Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3615 |
Resumo: | Esta pesquisa discute a inserção da música no ensino da Matemática ao abordar sua utilização na prática docente, enfatizando-se a construção de paródias musicais por alunos do 6º ano no ensino fundamental baseadas no conteúdo dos Números Naturais, verificando sua influência na participação dos alunos em aulas de Matemática. A pesquisa foi realizada por meio da observação participante em contextos internos e externos do ambiente escolar com alunos residentes numa área periférica da cidade de João Pessoa-PB, fundada numa abordagem qualitativa. Explorou-se o conteúdo “Números Naturais” com aulas expositivas, debates e participação dos alunos na resolução de problemas, utilizando este conteúdo nas paródias musicais produzidas pelos alunos. Teoricamente, a pesquisa baseou-se nas contribuições da Educação Popular (FREIRE, 1996), Educação Matemática (D´AMBRÓSIO, 1996) e sua relação com a Música (ABDOUNUR, 1999). Ao discutir a Música como recurso didático nas aulas de Matemática com alunos do 6º ano verificou-se maior participação durante as aulas ao construírem textos musicais contendo o conteúdo da Matemática e saberes musicais dos alunos. A inserção da música nas aulas de Matemática favoreceu tanto a aquisição do conhecimento científico quanto a participação dos alunos. |
id |
UEPB_11e8c12aee034fb0f9847ec88dea87f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3615 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturaisMusic in the teaching of Mathematics: Young using songs in content natural numbersMúsicaPrática DocenteEnsino da MatemáticaEnsino lúdicoMathematics EducationTeaching PracticeMusicEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa discute a inserção da música no ensino da Matemática ao abordar sua utilização na prática docente, enfatizando-se a construção de paródias musicais por alunos do 6º ano no ensino fundamental baseadas no conteúdo dos Números Naturais, verificando sua influência na participação dos alunos em aulas de Matemática. A pesquisa foi realizada por meio da observação participante em contextos internos e externos do ambiente escolar com alunos residentes numa área periférica da cidade de João Pessoa-PB, fundada numa abordagem qualitativa. Explorou-se o conteúdo “Números Naturais” com aulas expositivas, debates e participação dos alunos na resolução de problemas, utilizando este conteúdo nas paródias musicais produzidas pelos alunos. Teoricamente, a pesquisa baseou-se nas contribuições da Educação Popular (FREIRE, 1996), Educação Matemática (D´AMBRÓSIO, 1996) e sua relação com a Música (ABDOUNUR, 1999). Ao discutir a Música como recurso didático nas aulas de Matemática com alunos do 6º ano verificou-se maior participação durante as aulas ao construírem textos musicais contendo o conteúdo da Matemática e saberes musicais dos alunos. A inserção da música nas aulas de Matemática favoreceu tanto a aquisição do conhecimento científico quanto a participação dos alunos.This research discusses the integration of music in teaching mathematics to address your use in teaching practice, emphasizing the construction of musical spoofs for students of the sixth grade in middle school based on the contents of the natural numbers, verifying your influence on student participation in math classes. The survey was conducted through participant observation in internal and external contexts the school environment with students residing in a peripheral area of the city of João Pessoa-PB, founded on a qualitative approach. Explored the content "natural numbers" with lectures, debates and participation of students in solving problems, using this content in the musical parodies produced by students. Theoretically, the research was based on the contributions of Popular Education (FREIRE, 1996), mathematics education (D ´ AMBROSE, 1996) and your relationship with the music (ABDOUNUR, 1999). When discussing the music as didactic resource Math classes with students of the sixth grade there has been greater participation during class to build musical texts containing the contents of mathematics and musical knowledge of the students. The inclusion of music in math class favored both the acquisition of scientific knowledge about student participation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSantiago, Zélia Maria de Arruda20448023415http://lattes.cnpq.br/8201113424737919Ferreira, José Luiz37351796491Onofre, Eduardo Gomes62283391415http://lattes.cnpq.br/5339741056906369Pereira, Pedro Eduardo Duarte2020-03-13T17:56:03Z2018-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, P. E. D. Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais. 2018. 111f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-03-14T04:27:12Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-03-14T04:27:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais Music in the teaching of Mathematics: Young using songs in content natural numbers |
title |
Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais |
spellingShingle |
Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais Pereira, Pedro Eduardo Duarte Música Prática Docente Ensino da Matemática Ensino lúdico Mathematics Education Teaching Practice Music EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais |
title_full |
Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais |
title_fullStr |
Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais |
title_full_unstemmed |
Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais |
title_sort |
Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais |
author |
Pereira, Pedro Eduardo Duarte |
author_facet |
Pereira, Pedro Eduardo Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Zélia Maria de Arruda 20448023415 http://lattes.cnpq.br/8201113424737919 Ferreira, José Luiz 37351796491 Onofre, Eduardo Gomes 62283391415 http://lattes.cnpq.br/5339741056906369 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Pedro Eduardo Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Prática Docente Ensino da Matemática Ensino lúdico Mathematics Education Teaching Practice Music EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Música Prática Docente Ensino da Matemática Ensino lúdico Mathematics Education Teaching Practice Music EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Esta pesquisa discute a inserção da música no ensino da Matemática ao abordar sua utilização na prática docente, enfatizando-se a construção de paródias musicais por alunos do 6º ano no ensino fundamental baseadas no conteúdo dos Números Naturais, verificando sua influência na participação dos alunos em aulas de Matemática. A pesquisa foi realizada por meio da observação participante em contextos internos e externos do ambiente escolar com alunos residentes numa área periférica da cidade de João Pessoa-PB, fundada numa abordagem qualitativa. Explorou-se o conteúdo “Números Naturais” com aulas expositivas, debates e participação dos alunos na resolução de problemas, utilizando este conteúdo nas paródias musicais produzidas pelos alunos. Teoricamente, a pesquisa baseou-se nas contribuições da Educação Popular (FREIRE, 1996), Educação Matemática (D´AMBRÓSIO, 1996) e sua relação com a Música (ABDOUNUR, 1999). Ao discutir a Música como recurso didático nas aulas de Matemática com alunos do 6º ano verificou-se maior participação durante as aulas ao construírem textos musicais contendo o conteúdo da Matemática e saberes musicais dos alunos. A inserção da música nas aulas de Matemática favoreceu tanto a aquisição do conhecimento científico quanto a participação dos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-26 2020-03-13T17:56:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, P. E. D. Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais. 2018. 111f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3615 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, P. E. D. Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais. 2018. 111f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709222783746048 |