A leitura de Galileu e os saberes necessários para a formação de professores de literatura
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1516 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1216 Neste trabalho busco problematizar acerca de que saberes e fazeres contribuem para a formação de professores de literatura, tendo como objeto de estudo a obra literária infantil Galileu leu, de Lia Zatz.. A escolha do texto de Zatz permite estabelecer um diálogo com as quatro categorias de saberes necessários à atuação e formação docente apresentadas por Tardif, a saber: saberes da formação profissional, saberes das disciplinas, saberes curriculares e saberes da experiência. Durante a leitura do texto, buscamos responder a questionamentos do tipo: a) Quais concepções de leitura, leitura literária, ensino e práticas de letramento são sugeridas na obra? d) Como a busca do menino Galileu por um processo de fruição durante a leitura contribuiu para uma ressignificação da prática pedagógica adotada pela professora? Que correntes de estudos literários poderão auxiliar para a compreensão da relação leitor X texto presentificada na obra? Como resultados, percebeu-se que através do tom lúdico do pequeno enredo e do jogo de ilustrações contidos, a obra faz uma analogia aos saberes necessários para formar leitores e professores, de modo que é possível pensar que os fazeres (as práticas adotadas pelo docente) para o ensino de literatura busquem configurar o leitor como agente fundamental nesse processo. As contribuições de Tardif (2002) e Jauss (1998) serviram como aporte teórico fundamental para as presentes considerações. |
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