Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento. |
id |
UNICAMP-18_f1f704cc0284ecfd2fe77b68e9618579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644097 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantilAlgumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantilAlgumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantilLa educación infantilLa teoría de VygotskyOrientaciones pedagógicasEarly childhood educationPedagogical directionsVygotsky's theoryEducação infantilDiretrizes pedagógicasTeoria histórico-culturalEducaçãoO objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento.O objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento.O objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento.Universidade Estadual de Campinas2016-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097Pro-Posições; Vol. 10 No. 1: mar./1999[28]; 16-27Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 1: mar./1999[28]; 16-27Pro-Posições; v. 10 n. 1: mar./1999[28]; 16-271980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097/29720Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Suely Amaral2022-08-09T15:01:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644097Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-09T15:01:47Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil |
title |
Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil |
spellingShingle |
Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil Mello, Suely Amaral La educación infantil La teoría de Vygotsky Orientaciones pedagógicas Early childhood education Pedagogical directions Vygotsky's theory Educação infantil Diretrizes pedagógicas Teoria histórico-cultural Educação |
title_short |
Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil |
title_full |
Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil |
title_fullStr |
Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil |
title_full_unstemmed |
Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil |
title_sort |
Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil |
author |
Mello, Suely Amaral |
author_facet |
Mello, Suely Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Suely Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
La educación infantil La teoría de Vygotsky Orientaciones pedagógicas Early childhood education Pedagogical directions Vygotsky's theory Educação infantil Diretrizes pedagógicas Teoria histórico-cultural Educação |
topic |
La educación infantil La teoría de Vygotsky Orientaciones pedagógicas Early childhood education Pedagogical directions Vygotsky's theory Educação infantil Diretrizes pedagógicas Teoria histórico-cultural Educação |
description |
O objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097/29720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 10 No. 1: mar./1999[28]; 16-27 Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 1: mar./1999[28]; 16-27 Pro-Posições; v. 10 n. 1: mar./1999[28]; 16-27 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186975875072 |