Refletindo sobre as múltiplas identidades dos professores em tempos de pandemia: professores como intelectuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/232 |
Resumo: | No presente trabalho, buscamos gerar alguns entendimentos a partir das narrativas de professores de línguas durante a pandemia da Covid-19 (SANTOS, 2020). Compreendemos que são muitos os desafios impostos aos discentes na atual conjuntura, sendo assim é necessário que se observe o professor como intelectual e transformador (GIROUX, 1997). Diante disso, faz-se vital pensar que há processos de letramentos, pois novos entendimentos estão se configurando (STREET, 2014), todavia tal reformulação do ensino como o uso do ensino remoto, tem levado aos docentes a refletirem sobre a situação, por isso pensar na qualidade de vida desse novo espaço de construção de conhecimento é fundamental (MILLER et al. 2008). Além de tais subsídios teóricos, esse trabalho está inserido na perspectiva metodológica investigativo-interpretativista da Linguística Aplicada (MOITA LOPES 2013). Ademais, os dados foram gerados juntamente com professores de inglês que estão envolvidos com o ensino a distância. Para a análise dos dados, utilizaremos os conceitos de narrativa de Labov (1972) e Bastos (2005). |
id |
UENP-2_cef7a511e9c436e409651f14f2aa24f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/232 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
Refletindo sobre as múltiplas identidades dos professores em tempos de pandemia: professores como intelectuaisIdentidadePandemiaNarrativaNo presente trabalho, buscamos gerar alguns entendimentos a partir das narrativas de professores de línguas durante a pandemia da Covid-19 (SANTOS, 2020). Compreendemos que são muitos os desafios impostos aos discentes na atual conjuntura, sendo assim é necessário que se observe o professor como intelectual e transformador (GIROUX, 1997). Diante disso, faz-se vital pensar que há processos de letramentos, pois novos entendimentos estão se configurando (STREET, 2014), todavia tal reformulação do ensino como o uso do ensino remoto, tem levado aos docentes a refletirem sobre a situação, por isso pensar na qualidade de vida desse novo espaço de construção de conhecimento é fundamental (MILLER et al. 2008). Além de tais subsídios teóricos, esse trabalho está inserido na perspectiva metodológica investigativo-interpretativista da Linguística Aplicada (MOITA LOPES 2013). Ademais, os dados foram gerados juntamente com professores de inglês que estão envolvidos com o ensino a distância. Para a análise dos dados, utilizaremos os conceitos de narrativa de Labov (1972) e Bastos (2005).Claraboia2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/232Claraboia; n. 17 (2022): linguística2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/232/pdfCopyright (c) 2021 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Raquel SampaioSouza, Emanuelle de Souza Fonseca2022-08-12T15:31:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/232Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T15:31:37Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre as múltiplas identidades dos professores em tempos de pandemia: professores como intelectuais |
title |
Refletindo sobre as múltiplas identidades dos professores em tempos de pandemia: professores como intelectuais |
spellingShingle |
Refletindo sobre as múltiplas identidades dos professores em tempos de pandemia: professores como intelectuais Mello, Raquel Sampaio Identidade Pandemia Narrativa |
title_short |
Refletindo sobre as múltiplas identidades dos professores em tempos de pandemia: professores como intelectuais |
title_full |
Refletindo sobre as múltiplas identidades dos professores em tempos de pandemia: professores como intelectuais |
title_fullStr |
Refletindo sobre as múltiplas identidades dos professores em tempos de pandemia: professores como intelectuais |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre as múltiplas identidades dos professores em tempos de pandemia: professores como intelectuais |
title_sort |
Refletindo sobre as múltiplas identidades dos professores em tempos de pandemia: professores como intelectuais |
author |
Mello, Raquel Sampaio |
author_facet |
Mello, Raquel Sampaio Souza, Emanuelle de Souza Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Emanuelle de Souza Fonseca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Raquel Sampaio Souza, Emanuelle de Souza Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Pandemia Narrativa |
topic |
Identidade Pandemia Narrativa |
description |
No presente trabalho, buscamos gerar alguns entendimentos a partir das narrativas de professores de línguas durante a pandemia da Covid-19 (SANTOS, 2020). Compreendemos que são muitos os desafios impostos aos discentes na atual conjuntura, sendo assim é necessário que se observe o professor como intelectual e transformador (GIROUX, 1997). Diante disso, faz-se vital pensar que há processos de letramentos, pois novos entendimentos estão se configurando (STREET, 2014), todavia tal reformulação do ensino como o uso do ensino remoto, tem levado aos docentes a refletirem sobre a situação, por isso pensar na qualidade de vida desse novo espaço de construção de conhecimento é fundamental (MILLER et al. 2008). Além de tais subsídios teóricos, esse trabalho está inserido na perspectiva metodológica investigativo-interpretativista da Linguística Aplicada (MOITA LOPES 2013). Ademais, os dados foram gerados juntamente com professores de inglês que estão envolvidos com o ensino a distância. Para a análise dos dados, utilizaremos os conceitos de narrativa de Labov (1972) e Bastos (2005). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/232 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/232/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 17 (2022): linguística 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422690271232 |