Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3788 |
Resumo: | No Brasil, apesar de algumas iniciativas de organizações públicas e privadas para estimular a leitura, despertar a população para os poderes da leitura é um grande desafio educacional. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2016, indicou que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Dados mais recentes da mesma pesquisa (FAILLA, 2020), revelam que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores/as, considerando leitor/a aquele/a que leu um livro completo ou metade no decorrer de três meses. Este trabalho consiste em uma investigação sobre a contribuição do jogo Inês & Nós, baseado no método LerAtos de formação de leitores empreendedores sociais, para a descoberta dos poderes da leitura pelas mediações da figura mítico-histórica de Inês de Castro e da prática da interculturalidade. A investigação usou três abordagens: pesquisa bibliográfica dos poderes de inspiração do arcabouço literário inesiano, pesquisa documental baseada no relatório de pós-doutoramento de Valéria Andrade (2019) sobre o jogo "Inês&Nós", e pesquisa descritiva sobre o jogo "Inês&Nós" e suas possibilidades de extensão. Como resultados foram gerados 3 estudos. O primeiro, "Inês de Castro: um mito histórico e inspirador", evidencia fatos históricos e elementos míticos envolvidos no episódio da vida e morte de Inês de Castro e formas como esta figura mítica pode promover diálogos e práticas leitoras e escritoras. O segundo, "LerAtos em Diálogos" apresenta uma análise teórico-metodológica de cinco dos seus atributos: Multitranscodificação, Empreendedorismo Sociocultural, Ambiente de Inovação, Liberdade do Sujeito e Democratização. O terceiro, "A Comunidade Leitora Ativa Ubíqua (CLAU) Inês&Nós Valongo-Sumé", descreve seus princípios, processos, tecnologias e impactos na formação de leitores-autores, e traz uma proposta de ampliação desses impactos para a descoberta dos poderes da leitura no contexto da Educação no Campo no Cariri Paraibano. Resultados dos estudos indicam que o jogo Inês & Nós e sua aplicação envolvendo professores e alunos das cidades de Valongo, em Portugal, e de Sumé, no Cariri Paraibano, contribuem para a formação de leitores. Os jogadores consolidam uma CLAU, desenvolvem habilidades como leitoras/es e autoras/es, produzem obras inesianas adaptadas em texto e em áudio, promovem um diálogo intercultural luso-brasileiro e podem ampliar seus impactos por meio de uma rádio escolar. Uma proposta para essa ampliação é apresentada. |
id |
UEPB_18750d2506a71746003fdf103d96dfd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3788 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de CastroMétodo LerAtosComunidade Leitora Ativa UbíquaFormação de leitores-autores.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASNo Brasil, apesar de algumas iniciativas de organizações públicas e privadas para estimular a leitura, despertar a população para os poderes da leitura é um grande desafio educacional. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2016, indicou que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Dados mais recentes da mesma pesquisa (FAILLA, 2020), revelam que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores/as, considerando leitor/a aquele/a que leu um livro completo ou metade no decorrer de três meses. Este trabalho consiste em uma investigação sobre a contribuição do jogo Inês & Nós, baseado no método LerAtos de formação de leitores empreendedores sociais, para a descoberta dos poderes da leitura pelas mediações da figura mítico-histórica de Inês de Castro e da prática da interculturalidade. A investigação usou três abordagens: pesquisa bibliográfica dos poderes de inspiração do arcabouço literário inesiano, pesquisa documental baseada no relatório de pós-doutoramento de Valéria Andrade (2019) sobre o jogo "Inês&Nós", e pesquisa descritiva sobre o jogo "Inês&Nós" e suas possibilidades de extensão. Como resultados foram gerados 3 estudos. O primeiro, "Inês de Castro: um mito histórico e inspirador", evidencia fatos históricos e elementos míticos envolvidos no episódio da vida e morte de Inês de Castro e formas como esta figura mítica pode promover diálogos e práticas leitoras e escritoras. O segundo, "LerAtos em Diálogos" apresenta uma análise teórico-metodológica de cinco dos seus atributos: Multitranscodificação, Empreendedorismo Sociocultural, Ambiente de Inovação, Liberdade do Sujeito e Democratização. O terceiro, "A Comunidade Leitora Ativa Ubíqua (CLAU) Inês&Nós Valongo-Sumé", descreve seus princípios, processos, tecnologias e impactos na formação de leitores-autores, e traz uma proposta de ampliação desses impactos para a descoberta dos poderes da leitura no contexto da Educação no Campo no Cariri Paraibano. Resultados dos estudos indicam que o jogo Inês & Nós e sua aplicação envolvendo professores e alunos das cidades de Valongo, em Portugal, e de Sumé, no Cariri Paraibano, contribuem para a formação de leitores. Os jogadores consolidam uma CLAU, desenvolvem habilidades como leitoras/es e autoras/es, produzem obras inesianas adaptadas em texto e em áudio, promovem um diálogo intercultural luso-brasileiro e podem ampliar seus impactos por meio de uma rádio escolar. Uma proposta para essa ampliação é apresentada.In Brazil, despite some initiatives by public and private organizations to encourage reading, awakening the population to the powers of reading is a major educational challenge. The 2016 Retratos da Leitura no Brasil survey indicated that 44% of the Brazilian population does not read and 30% have never bought a book. More recent data from the same survey (FAILLA, 2020), reveals that Brazil lost 4.6 million readers, considering a reader a person who has read a book or half of it in the course of three months. This work consists of an investigation about the contribution of the game Inês & Nós, based on the LerAtos method of training social entrepreneurial readers, for the discovery of the powers of reading through the mediations of the mythical-historical figure of Inês de Castro and the practice of interculturality. The research used three approaches: bibliographic research of the inspirational powers of the Inesian literary framework, documentary research based on the post-doctoral report of Valéria Andrade (2019) on the game "Inês&Nós", and descriptive research on the game "Inês&Nós" and its extension possibilities. As results, 3 studies were generated. The first, "Inês de Castro: a historical and inspirational myth", highlights historical facts and mythical elements involved in the episode of the life and death of Inês de Castro and ways in which this mythical figure can promote dialogues and reading and writing practices. The second, "LerAtos em Diálogos" presents a theoretical-methodological analysis of five of its attributes: Multitranscodification, Sociocultural Entrepreneurship, Innovation Environment, Freedom of the Subject, and Democratization. The third, "The Inês&Nós Valongo-Sumé Ubiquitous Active Reading Community (UABC)", describes its principles, processes, technologies and impacts on the formation of reader-authors, and brings a proposal to expand these impacts to the discovery of the powers of reading in the context of Rural Education in Cariri Paraibano. Results of the studies indicate that the game Inês & Nós and its application involving teachers and students from the cities of Valongo, in Portugal, and Sumé, in Cariri Paraibano, contribute to the formation of readers. The players consolidate a CLAU, develop skills as readers and authors, produce Inesian works adapted in text and audio, promote a Luso-Brazilian intercultural dialogue, and may expand their impact through a school radio station. A proposal for this expansion is presented.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIAndrade, ValériaBarros, Marcelo Alves deAlves, José Hélder PinheiroJustino, Luciano BarbosaSousa, Rafael Barros de2021-08-23T23:58:24Z2021-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, R. B. Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-08-23T23:58:24Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3788Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-08-23T23:58:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro |
title |
Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro |
spellingShingle |
Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro Sousa, Rafael Barros de Método LerAtos Comunidade Leitora Ativa Ubíqua Formação de leitores-autores. LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro |
title_full |
Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro |
title_fullStr |
Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro |
title_full_unstemmed |
Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro |
title_sort |
Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro |
author |
Sousa, Rafael Barros de |
author_facet |
Sousa, Rafael Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Valéria Barros, Marcelo Alves de Alves, José Hélder Pinheiro Justino, Luciano Barbosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Rafael Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método LerAtos Comunidade Leitora Ativa Ubíqua Formação de leitores-autores. LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Método LerAtos Comunidade Leitora Ativa Ubíqua Formação de leitores-autores. LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
No Brasil, apesar de algumas iniciativas de organizações públicas e privadas para estimular a leitura, despertar a população para os poderes da leitura é um grande desafio educacional. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2016, indicou que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Dados mais recentes da mesma pesquisa (FAILLA, 2020), revelam que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores/as, considerando leitor/a aquele/a que leu um livro completo ou metade no decorrer de três meses. Este trabalho consiste em uma investigação sobre a contribuição do jogo Inês & Nós, baseado no método LerAtos de formação de leitores empreendedores sociais, para a descoberta dos poderes da leitura pelas mediações da figura mítico-histórica de Inês de Castro e da prática da interculturalidade. A investigação usou três abordagens: pesquisa bibliográfica dos poderes de inspiração do arcabouço literário inesiano, pesquisa documental baseada no relatório de pós-doutoramento de Valéria Andrade (2019) sobre o jogo "Inês&Nós", e pesquisa descritiva sobre o jogo "Inês&Nós" e suas possibilidades de extensão. Como resultados foram gerados 3 estudos. O primeiro, "Inês de Castro: um mito histórico e inspirador", evidencia fatos históricos e elementos míticos envolvidos no episódio da vida e morte de Inês de Castro e formas como esta figura mítica pode promover diálogos e práticas leitoras e escritoras. O segundo, "LerAtos em Diálogos" apresenta uma análise teórico-metodológica de cinco dos seus atributos: Multitranscodificação, Empreendedorismo Sociocultural, Ambiente de Inovação, Liberdade do Sujeito e Democratização. O terceiro, "A Comunidade Leitora Ativa Ubíqua (CLAU) Inês&Nós Valongo-Sumé", descreve seus princípios, processos, tecnologias e impactos na formação de leitores-autores, e traz uma proposta de ampliação desses impactos para a descoberta dos poderes da leitura no contexto da Educação no Campo no Cariri Paraibano. Resultados dos estudos indicam que o jogo Inês & Nós e sua aplicação envolvendo professores e alunos das cidades de Valongo, em Portugal, e de Sumé, no Cariri Paraibano, contribuem para a formação de leitores. Os jogadores consolidam uma CLAU, desenvolvem habilidades como leitoras/es e autoras/es, produzem obras inesianas adaptadas em texto e em áudio, promovem um diálogo intercultural luso-brasileiro e podem ampliar seus impactos por meio de uma rádio escolar. Uma proposta para essa ampliação é apresentada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-23T23:58:24Z 2021-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, R. B. Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3788 |
identifier_str_mv |
SOUSA, R. B. Inês & nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Educação - CEDUC Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Educação - CEDUC Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709224485584896 |