A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265 |
Resumo: | Este artigo tem como foco a formação continuada de professores e, nesse sentido, busca apresentar subsídio para o trabalho de docentes de língua portuguesa com o gênero poesia no ensino fundamental, observando criticamente as orientações das novas diretrizes para o ensino desse gênero literário, apresentadas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Como desdobramento, a reflexão discute também a perda de prestígio da área de literatura no âmbito escolar, traduzida seja num documento oficial insuficiente e contraditório no que tange aos conceitos e teorias nele apresentados, seja na ausência de políticas públicas formadoras que viabilizem uma compreensão aprofundada do documento em questão pelos docentes do ensino básico. A base teórica deste artigo conta com estudos de Luiz Costa Lima, Wolfgang Iser e Antonio Candido que auxiliam na compreensão da especificidade da linguagem e da leitura literárias, ausentes no documento e imprescindíveis na perspectiva de um ensino emancipador de literatura. |
id |
UENP-2_529bda91d5dfceca379a976fe439268c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/265 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCCPoesiaEnsino fundamentalBNCCFormação continuadaEste artigo tem como foco a formação continuada de professores e, nesse sentido, busca apresentar subsídio para o trabalho de docentes de língua portuguesa com o gênero poesia no ensino fundamental, observando criticamente as orientações das novas diretrizes para o ensino desse gênero literário, apresentadas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Como desdobramento, a reflexão discute também a perda de prestígio da área de literatura no âmbito escolar, traduzida seja num documento oficial insuficiente e contraditório no que tange aos conceitos e teorias nele apresentados, seja na ausência de políticas públicas formadoras que viabilizem uma compreensão aprofundada do documento em questão pelos docentes do ensino básico. A base teórica deste artigo conta com estudos de Luiz Costa Lima, Wolfgang Iser e Antonio Candido que auxiliam na compreensão da especificidade da linguagem e da leitura literárias, ausentes no documento e imprescindíveis na perspectiva de um ensino emancipador de literatura.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPortolomeos, AndreaBotega, Simone Aparecida2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/265Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC |
title |
A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC |
spellingShingle |
A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC Portolomeos, Andrea Poesia Ensino fundamental BNCC Formação continuada |
title_short |
A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC |
title_full |
A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC |
title_fullStr |
A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC |
title_full_unstemmed |
A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC |
title_sort |
A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC |
author |
Portolomeos, Andrea |
author_facet |
Portolomeos, Andrea Botega, Simone Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Botega, Simone Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portolomeos, Andrea Botega, Simone Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia Ensino fundamental BNCC Formação continuada |
topic |
Poesia Ensino fundamental BNCC Formação continuada |
description |
Este artigo tem como foco a formação continuada de professores e, nesse sentido, busca apresentar subsídio para o trabalho de docentes de língua portuguesa com o gênero poesia no ensino fundamental, observando criticamente as orientações das novas diretrizes para o ensino desse gênero literário, apresentadas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Como desdobramento, a reflexão discute também a perda de prestígio da área de literatura no âmbito escolar, traduzida seja num documento oficial insuficiente e contraditório no que tange aos conceitos e teorias nele apresentados, seja na ausência de políticas públicas formadoras que viabilizem uma compreensão aprofundada do documento em questão pelos docentes do ensino básico. A base teórica deste artigo conta com estudos de Luiz Costa Lima, Wolfgang Iser e Antonio Candido que auxiliam na compreensão da especificidade da linguagem e da leitura literárias, ausentes no documento e imprescindíveis na perspectiva de um ensino emancipador de literatura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422733262848 |