realizadas com consumidores de Dracena/SP, com auxílio de questionário estruturado. Os resultados mostram que, mesmo em ambiente inflacionário, a percepção dos consumidores em relação ao conhecimento dos preços dos produtos ainda é alta, principalmente entre as pessoas com mais de 45 anos de idade. Muitos consumidores pesquisam os preços dos produtos para planejarem as suas compras. Os consumidores com mais de 45 anos de idade são os menos propensos em utilizar informação dos meios eletrônicos. |
id |
UEMS_ee32ee91a582f2770771f5b4a94e358b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.uems.br:article/1632 |
network_acronym_str |
UEMS |
network_name_str |
Revista de Agricultura Neotropical |
repository_id_str |
|
spelling |
ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOSO Brasil passa por um período com tendência inflacionária e, desta forma, as alterações de preços repercutem no comportamento dos consumidores. Objetivou-se com o presente estudo a avaliação da percepção dos consumidores em relação aos preços dos alimentos, a sua atitude em buscar os menores preços de mercado e a sua propensão a utilizar informações de mídia eletrônica. Para isso, foram consideradas 54 entrevistas pessoais realizadas com consumidores de Dracena/SP, com auxílio de questionário estruturado. Os resultados mostram que, mesmo em ambiente inflacionário, a percepção dos consumidores em relação ao conhecimento dos preços dos produtos ainda é alta, principalmente entre as pessoas com mais de 45 anos de idade. Muitos consumidores pesquisam os preços dos produtos para planejarem as suas compras. Os consumidores com mais de 45 anos de idade são os menos propensos em utilizar informação dos meios eletrônicos.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia2017-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/163210.32404/rean.v4i4.1632Revista de Agricultura Neotropical; v. 4 n. 4 (2017): Revista de Agricultura Neotropical; 87-91REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; Vol. 4 No. 4 (2017): REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; 87-912358-630310.32404/rean.v4i4reponame:Revista de Agricultura Neotropicalinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/1632/1779Copyright (c) 2017 REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICALinfo:eu-repo/semantics/openAccessGroot, Etiénne2021-07-22T09:58:28Zoai:ojs2.periodicos.uems.br:article/1632Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineoPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/oaiagriculturaneotropical@uems.br || wellingthon.junnyor@uems.br2358-63032358-6303opendoar:2022-05-16T12:53:08.027063Revista de Agricultura Neotropical - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS |
title |
ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS |
spellingShingle |
ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS Groot, Etiénne |
title_short |
ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS |
title_full |
ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS |
title_fullStr |
ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS |
title_full_unstemmed |
ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS |
title_sort |
ATITUDES EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DE PREÇOS DE ALIMENTOS |
author |
Groot, Etiénne |
author_facet |
Groot, Etiénne |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Groot, Etiénne |
description |
O Brasil passa por um período com tendência inflacionária e, desta forma, as alterações de preços repercutem no comportamento dos consumidores. Objetivou-se com o presente estudo a avaliação da percepção dos consumidores em relação aos preços dos alimentos, a sua atitude em buscar os menores preços de mercado e a sua propensão a utilizar informações de mídia eletrônica. Para isso, foram consideradas 54 entrevistas pessoais realizadas com consumidores de Dracena/SP, com auxílio de questionário estruturado. Os resultados mostram que, mesmo em ambiente inflacionário, a percepção dos consumidores em relação ao conhecimento dos preços dos produtos ainda é alta, principalmente entre as pessoas com mais de 45 anos de idade. Muitos consumidores pesquisam os preços dos produtos para planejarem as suas compras. Os consumidores com mais de 45 anos de idade são os menos propensos em utilizar informação dos meios eletrônicos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/1632 10.32404/rean.v4i4.1632 |
url |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/1632 |
identifier_str_mv |
10.32404/rean.v4i4.1632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/1632/1779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Agricultura Neotropical; v. 4 n. 4 (2017): Revista de Agricultura Neotropical; 87-91 REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; Vol. 4 No. 4 (2017): REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; 87-91 2358-6303 10.32404/rean.v4i4 reponame:Revista de Agricultura Neotropical instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) instacron:UEMS |
instname_str |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
instacron_str |
UEMS |
institution |
UEMS |
reponame_str |
Revista de Agricultura Neotropical |
collection |
Revista de Agricultura Neotropical |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Agricultura Neotropical - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
agriculturaneotropical@uems.br || wellingthon.junnyor@uems.br |
_version_ |
1797051250935595008 |