Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Suely Amaral
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097
Resumo: O objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento.
id UNICAMP-18_f1f704cc0284ecfd2fe77b68e9618579
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644097
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantilAlgumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantilAlgumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantilLa educación infantilLa teoría de VygotskyOrientaciones pedagógicasEarly childhood educationPedagogical directionsVygotsky's theoryEducação infantilDiretrizes pedagógicasTeoria histórico-culturalEducaçãoO objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento.O objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento.O objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento.Universidade Estadual de Campinas2016-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097Pro-Posições; Vol. 10 No. 1: mar./1999[28]; 16-27Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 1: mar./1999[28]; 16-27Pro-Posições; v. 10 n. 1: mar./1999[28]; 16-271980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097/29720Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Suely Amaral2022-08-09T15:01:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644097Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-09T15:01:47Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil
Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil
Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil
title Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil
spellingShingle Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil
Mello, Suely Amaral
La educación infantil
La teoría de Vygotsky
Orientaciones pedagógicas
Early childhood education
Pedagogical directions
Vygotsky's theory
Educação infantil
Diretrizes pedagógicas
Teoria histórico-cultural
Educação
title_short Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil
title_full Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil
title_fullStr Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil
title_full_unstemmed Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil
title_sort Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil
author Mello, Suely Amaral
author_facet Mello, Suely Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Suely Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv La educación infantil
La teoría de Vygotsky
Orientaciones pedagógicas
Early childhood education
Pedagogical directions
Vygotsky's theory
Educação infantil
Diretrizes pedagógicas
Teoria histórico-cultural
Educação
topic La educación infantil
La teoría de Vygotsky
Orientaciones pedagógicas
Early childhood education
Pedagogical directions
Vygotsky's theory
Educação infantil
Diretrizes pedagógicas
Teoria histórico-cultural
Educação
description O objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097/29720
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 10 No. 1: mar./1999[28]; 16-27
Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 1: mar./1999[28]; 16-27
Pro-Posições; v. 10 n. 1: mar./1999[28]; 16-27
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186975875072