Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Eduardo Duarte
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3615
Resumo: Esta pesquisa discute a inserção da música no ensino da Matemática ao abordar sua utilização na prática docente, enfatizando-se a construção de paródias musicais por alunos do 6º ano no ensino fundamental baseadas no conteúdo dos Números Naturais, verificando sua influência na participação dos alunos em aulas de Matemática. A pesquisa foi realizada por meio da observação participante em contextos internos e externos do ambiente escolar com alunos residentes numa área periférica da cidade de João Pessoa-PB, fundada numa abordagem qualitativa. Explorou-se o conteúdo “Números Naturais” com aulas expositivas, debates e participação dos alunos na resolução de problemas, utilizando este conteúdo nas paródias musicais produzidas pelos alunos. Teoricamente, a pesquisa baseou-se nas contribuições da Educação Popular (FREIRE, 1996), Educação Matemática (D´AMBRÓSIO, 1996) e sua relação com a Música (ABDOUNUR, 1999). Ao discutir a Música como recurso didático nas aulas de Matemática com alunos do 6º ano verificou-se maior participação durante as aulas ao construírem textos musicais contendo o conteúdo da Matemática e saberes musicais dos alunos. A inserção da música nas aulas de Matemática favoreceu tanto a aquisição do conhecimento científico quanto a participação dos alunos.
id UEPB_11e8c12aee034fb0f9847ec88dea87f6
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3615
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturaisMusic in the teaching of Mathematics: Young using songs in content natural numbersMúsicaPrática DocenteEnsino da MatemáticaEnsino lúdicoMathematics EducationTeaching PracticeMusicEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa discute a inserção da música no ensino da Matemática ao abordar sua utilização na prática docente, enfatizando-se a construção de paródias musicais por alunos do 6º ano no ensino fundamental baseadas no conteúdo dos Números Naturais, verificando sua influência na participação dos alunos em aulas de Matemática. A pesquisa foi realizada por meio da observação participante em contextos internos e externos do ambiente escolar com alunos residentes numa área periférica da cidade de João Pessoa-PB, fundada numa abordagem qualitativa. Explorou-se o conteúdo “Números Naturais” com aulas expositivas, debates e participação dos alunos na resolução de problemas, utilizando este conteúdo nas paródias musicais produzidas pelos alunos. Teoricamente, a pesquisa baseou-se nas contribuições da Educação Popular (FREIRE, 1996), Educação Matemática (D´AMBRÓSIO, 1996) e sua relação com a Música (ABDOUNUR, 1999). Ao discutir a Música como recurso didático nas aulas de Matemática com alunos do 6º ano verificou-se maior participação durante as aulas ao construírem textos musicais contendo o conteúdo da Matemática e saberes musicais dos alunos. A inserção da música nas aulas de Matemática favoreceu tanto a aquisição do conhecimento científico quanto a participação dos alunos.This research discusses the integration of music in teaching mathematics to address your use in teaching practice, emphasizing the construction of musical spoofs for students of the sixth grade in middle school based on the contents of the natural numbers, verifying your influence on student participation in math classes. The survey was conducted through participant observation in internal and external contexts the school environment with students residing in a peripheral area of the city of João Pessoa-PB, founded on a qualitative approach. Explored the content "natural numbers" with lectures, debates and participation of students in solving problems, using this content in the musical parodies produced by students. Theoretically, the research was based on the contributions of Popular Education (FREIRE, 1996), mathematics education (D ´ AMBROSE, 1996) and your relationship with the music (ABDOUNUR, 1999). When discussing the music as didactic resource Math classes with students of the sixth grade there has been greater participation during class to build musical texts containing the contents of mathematics and musical knowledge of the students. The inclusion of music in math class favored both the acquisition of scientific knowledge about student participation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSantiago, Zélia Maria de Arruda20448023415http://lattes.cnpq.br/8201113424737919Ferreira, José Luiz37351796491Onofre, Eduardo Gomes62283391415http://lattes.cnpq.br/5339741056906369Pereira, Pedro Eduardo Duarte2020-03-13T17:56:03Z2018-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, P. E. D. Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais. 2018. 111f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-03-14T04:27:12Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-03-14T04:27:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais
Music in the teaching of Mathematics: Young using songs in content natural numbers
title Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais
spellingShingle Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais
Pereira, Pedro Eduardo Duarte
Música
Prática Docente
Ensino da Matemática
Ensino lúdico
Mathematics Education
Teaching Practice
Music
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais
title_full Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais
title_fullStr Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais
title_full_unstemmed Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais
title_sort Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais
author Pereira, Pedro Eduardo Duarte
author_facet Pereira, Pedro Eduardo Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Zélia Maria de Arruda
20448023415
http://lattes.cnpq.br/8201113424737919
Ferreira, José Luiz
37351796491
Onofre, Eduardo Gomes
62283391415
http://lattes.cnpq.br/5339741056906369
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Pedro Eduardo Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Prática Docente
Ensino da Matemática
Ensino lúdico
Mathematics Education
Teaching Practice
Music
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Música
Prática Docente
Ensino da Matemática
Ensino lúdico
Mathematics Education
Teaching Practice
Music
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Esta pesquisa discute a inserção da música no ensino da Matemática ao abordar sua utilização na prática docente, enfatizando-se a construção de paródias musicais por alunos do 6º ano no ensino fundamental baseadas no conteúdo dos Números Naturais, verificando sua influência na participação dos alunos em aulas de Matemática. A pesquisa foi realizada por meio da observação participante em contextos internos e externos do ambiente escolar com alunos residentes numa área periférica da cidade de João Pessoa-PB, fundada numa abordagem qualitativa. Explorou-se o conteúdo “Números Naturais” com aulas expositivas, debates e participação dos alunos na resolução de problemas, utilizando este conteúdo nas paródias musicais produzidas pelos alunos. Teoricamente, a pesquisa baseou-se nas contribuições da Educação Popular (FREIRE, 1996), Educação Matemática (D´AMBRÓSIO, 1996) e sua relação com a Música (ABDOUNUR, 1999). Ao discutir a Música como recurso didático nas aulas de Matemática com alunos do 6º ano verificou-se maior participação durante as aulas ao construírem textos musicais contendo o conteúdo da Matemática e saberes musicais dos alunos. A inserção da música nas aulas de Matemática favoreceu tanto a aquisição do conhecimento científico quanto a participação dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-26
2020-03-13T17:56:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, P. E. D. Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais. 2018. 111f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3615
identifier_str_mv PEREIRA, P. E. D. Música no ensino de Matemática: Jovens musicalizando o conteúdo números naturais. 2018. 111f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709222783746048