A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1516
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1216  Neste trabalho busco problematizar acerca de que saberes e fazeres contribuem para a formação de professores de literatura, tendo como objeto de estudo a obra literária infantil Galileu leu, de Lia Zatz.. A escolha do texto de Zatz  permite estabelecer um diálogo com as quatro categorias de saberes necessários à atuação e formação docente apresentadas por Tardif, a saber: saberes da formação profissional, saberes das disciplinas, saberes curriculares e saberes da experiência. Durante a leitura do texto, buscamos responder a questionamentos do tipo: a) Quais concepções de leitura, leitura literária, ensino e práticas de letramento são sugeridas na obra? d) Como a busca do menino Galileu por um processo de fruição durante a leitura contribuiu para uma ressignificação da prática pedagógica adotada pela professora? Que correntes de estudos literários poderão auxiliar para a compreensão da relação leitor X texto presentificada na obra? Como resultados, percebeu-se que através do tom lúdico do pequeno enredo e do jogo de ilustrações contidos, a obra faz uma analogia aos saberes necessários para formar leitores e professores, de modo que é possível pensar que os fazeres (as práticas adotadas pelo docente) para o ensino de literatura busquem configurar o  leitor  como agente fundamental nesse processo. As contribuições de Tardif (2002) e Jauss (1998) serviram como aporte teórico fundamental para as presentes considerações.
id UFCG-2_0fb9d8102946c23ed3aa975f027d1313
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1516
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literaturaEnsinoLeituraLiteraturaFormação docente DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1216  Neste trabalho busco problematizar acerca de que saberes e fazeres contribuem para a formação de professores de literatura, tendo como objeto de estudo a obra literária infantil Galileu leu, de Lia Zatz.. A escolha do texto de Zatz  permite estabelecer um diálogo com as quatro categorias de saberes necessários à atuação e formação docente apresentadas por Tardif, a saber: saberes da formação profissional, saberes das disciplinas, saberes curriculares e saberes da experiência. Durante a leitura do texto, buscamos responder a questionamentos do tipo: a) Quais concepções de leitura, leitura literária, ensino e práticas de letramento são sugeridas na obra? d) Como a busca do menino Galileu por um processo de fruição durante a leitura contribuiu para uma ressignificação da prática pedagógica adotada pela professora? Que correntes de estudos literários poderão auxiliar para a compreensão da relação leitor X texto presentificada na obra? Como resultados, percebeu-se que através do tom lúdico do pequeno enredo e do jogo de ilustrações contidos, a obra faz uma analogia aos saberes necessários para formar leitores e professores, de modo que é possível pensar que os fazeres (as práticas adotadas pelo docente) para o ensino de literatura busquem configurar o  leitor  como agente fundamental nesse processo. As contribuições de Tardif (2002) e Jauss (1998) serviram como aporte teórico fundamental para as presentes considerações. Editora Universitaria da UFCG2023-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1516Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 228-241Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 228-241Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 228-241Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 228-2412317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1516/1454© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Maria Marta dos Santos Silva 2024-01-04T23:54:16Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1516Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:54:16Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura
title A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura
spellingShingle A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura
Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva
Ensino
Leitura
Literatura
Formação docente
title_short A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura
title_full A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura
title_fullStr A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura
title_full_unstemmed A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura
title_sort A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura
author Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva
author_facet Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Leitura
Literatura
Formação docente
topic Ensino
Leitura
Literatura
Formação docente
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1216  Neste trabalho busco problematizar acerca de que saberes e fazeres contribuem para a formação de professores de literatura, tendo como objeto de estudo a obra literária infantil Galileu leu, de Lia Zatz.. A escolha do texto de Zatz  permite estabelecer um diálogo com as quatro categorias de saberes necessários à atuação e formação docente apresentadas por Tardif, a saber: saberes da formação profissional, saberes das disciplinas, saberes curriculares e saberes da experiência. Durante a leitura do texto, buscamos responder a questionamentos do tipo: a) Quais concepções de leitura, leitura literária, ensino e práticas de letramento são sugeridas na obra? d) Como a busca do menino Galileu por um processo de fruição durante a leitura contribuiu para uma ressignificação da prática pedagógica adotada pela professora? Que correntes de estudos literários poderão auxiliar para a compreensão da relação leitor X texto presentificada na obra? Como resultados, percebeu-se que através do tom lúdico do pequeno enredo e do jogo de ilustrações contidos, a obra faz uma analogia aos saberes necessários para formar leitores e professores, de modo que é possível pensar que os fazeres (as práticas adotadas pelo docente) para o ensino de literatura busquem configurar o  leitor  como agente fundamental nesse processo. As contribuições de Tardif (2002) e Jauss (1998) serviram como aporte teórico fundamental para as presentes considerações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1516
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1516/1454
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 228-241
Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 228-241
Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 228-241
Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 228-241
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783883145216