EXPERIÊNCIA LEITORA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS: ARTICULAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Lima, Sheila
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1122
Resumo: Este artigo traz uma reflexão a respeito da importância da formação docente para o processo de implementação e desenvolvimento das práticas de leitura literária na escola básica. Para tanto, propõe que as licenciaturas em Letras procurem articular, em seus currículos e disciplinas, conhecimentos teóricos de literatura, saberes didáticos e experiências leitoras de seus alunos.  Discute-se, por meio da problematização de uma prática realizada com estudantes de uma turma de segundo ano de licenciatura em Letras, a necessidade de buscar metodologias e configurações curriculares que efetivem o equilíbrio entre experiência e conhecimento na constituição da ação docente. O estudo aponta uma tendência do estudante de Letras em subvalorizar sua experiência pessoal com a leitura, em favor de uma busca por discursos de autoridade, em geral pouco eficazes para a formação do leitor. Nesse sentido, reitera-se a necessidade de sedebater novas propostas para o ensino de literatura, alinhadas à formação do docente que as conduzirá.
id UENP-2_e0743497d94f786b8e662cb1151aebe6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1122
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIA LEITORA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS: ARTICULAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICALeituraliteraturaformação docenteexperiênciaEste artigo traz uma reflexão a respeito da importância da formação docente para o processo de implementação e desenvolvimento das práticas de leitura literária na escola básica. Para tanto, propõe que as licenciaturas em Letras procurem articular, em seus currículos e disciplinas, conhecimentos teóricos de literatura, saberes didáticos e experiências leitoras de seus alunos.  Discute-se, por meio da problematização de uma prática realizada com estudantes de uma turma de segundo ano de licenciatura em Letras, a necessidade de buscar metodologias e configurações curriculares que efetivem o equilíbrio entre experiência e conhecimento na constituição da ação docente. O estudo aponta uma tendência do estudante de Letras em subvalorizar sua experiência pessoal com a leitura, em favor de uma busca por discursos de autoridade, em geral pouco eficazes para a formação do leitor. Nesse sentido, reitera-se a necessidade de sedebater novas propostas para o ensino de literatura, alinhadas à formação do docente que as conduzirá.Claraboia2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1122Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1122/pdfCopyright (c) 2023 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Lima, Sheila2023-10-06T16:10:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1122Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-10-06T16:10:39Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIA LEITORA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS: ARTICULAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title EXPERIÊNCIA LEITORA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS: ARTICULAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle EXPERIÊNCIA LEITORA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS: ARTICULAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Oliveira Lima, Sheila
Leitura
literatura
formação docente
experiência
title_short EXPERIÊNCIA LEITORA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS: ARTICULAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full EXPERIÊNCIA LEITORA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS: ARTICULAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr EXPERIÊNCIA LEITORA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS: ARTICULAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIA LEITORA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS: ARTICULAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort EXPERIÊNCIA LEITORA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS: ARTICULAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Oliveira Lima, Sheila
author_facet Oliveira Lima, Sheila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Lima, Sheila
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
literatura
formação docente
experiência
topic Leitura
literatura
formação docente
experiência
description Este artigo traz uma reflexão a respeito da importância da formação docente para o processo de implementação e desenvolvimento das práticas de leitura literária na escola básica. Para tanto, propõe que as licenciaturas em Letras procurem articular, em seus currículos e disciplinas, conhecimentos teóricos de literatura, saberes didáticos e experiências leitoras de seus alunos.  Discute-se, por meio da problematização de uma prática realizada com estudantes de uma turma de segundo ano de licenciatura em Letras, a necessidade de buscar metodologias e configurações curriculares que efetivem o equilíbrio entre experiência e conhecimento na constituição da ação docente. O estudo aponta uma tendência do estudante de Letras em subvalorizar sua experiência pessoal com a leitura, em favor de uma busca por discursos de autoridade, em geral pouco eficazes para a formação do leitor. Nesse sentido, reitera-se a necessidade de sedebater novas propostas para o ensino de literatura, alinhadas à formação do docente que as conduzirá.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1122
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1122/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422764720128