REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO: O ESTADO DA QUESTÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/243 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo conhecer o lugar que a pesquisa tem ocupado na formação docente, especificamente para o ensino da leitura literária a partir de uma perspectiva de letramento literário. Para tanto, buscou-se organizar um quadro de estudos relacionados à temática. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico, realizado a partir dos dados obtidos por meio de buscas on-line referentes a trabalhos de dissertações e teses que compõem o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes – CTD/Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no período temporal dos últimos cinco anos (2014-2018). Para coleta de dados, utilizou-se a análise bibliográfica dos trabalhos científicos extraídos do CTD/Capes. Como resultado, a pesquisa aponta para um distanciamento das discussões sobre a formação docente para o letramento literário nas regiões do país, o que se defende como necessário considerando que não há a possibilidade de ensino da literatura infantil sem o professor qualificado para desenvolver práticas de leitura que considere a complexidade da ação em sua totalidade, ou seja, a formação de leitores literários. |
id |
UENP-2_f5ec7016983e8efbe1992228f60a6bb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/243 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO: O ESTADO DA QUESTÃOFormação. Leitura Literária. Trabalho docente. Letramento literário. Estado da questão.Este artigo tem como objetivo conhecer o lugar que a pesquisa tem ocupado na formação docente, especificamente para o ensino da leitura literária a partir de uma perspectiva de letramento literário. Para tanto, buscou-se organizar um quadro de estudos relacionados à temática. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico, realizado a partir dos dados obtidos por meio de buscas on-line referentes a trabalhos de dissertações e teses que compõem o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes – CTD/Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no período temporal dos últimos cinco anos (2014-2018). Para coleta de dados, utilizou-se a análise bibliográfica dos trabalhos científicos extraídos do CTD/Capes. Como resultado, a pesquisa aponta para um distanciamento das discussões sobre a formação docente para o letramento literário nas regiões do país, o que se defende como necessário considerando que não há a possibilidade de ensino da literatura infantil sem o professor qualificado para desenvolver práticas de leitura que considere a complexidade da ação em sua totalidade, ou seja, a formação de leitores literários.Claraboia2022-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/243Claraboia; n. 18 (2022): Literatura2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/243/pdfCopyright (c) 2022 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Hellen Cris de AlmeidaBarros, João Luiz da CostaVasconcelos, Emanuella Silveira2022-08-12T15:32:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/243Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T15:32:04Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO: O ESTADO DA QUESTÃO |
title |
REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO: O ESTADO DA QUESTÃO |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO: O ESTADO DA QUESTÃO Rodrigues, Hellen Cris de Almeida Formação. Leitura Literária. Trabalho docente. Letramento literário. Estado da questão. |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO: O ESTADO DA QUESTÃO |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO: O ESTADO DA QUESTÃO |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO: O ESTADO DA QUESTÃO |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO: O ESTADO DA QUESTÃO |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO: O ESTADO DA QUESTÃO |
author |
Rodrigues, Hellen Cris de Almeida |
author_facet |
Rodrigues, Hellen Cris de Almeida Barros, João Luiz da Costa Vasconcelos, Emanuella Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Barros, João Luiz da Costa Vasconcelos, Emanuella Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Hellen Cris de Almeida Barros, João Luiz da Costa Vasconcelos, Emanuella Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação. Leitura Literária. Trabalho docente. Letramento literário. Estado da questão. |
topic |
Formação. Leitura Literária. Trabalho docente. Letramento literário. Estado da questão. |
description |
Este artigo tem como objetivo conhecer o lugar que a pesquisa tem ocupado na formação docente, especificamente para o ensino da leitura literária a partir de uma perspectiva de letramento literário. Para tanto, buscou-se organizar um quadro de estudos relacionados à temática. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico, realizado a partir dos dados obtidos por meio de buscas on-line referentes a trabalhos de dissertações e teses que compõem o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes – CTD/Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no período temporal dos últimos cinco anos (2014-2018). Para coleta de dados, utilizou-se a análise bibliográfica dos trabalhos científicos extraídos do CTD/Capes. Como resultado, a pesquisa aponta para um distanciamento das discussões sobre a formação docente para o letramento literário nas regiões do país, o que se defende como necessário considerando que não há a possibilidade de ensino da literatura infantil sem o professor qualificado para desenvolver práticas de leitura que considere a complexidade da ação em sua totalidade, ou seja, a formação de leitores literários. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/243 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/243/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 18 (2022): Literatura 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422703902720 |