A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portolomeos, Andrea
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Botega, Simone Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265
Resumo: Este artigo tem como foco a formação continuada de professores e, nesse sentido, busca apresentar subsídio para o trabalho de docentes de língua portuguesa com o gênero poesia no ensino fundamental, observando criticamente as orientações das novas diretrizes para o ensino desse gênero literário, apresentadas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Como desdobramento, a reflexão discute também a perda de prestígio da área de literatura no âmbito escolar, traduzida seja num documento oficial insuficiente e contraditório no que tange aos conceitos e teorias nele apresentados, seja na ausência de políticas públicas formadoras que viabilizem uma compreensão aprofundada do documento em questão pelos docentes do ensino básico. A base teórica deste artigo conta com estudos de Luiz Costa Lima, Wolfgang Iser e Antonio Candido que auxiliam na compreensão da especificidade da linguagem e da leitura literárias, ausentes no documento e imprescindíveis na perspectiva de um ensino emancipador de literatura.
id UENP-2_529bda91d5dfceca379a976fe439268c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/265
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCCPoesiaEnsino fundamentalBNCCFormação continuadaEste artigo tem como foco a formação continuada de professores e, nesse sentido, busca apresentar subsídio para o trabalho de docentes de língua portuguesa com o gênero poesia no ensino fundamental, observando criticamente as orientações das novas diretrizes para o ensino desse gênero literário, apresentadas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Como desdobramento, a reflexão discute também a perda de prestígio da área de literatura no âmbito escolar, traduzida seja num documento oficial insuficiente e contraditório no que tange aos conceitos e teorias nele apresentados, seja na ausência de políticas públicas formadoras que viabilizem uma compreensão aprofundada do documento em questão pelos docentes do ensino básico. A base teórica deste artigo conta com estudos de Luiz Costa Lima, Wolfgang Iser e Antonio Candido que auxiliam na compreensão da especificidade da linguagem e da leitura literárias, ausentes no documento e imprescindíveis na perspectiva de um ensino emancipador de literatura.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPortolomeos, AndreaBotega, Simone Aparecida2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/265Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC
title A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC
spellingShingle A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC
Portolomeos, Andrea
Poesia
Ensino fundamental
BNCC
Formação continuada
title_short A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC
title_full A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC
title_fullStr A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC
title_full_unstemmed A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC
title_sort A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC
author Portolomeos, Andrea
author_facet Portolomeos, Andrea
Botega, Simone Aparecida
author_role author
author2 Botega, Simone Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portolomeos, Andrea
Botega, Simone Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Ensino fundamental
BNCC
Formação continuada
topic Poesia
Ensino fundamental
BNCC
Formação continuada
description Este artigo tem como foco a formação continuada de professores e, nesse sentido, busca apresentar subsídio para o trabalho de docentes de língua portuguesa com o gênero poesia no ensino fundamental, observando criticamente as orientações das novas diretrizes para o ensino desse gênero literário, apresentadas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Como desdobramento, a reflexão discute também a perda de prestígio da área de literatura no âmbito escolar, traduzida seja num documento oficial insuficiente e contraditório no que tange aos conceitos e teorias nele apresentados, seja na ausência de políticas públicas formadoras que viabilizem uma compreensão aprofundada do documento em questão pelos docentes do ensino básico. A base teórica deste artigo conta com estudos de Luiz Costa Lima, Wolfgang Iser e Antonio Candido que auxiliam na compreensão da especificidade da linguagem e da leitura literárias, ausentes no documento e imprescindíveis na perspectiva de um ensino emancipador de literatura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422733262848