A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática - a música como ferramenta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaís de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25062
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, destacando a música como ferramenta de ensino e apontando os benefícios que sua aplicação trouxe para o aprendizado da matemática. Neste sentido, esta pesquisa se preocupou em investigar a relação entre o ensino da matemática e a música a partir de uma revisão bibliográfica de autores e pensadores que estudaram essa relação a partir de um diálogo histórico e filosófico subsidiado por uma metodologia de trabalho que levasse em consideração a música como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa que se caracteriza por um viés quanti-qualitativo em que os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa bibliográfica, a utilização de um questionário aplicado aos professores para o levantamento de suas práticas pedagógicas a fim de identificar se os mesmos utilizam a música como recurso didático e de que forma eles pensam as contribuições das práticas musicais para o ensino dos conteúdos matemáticos. Após análise dos dados, conclui-se que a música é pouco utilizada no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, mesmo havendo indícios de benefícios diretamente ligados à sua aplicabilidade, como a memorização e compreensão dos conteúdos apresentados, bem como na dinamização da aula e nas interações entre alunos e professores.
id UFF-2_02803d1b940f1393c676d882cce3c50e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25062
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática - a música como ferramenta de ensinoludicidadematemáticamúsicaensino-aprendizagemMatemáticaludicityplayfulnessmathematicsmusicteaching-learningO objetivo do presente trabalho é analisar a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, destacando a música como ferramenta de ensino e apontando os benefícios que sua aplicação trouxe para o aprendizado da matemática. Neste sentido, esta pesquisa se preocupou em investigar a relação entre o ensino da matemática e a música a partir de uma revisão bibliográfica de autores e pensadores que estudaram essa relação a partir de um diálogo histórico e filosófico subsidiado por uma metodologia de trabalho que levasse em consideração a música como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa que se caracteriza por um viés quanti-qualitativo em que os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa bibliográfica, a utilização de um questionário aplicado aos professores para o levantamento de suas práticas pedagógicas a fim de identificar se os mesmos utilizam a música como recurso didático e de que forma eles pensam as contribuições das práticas musicais para o ensino dos conteúdos matemáticos. Após análise dos dados, conclui-se que a música é pouco utilizada no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, mesmo havendo indícios de benefícios diretamente ligados à sua aplicabilidade, como a memorização e compreensão dos conteúdos apresentados, bem como na dinamização da aula e nas interações entre alunos e professores.The objective of the present work is to analyze the ludicity in the process of teaching and learning mathematics, highlighting music as a teaching tool, pointing out the benefits that its application brought to the learning of mathematics. In this sense, this research was concerned with investigating the relationship between the teaching of mathematics and music from a bibliographic review of authors and thinkers who studied this relationship from a historical and philosophical dialogue subsidized by a work methodology that took into account music as a facilitating instrument in the process of teaching and learning. This is quanti-qualitative research in which the methodological procedures involve bibliographic research, the use of a questionnaire applied to teachers to survey their teaching practices in order to identify whether they use music as a teaching resource and how they think the contributions of musical practices to the teaching of mathematical content. After analyzing the data, it is concluded that music is little used in Elementary II and High School, even though there is evidence of benefits directly related to its applicability, such as memorization and understanding of the content presented, as well as in class dynamics and interactions between students and teachers.56 f.Pacheco, Margarida dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0461598079812244Simão, Marcelo Garciahttp://lattes.cnpq.br/7765077108247179Reis, Andréa Cardosohttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058http://lattes.cnpq.br/6417792544636149Silva, Thaís de Oliveira2022-05-19T13:31:05Z2022-05-19T13:31:05Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Thais de Oliveira. A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática: a música como ferramenta de ensino. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25062CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-19T13:31:09Zoai:app.uff.br:1/25062Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-05-19T13:31:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática - a música como ferramenta de ensino
title A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática - a música como ferramenta de ensino
spellingShingle A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática - a música como ferramenta de ensino
Silva, Thaís de Oliveira
ludicidade
matemática
música
ensino-aprendizagem
Matemática
ludicity
playfulness
mathematics
music
teaching-learning
title_short A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática - a música como ferramenta de ensino
title_full A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática - a música como ferramenta de ensino
title_fullStr A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática - a música como ferramenta de ensino
title_full_unstemmed A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática - a música como ferramenta de ensino
title_sort A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática - a música como ferramenta de ensino
author Silva, Thaís de Oliveira
author_facet Silva, Thaís de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Margarida dos Santos
http://lattes.cnpq.br/0461598079812244
Simão, Marcelo Garcia
http://lattes.cnpq.br/7765077108247179
Reis, Andréa Cardoso
http://lattes.cnpq.br/6262529739783058
http://lattes.cnpq.br/6417792544636149
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaís de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv ludicidade
matemática
música
ensino-aprendizagem
Matemática
ludicity
playfulness
mathematics
music
teaching-learning
topic ludicidade
matemática
música
ensino-aprendizagem
Matemática
ludicity
playfulness
mathematics
music
teaching-learning
description O objetivo do presente trabalho é analisar a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, destacando a música como ferramenta de ensino e apontando os benefícios que sua aplicação trouxe para o aprendizado da matemática. Neste sentido, esta pesquisa se preocupou em investigar a relação entre o ensino da matemática e a música a partir de uma revisão bibliográfica de autores e pensadores que estudaram essa relação a partir de um diálogo histórico e filosófico subsidiado por uma metodologia de trabalho que levasse em consideração a música como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa que se caracteriza por um viés quanti-qualitativo em que os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa bibliográfica, a utilização de um questionário aplicado aos professores para o levantamento de suas práticas pedagógicas a fim de identificar se os mesmos utilizam a música como recurso didático e de que forma eles pensam as contribuições das práticas musicais para o ensino dos conteúdos matemáticos. Após análise dos dados, conclui-se que a música é pouco utilizada no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, mesmo havendo indícios de benefícios diretamente ligados à sua aplicabilidade, como a memorização e compreensão dos conteúdos apresentados, bem como na dinamização da aula e nas interações entre alunos e professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-19T13:31:05Z
2022-05-19T13:31:05Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Thais de Oliveira. A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática: a música como ferramenta de ensino. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25062
identifier_str_mv SILVA, Thais de Oliveira. A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática: a música como ferramenta de ensino. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838686430101504