Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Hellen Cris de Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4204921154496605, https://orcid.org/0000-0002-7408-5006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9043
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo, a investigação da formação docente referente a mediação da leitura a partir de uma perspectiva para o letramento literário por meio de uma proposta formativa para professores que atuam nos anos iniciais em uma escola municipal em Boa vista – RR. A questão central que norteou esta pesquisa foi: quais elementos da formação docente implicam na escolha de práticas de mediação de leitura na perspectiva do letramento literário? Para tanto, elegeu-se como objetivo geral analisar as articulações feitas pelo professor em sala de aula ao que se refere a leitura literária ao participar colaborativamente da construção do conhecimento literário em Encontros Formativos e através do método da pesquisa-ação. Definimos como objetivos específicos: compreender os elementos constitutivos do trabalho docente das professoras participantes da pesquisa; verificar as implicações dos Encontros Formativos na prática das professoras participantes durante a mediação da leitura literária e analisar os limites e possibilidades desses Encontros para a formação de professores no ensino da leitura literária em uma escola no município de Boa Vista – RR. A discussão teórica problematiza os conceitos a respeito de leitura, leitura literária, letramento literário e formação docente, apoiando-se em autores como Colomer (2003; 2007), Cosson (2010; 2014;2020; 2021); Kleiman (2004); Soares (2001; 2004; 2014), Zilberman (2003; 2007; 20019), dentre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com base na proposta de pesquisa-ação. Esta investigação envolveu oito professores formados em Pedagogia, atuantes nos anos iniciais em uma escola municipal na cidade de Boa Vista – RR. O percurso metodológico desta pesquisa-ação, perpassou quatro fases procedimentais que colaboraram com as reflexões apresentadas neste estudo: fase exploratória, promoção de encontros formativos, culminância do projeto de fomento à leitura e observação da prática docente. Dentre os resultados, aponta a necessidade da ampliação de pesquisas sobre formação e literatura nas escolas em que o professor participe efetivamente das tomadas de decisões coletivas. Aponta a necessidade da criação de políticas formativas que privilegiem a temática discutida. Além disso, os dados analisados evidenciam que os Encontros Formativos, configuram-se como possibilidade de processo de reflexão colaborativo que repercute no trabalho docente e contribui com formação de leitores literários.
id UFAM_574c750aeb809484f7617722499c7582
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9043
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em RoraimaTeaching training and literary literacy: a proposal for mediation of literary reading with teachers of the Initials of Elementary School in RoraimaLeitura - Estudo e ensinoPrática de ensinoIncentivo à leituraProfessores - FormaçãoCiências HumanasEducaçãoCurrículoLeitura literáriaLetramento literárioEncontros formativosFormação docentePesquisa-açãoEsta pesquisa tem como objeto de estudo, a investigação da formação docente referente a mediação da leitura a partir de uma perspectiva para o letramento literário por meio de uma proposta formativa para professores que atuam nos anos iniciais em uma escola municipal em Boa vista – RR. A questão central que norteou esta pesquisa foi: quais elementos da formação docente implicam na escolha de práticas de mediação de leitura na perspectiva do letramento literário? Para tanto, elegeu-se como objetivo geral analisar as articulações feitas pelo professor em sala de aula ao que se refere a leitura literária ao participar colaborativamente da construção do conhecimento literário em Encontros Formativos e através do método da pesquisa-ação. Definimos como objetivos específicos: compreender os elementos constitutivos do trabalho docente das professoras participantes da pesquisa; verificar as implicações dos Encontros Formativos na prática das professoras participantes durante a mediação da leitura literária e analisar os limites e possibilidades desses Encontros para a formação de professores no ensino da leitura literária em uma escola no município de Boa Vista – RR. A discussão teórica problematiza os conceitos a respeito de leitura, leitura literária, letramento literário e formação docente, apoiando-se em autores como Colomer (2003; 2007), Cosson (2010; 2014;2020; 2021); Kleiman (2004); Soares (2001; 2004; 2014), Zilberman (2003; 2007; 20019), dentre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com base na proposta de pesquisa-ação. Esta investigação envolveu oito professores formados em Pedagogia, atuantes nos anos iniciais em uma escola municipal na cidade de Boa Vista – RR. O percurso metodológico desta pesquisa-ação, perpassou quatro fases procedimentais que colaboraram com as reflexões apresentadas neste estudo: fase exploratória, promoção de encontros formativos, culminância do projeto de fomento à leitura e observação da prática docente. Dentre os resultados, aponta a necessidade da ampliação de pesquisas sobre formação e literatura nas escolas em que o professor participe efetivamente das tomadas de decisões coletivas. Aponta a necessidade da criação de políticas formativas que privilegiem a temática discutida. Além disso, os dados analisados evidenciam que os Encontros Formativos, configuram-se como possibilidade de processo de reflexão colaborativo que repercute no trabalho docente e contribui com formação de leitores literários.Esta investigación tiene como objetivo investigar la formación del profesorado en relación con la mediación de la lectura desde la perspectiva de la alfabetización literaria a través de una propuesta de formación para los profesores que trabajan en los primeros años en una escuela municipal en Boa vista - RR. La pregunta central que guió esta investigación fue: ¿qué elementos de la formación del profesorado implican en la elección de prácticas de mediación lectora desde la perspectiva de la alfabetización literaria? Para ello, se eligió como objetivo general analizar las articulaciones que hace el profesor en el aula sobre la lectura literaria al participar colaborativamente en la construcción del conocimiento literario en los Encuentros Formativos y a través del método de investigación-acción. Definimos como objetivos específicos: comprender los elementos constitutivos del trabajo docente de los profesores participantes en la investigación; verificar las implicaciones de los Encuentros Formativos en la práctica de los profesores participantes durante la mediación de la lectura literaria y analizar los límites y posibilidades de estos Encuentros para la formación de profesores en la enseñanza de la lectura literaria en una escuela del municipio de Boa Vista - RR. La discusión teórica problematiza los conceptos sobre lectura, lectura literaria, alfabetización literaria y formación docente, a partir de autores como Colomer (2003; 2007), Cosson (2010; 2014; 2020; 2021); Kleiman (2004); Soares (2001; 2004; 2014), Zilberman (2003; 2007; 2001), entre otros. Esta investigación es de naturaleza cualitativa, basada en la propuesta de investigación-acción. Esta investigación contó con la participación de ocho profesores licenciados en Pedagogía, que trabajan en los primeros años en una escuela municipal de la ciudad de Boa Vista - RR. El recorrido metodológico de esta investigación-acción, pasó por cuatro fases procesales que colaboraron con las reflexiones presentadas en este estudio: fase exploratoria, promoción de encuentros formativos, culminación del proyecto de promoción de la lectura y observación de la práctica docente. Entre los resultados, señala la necesidad de ampliar la investigación sobre formación y literatura en las escuelas donde el docente participe efectivamente en la toma de decisiones colectivas. Señala la necesidad de crear políticas de formación que privilegien el tema tratad. Los datos analizados evidencian que los Encuentros Formativos, se configuran como posibilidad de proceso de reflexión colaborativa que repercute en el trabajo docente y contribuye a la formación de los lectores literarios.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBarros, João Luiz da Costahttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083Barros, João Luiz da CostaSilva, Iolete Ribeiro daBecalli, Fernanda ZanettiRodrigues, Hellen Cris de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/4204921154496605https://orcid.org/0000-0002-7408-50062022-09-01T14:58:26Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRODRIUES, Hellen Cris de Almeida. Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima. 2022. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9043porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-09-02T05:03:46Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-09-02T05:03:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima
Teaching training and literary literacy: a proposal for mediation of literary reading with teachers of the Initials of Elementary School in Roraima
title Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima
spellingShingle Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima
Rodrigues, Hellen Cris de Almeida
Leitura - Estudo e ensino
Prática de ensino
Incentivo à leitura
Professores - Formação
Ciências Humanas
Educação
Currículo
Leitura literária
Letramento literário
Encontros formativos
Formação docente
Pesquisa-ação
title_short Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima
title_full Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima
title_fullStr Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima
title_full_unstemmed Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima
title_sort Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima
author Rodrigues, Hellen Cris de Almeida
author_facet Rodrigues, Hellen Cris de Almeida
http://lattes.cnpq.br/4204921154496605
https://orcid.org/0000-0002-7408-5006
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4204921154496605
https://orcid.org/0000-0002-7408-5006
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, João Luiz da Costa
http://lattes.cnpq.br/6129130317451083
Barros, João Luiz da Costa
Silva, Iolete Ribeiro da
Becalli, Fernanda Zanetti
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Hellen Cris de Almeida
http://lattes.cnpq.br/4204921154496605
https://orcid.org/0000-0002-7408-5006
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Estudo e ensino
Prática de ensino
Incentivo à leitura
Professores - Formação
Ciências Humanas
Educação
Currículo
Leitura literária
Letramento literário
Encontros formativos
Formação docente
Pesquisa-ação
topic Leitura - Estudo e ensino
Prática de ensino
Incentivo à leitura
Professores - Formação
Ciências Humanas
Educação
Currículo
Leitura literária
Letramento literário
Encontros formativos
Formação docente
Pesquisa-ação
description Esta pesquisa tem como objeto de estudo, a investigação da formação docente referente a mediação da leitura a partir de uma perspectiva para o letramento literário por meio de uma proposta formativa para professores que atuam nos anos iniciais em uma escola municipal em Boa vista – RR. A questão central que norteou esta pesquisa foi: quais elementos da formação docente implicam na escolha de práticas de mediação de leitura na perspectiva do letramento literário? Para tanto, elegeu-se como objetivo geral analisar as articulações feitas pelo professor em sala de aula ao que se refere a leitura literária ao participar colaborativamente da construção do conhecimento literário em Encontros Formativos e através do método da pesquisa-ação. Definimos como objetivos específicos: compreender os elementos constitutivos do trabalho docente das professoras participantes da pesquisa; verificar as implicações dos Encontros Formativos na prática das professoras participantes durante a mediação da leitura literária e analisar os limites e possibilidades desses Encontros para a formação de professores no ensino da leitura literária em uma escola no município de Boa Vista – RR. A discussão teórica problematiza os conceitos a respeito de leitura, leitura literária, letramento literário e formação docente, apoiando-se em autores como Colomer (2003; 2007), Cosson (2010; 2014;2020; 2021); Kleiman (2004); Soares (2001; 2004; 2014), Zilberman (2003; 2007; 20019), dentre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com base na proposta de pesquisa-ação. Esta investigação envolveu oito professores formados em Pedagogia, atuantes nos anos iniciais em uma escola municipal na cidade de Boa Vista – RR. O percurso metodológico desta pesquisa-ação, perpassou quatro fases procedimentais que colaboraram com as reflexões apresentadas neste estudo: fase exploratória, promoção de encontros formativos, culminância do projeto de fomento à leitura e observação da prática docente. Dentre os resultados, aponta a necessidade da ampliação de pesquisas sobre formação e literatura nas escolas em que o professor participe efetivamente das tomadas de decisões coletivas. Aponta a necessidade da criação de políticas formativas que privilegiem a temática discutida. Além disso, os dados analisados evidenciam que os Encontros Formativos, configuram-se como possibilidade de processo de reflexão colaborativo que repercute no trabalho docente e contribui com formação de leitores literários.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01T14:58:26Z
2022-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIUES, Hellen Cris de Almeida. Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima. 2022. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9043
identifier_str_mv RODRIUES, Hellen Cris de Almeida. Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima. 2022. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732049522655232