Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emanoela Mendes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bortolanza, Ana Maria Esteves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/254
Resumo:   Este artigo tem como temática a literatura infantil na Educação Infantil destacando seu papel fundamental para uma educação humanizadora. O objetivo é explorar por meio da pesquisa bibliográfica o texto literário apontando possibilidades de exploração da literatura na Educação Infantil. Insere-se na problemática da relação da criança com a cultura literária, particularmente, com os textos literários por meio da contação/leitura de histórias e outras atividades, o que requer que o professor conheça a criança e seu desenvolvimento, a literatura infantil e como trabalhar o texto literário com crianças pequenas. Justifica-se a opção pela temática tendo em vista que a literatura é um bem cultural essencial para a educação humanizadora da criança. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de textos impressos e digitais sobre a literatura infantil e seu papel no desenvolvimento da criança. Os resultados evidenciam que as atividades na Educação Infantil com textos literários, mediadas pelo professor, são imprescindíveis para o desenvolvimento pleno da criança, particularmente da imaginação e do pensamento. Conclui-se com a apresentação de algumas fontes para o trabalho pedagógico com a literatura para crianças que pode contribuir para uma educação humanizadora na Educação Infantil.     
id UENP-2_5517967222a4a4954d631cd7d7afb8ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/254
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora  Este artigo tem como temática a literatura infantil na Educação Infantil destacando seu papel fundamental para uma educação humanizadora. O objetivo é explorar por meio da pesquisa bibliográfica o texto literário apontando possibilidades de exploração da literatura na Educação Infantil. Insere-se na problemática da relação da criança com a cultura literária, particularmente, com os textos literários por meio da contação/leitura de histórias e outras atividades, o que requer que o professor conheça a criança e seu desenvolvimento, a literatura infantil e como trabalhar o texto literário com crianças pequenas. Justifica-se a opção pela temática tendo em vista que a literatura é um bem cultural essencial para a educação humanizadora da criança. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de textos impressos e digitais sobre a literatura infantil e seu papel no desenvolvimento da criança. Os resultados evidenciam que as atividades na Educação Infantil com textos literários, mediadas pelo professor, são imprescindíveis para o desenvolvimento pleno da criança, particularmente da imaginação e do pensamento. Conclui-se com a apresentação de algumas fontes para o trabalho pedagógico com a literatura para crianças que pode contribuir para uma educação humanizadora na Educação Infantil.     Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/254Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/254/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Emanoela Mendes daBortolanza, Ana Maria Esteves2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/254Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora
title Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora
spellingShingle Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora
Silva, Emanoela Mendes da
title_short Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora
title_full Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora
title_fullStr Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora
title_full_unstemmed Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora
title_sort Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora
author Silva, Emanoela Mendes da
author_facet Silva, Emanoela Mendes da
Bortolanza, Ana Maria Esteves
author_role author
author2 Bortolanza, Ana Maria Esteves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emanoela Mendes da
Bortolanza, Ana Maria Esteves
description   Este artigo tem como temática a literatura infantil na Educação Infantil destacando seu papel fundamental para uma educação humanizadora. O objetivo é explorar por meio da pesquisa bibliográfica o texto literário apontando possibilidades de exploração da literatura na Educação Infantil. Insere-se na problemática da relação da criança com a cultura literária, particularmente, com os textos literários por meio da contação/leitura de histórias e outras atividades, o que requer que o professor conheça a criança e seu desenvolvimento, a literatura infantil e como trabalhar o texto literário com crianças pequenas. Justifica-se a opção pela temática tendo em vista que a literatura é um bem cultural essencial para a educação humanizadora da criança. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de textos impressos e digitais sobre a literatura infantil e seu papel no desenvolvimento da criança. Os resultados evidenciam que as atividades na Educação Infantil com textos literários, mediadas pelo professor, são imprescindíveis para o desenvolvimento pleno da criança, particularmente da imaginação e do pensamento. Conclui-se com a apresentação de algumas fontes para o trabalho pedagógico com a literatura para crianças que pode contribuir para uma educação humanizadora na Educação Infantil.     
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/254
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/254/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422718582784