As representações léxico-semânticas das lesbianidades no cordel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2525 |
Resumo: | A pesquisa teve por objetivo catalogar, analisar e problematizar a representação das lesbianidades em suas configurações léxico-semânticas na produção cordelística. Foram tomados como corpus vinte e oito folhetos, entre impressos, digitalizados e on-line, selecionados sob dois critérios: o primeiro, nomeando as mulheres tidas por lésbicas, desde que a problematizassem; e o segundo, aludindo a qualquer termo ou expressão que a configurasse, mesmo não a protagonizando. Assim, o olhar da pesquisa se orientou para a discussão da representação de termos e/ou expressões como “sapatão”, “mulher-macho”, “mulher gay”, “lésbica”, dentre outros configuradores de práticas das lesbianidades enquanto performances, conforme estudos de Butler (2003), Louro (2008), Mott (1987) e Viñuales (2002). O conceito de lesbianidades partiu da concepção de Wittig (2009) que o compreende como a relação amorosa e/ou sexual, desejosa e afetiva entre mulheres. A pesquisa enfatiza o cordel enquanto produção literária conforme Abreu (1999), Diégues Júnior (1986) e Santos e Nóbrega (2006,). A literatura de cordel, na abordagem desta pesquisa, tem o sentido não só de entretenimento, mais também de denúncia dos marginalizados nas páginas dos cordéis, pois o cordelista, independentemente do lugar social de escrita, procura se adequar ao universo do leitor de seu texto, inclusive sob foros de visibilidade no mercado. Priorizamos a percepção das representações léxico-semânticas das lesbianidades, partindo da Lexicologia que inclui a etimologia, a formação de palavras, a importação de palavras, a morfologia, a fonologia e a sintaxe. Assim, percebemos, diante dos cordéis selecionados para a pesquisa, a multiplicidade de vocábulos usados para nomear as mulheres tidas como lésbicas, porém todos com a mesma significação: mulher que têm relações amorosas e/ou sexuais com suas iguais. |
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As representações léxico-semânticas das lesbianidades no cordelLesbianidades. Representação de gênero. Literatura de cordelCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA pesquisa teve por objetivo catalogar, analisar e problematizar a representação das lesbianidades em suas configurações léxico-semânticas na produção cordelística. Foram tomados como corpus vinte e oito folhetos, entre impressos, digitalizados e on-line, selecionados sob dois critérios: o primeiro, nomeando as mulheres tidas por lésbicas, desde que a problematizassem; e o segundo, aludindo a qualquer termo ou expressão que a configurasse, mesmo não a protagonizando. Assim, o olhar da pesquisa se orientou para a discussão da representação de termos e/ou expressões como “sapatão”, “mulher-macho”, “mulher gay”, “lésbica”, dentre outros configuradores de práticas das lesbianidades enquanto performances, conforme estudos de Butler (2003), Louro (2008), Mott (1987) e Viñuales (2002). O conceito de lesbianidades partiu da concepção de Wittig (2009) que o compreende como a relação amorosa e/ou sexual, desejosa e afetiva entre mulheres. A pesquisa enfatiza o cordel enquanto produção literária conforme Abreu (1999), Diégues Júnior (1986) e Santos e Nóbrega (2006,). A literatura de cordel, na abordagem desta pesquisa, tem o sentido não só de entretenimento, mais também de denúncia dos marginalizados nas páginas dos cordéis, pois o cordelista, independentemente do lugar social de escrita, procura se adequar ao universo do leitor de seu texto, inclusive sob foros de visibilidade no mercado. Priorizamos a percepção das representações léxico-semânticas das lesbianidades, partindo da Lexicologia que inclui a etimologia, a formação de palavras, a importação de palavras, a morfologia, a fonologia e a sintaxe. Assim, percebemos, diante dos cordéis selecionados para a pesquisa, a multiplicidade de vocábulos usados para nomear as mulheres tidas como lésbicas, porém todos com a mesma significação: mulher que têm relações amorosas e/ou sexuais com suas iguais.The research aimed to catalog, analyze, and discuss the representation of lesbianism in their lexical-semantic configurations in production cordelist. Were taken as corpus twenty-eight booklets, between printed, digitized and online, selected under two criteria: the first; naming women taken by a lesbian since if they problematizes her and the latter alluding to any term or expression that the configure, even not taking part. Thus, the research oriented look for discussion of terms or expressions like "romp, woman-woman, male gay, lesbian", among other configured as practices of lesbianism while performances, as Butler studies (2003), Laurel (2008), Mott (1987) and Viñuales (2002). The concept of lesbianism departed the Wittig (2009) design that understands how the romantic relationship sexual longing and affective and/or among women. The concept of lesbianism departed the Wittig (2009) design that understands how the romantic relationship sexual longing and affective and/or among women. The research emphasizes the cord while literary production as Abreu (1999), Higgins (1986) and according to Santos and Nóbrega (2006). The cordel literature, this research approach has the sense not only entertainment, but also of denunciation of the marginalized in the pages of the twine, as the cordelist, regardless of the social place of writing, looking fit to the universe of your text reader, including forums under market visibility. We prioritize the perception of lexical-semantic representations of lesbianism, starting from Lexicology which includes the etymology, the formation of words, the import of words, morphology, phonology and syntax. Thus we see in front of twine selected for the research, the multiplicity of words used to name the women taken as lesbians, but all with the same meaning: woman who has loving relationships and / or sex with their equal.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIAntônio de Pádua Dias da, SilvaRozeane Porto, Diniz2016-09-02T15:07:07Z2013-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRozeane Porto, Diniz. As representações léxico-semânticas das lesbianidades no cordel. 2013. 140 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-09-03T04:02:54Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2525Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-09-03T04:02:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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