Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria José Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4616
Resumo: Esta pesquisa, de natureza descritiva e propositiva, traz uma metodologia de prática de leitura do texto literário tendo por foco a formação de leitores de Ensino Fundamental em turma de 9º ano. O estudo dedica-se ao gênero poema no exercício da prática de leitura literária em sala de aula e parte da compreensão de que o texto poético, na condição de linguagem carregada de sentidos, contribui para o desenvolvimento da formação leitora na perspectiva do letramento. A proposta tem por objeto de estudo poemas da Literatura afro-brasileira, como forma de propor um diálogo acerca da literatura de autoria negra, além de trabalhar a literariedade e as possibilidades de sentidos, com foco no potencial lúdico e enriquecedor de conhecimentos do citado gênero literário. Assim, o objetivo está em propiciar habilidades leitoras do texto poético, estimulando o gosto pela leitura de poemas, dentro da perspectiva do letramento literário e da multimodalidade. Para tanto, se faz necessário o uso de oficinas como estratégias para a prática de leitura e produção de poemas associados às ferramentas tecnológicas para a produção de poemfics. Para esse fim, a fundamentação teórica contou com os pressupostos dos estudos de Solé (1998), Gil (2002), Cosson (2021), Pinheiro (2018), Sorrenti (2009), Macedo (2021), Colomer (2007), Dalvi (2013), Ribeiro (2021), Jenkins (2013), Vargas (2015), Duarte (2022), Negreiros (2017) e Cuti (2010). A relevância deste estudo está na proposição de um contato mais efetivo com o gênero poético capaz de contribuir para a formação de habilidades leitoras, visando o letramento literário. Além disso, compreender expressões da Literatura afro-brasileira cuja temática tem grande importância para o debate da sala de aula, no sentido de possibilitar a ressignificação e a valorização da cultura afro-brasileira e da construção da autoestima e quebra de preconceitos.
id UEPB_2a1f9bd0084a42c995d7e7d9e6328442
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4616
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literárioFormação do leitor. Literatura afro-brasileira. Poemfics. Letramento. EnsinoLETRAS::TEORIA LITERARIAEsta pesquisa, de natureza descritiva e propositiva, traz uma metodologia de prática de leitura do texto literário tendo por foco a formação de leitores de Ensino Fundamental em turma de 9º ano. O estudo dedica-se ao gênero poema no exercício da prática de leitura literária em sala de aula e parte da compreensão de que o texto poético, na condição de linguagem carregada de sentidos, contribui para o desenvolvimento da formação leitora na perspectiva do letramento. A proposta tem por objeto de estudo poemas da Literatura afro-brasileira, como forma de propor um diálogo acerca da literatura de autoria negra, além de trabalhar a literariedade e as possibilidades de sentidos, com foco no potencial lúdico e enriquecedor de conhecimentos do citado gênero literário. Assim, o objetivo está em propiciar habilidades leitoras do texto poético, estimulando o gosto pela leitura de poemas, dentro da perspectiva do letramento literário e da multimodalidade. Para tanto, se faz necessário o uso de oficinas como estratégias para a prática de leitura e produção de poemas associados às ferramentas tecnológicas para a produção de poemfics. Para esse fim, a fundamentação teórica contou com os pressupostos dos estudos de Solé (1998), Gil (2002), Cosson (2021), Pinheiro (2018), Sorrenti (2009), Macedo (2021), Colomer (2007), Dalvi (2013), Ribeiro (2021), Jenkins (2013), Vargas (2015), Duarte (2022), Negreiros (2017) e Cuti (2010). A relevância deste estudo está na proposição de um contato mais efetivo com o gênero poético capaz de contribuir para a formação de habilidades leitoras, visando o letramento literário. Além disso, compreender expressões da Literatura afro-brasileira cuja temática tem grande importância para o debate da sala de aula, no sentido de possibilitar a ressignificação e a valorização da cultura afro-brasileira e da construção da autoestima e quebra de preconceitos.This research, of descriptive and propositional nature, brings a methodology of reading practice of the literary text focusing on the formation of readers in elementary school in 9th grade class. The study is dedicated to the poem genre in the practice of literary reading in the classroom and is based on the understanding that the poetic text, as a language loaded with meanings, contributes to the development of reading education from the perspective of literacy. The proposal has as its object of study poems from Afro-Brazilian literature, as a way of proposing a dialogue about black literature, as well as working on literariness and the possibilities of meaning, focusing on the playful and enriching potential of the aforementioned literary genre. Thus, the goal is to provide reading skills of the poetic text, stimulating a taste for reading poems, within the perspective of literary literacy and multimodality. To this end, it is necessary to use workshops as strategies for the practice of reading and production of poems associated with technological tools for the production of poemfics. To this end, the theoretical foundation relied on the assumptions of the studies of Solé (1998), Gil (2002), Cosson (2021), Pinheiro (2018), Sorrenti (2009), Macedo (2021), Colomer (2007), Dalvi (2013), Ribeiro (2021), Jenkins (2013), Vargas (2015), Duarte (2022), Negreiros (2017) and Cuti (2010). The relevance of this study lies in the proposition of a more effective contact with the poetic genre capable of contributing to the formation of reading skills, aiming at literary literacy. In addition, to understand expressions of Afro-Brazilian literature whose theme has great importance for the classroom debate, in order to enable the re-signification and valorization of Afro-Brazilian culture and the construction of self-esteem and breaking prejudices.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCosta, Maria Suely dahttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711Dias, Valdenides Cabral de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9467435917159475Silva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Silva, Maria José Almeida2023-05-04T12:44:22Z2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Maria José Almeida. Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário. 2023. 127 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-05-04T12:45:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-05-04T12:45:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário
title Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário
spellingShingle Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário
Silva, Maria José Almeida
Formação do leitor. Literatura afro-brasileira. Poemfics. Letramento. Ensino
LETRAS::TEORIA LITERARIA
title_short Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário
title_full Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário
title_fullStr Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário
title_full_unstemmed Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário
title_sort Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário
author Silva, Maria José Almeida
author_facet Silva, Maria José Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Maria Suely da
http://lattes.cnpq.br/1891779191833711
Dias, Valdenides Cabral de Araújo
http://lattes.cnpq.br/9467435917159475
Silva, Rosângela Neres Araújo da
http://lattes.cnpq.br/2398653747944135
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria José Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do leitor. Literatura afro-brasileira. Poemfics. Letramento. Ensino
LETRAS::TEORIA LITERARIA
topic Formação do leitor. Literatura afro-brasileira. Poemfics. Letramento. Ensino
LETRAS::TEORIA LITERARIA
description Esta pesquisa, de natureza descritiva e propositiva, traz uma metodologia de prática de leitura do texto literário tendo por foco a formação de leitores de Ensino Fundamental em turma de 9º ano. O estudo dedica-se ao gênero poema no exercício da prática de leitura literária em sala de aula e parte da compreensão de que o texto poético, na condição de linguagem carregada de sentidos, contribui para o desenvolvimento da formação leitora na perspectiva do letramento. A proposta tem por objeto de estudo poemas da Literatura afro-brasileira, como forma de propor um diálogo acerca da literatura de autoria negra, além de trabalhar a literariedade e as possibilidades de sentidos, com foco no potencial lúdico e enriquecedor de conhecimentos do citado gênero literário. Assim, o objetivo está em propiciar habilidades leitoras do texto poético, estimulando o gosto pela leitura de poemas, dentro da perspectiva do letramento literário e da multimodalidade. Para tanto, se faz necessário o uso de oficinas como estratégias para a prática de leitura e produção de poemas associados às ferramentas tecnológicas para a produção de poemfics. Para esse fim, a fundamentação teórica contou com os pressupostos dos estudos de Solé (1998), Gil (2002), Cosson (2021), Pinheiro (2018), Sorrenti (2009), Macedo (2021), Colomer (2007), Dalvi (2013), Ribeiro (2021), Jenkins (2013), Vargas (2015), Duarte (2022), Negreiros (2017) e Cuti (2010). A relevância deste estudo está na proposição de um contato mais efetivo com o gênero poético capaz de contribuir para a formação de habilidades leitoras, visando o letramento literário. Além disso, compreender expressões da Literatura afro-brasileira cuja temática tem grande importância para o debate da sala de aula, no sentido de possibilitar a ressignificação e a valorização da cultura afro-brasileira e da construção da autoestima e quebra de preconceitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-04T12:44:22Z
2023-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria José Almeida. Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário. 2023. 127 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4616
identifier_str_mv SILVA, Maria José Almeida. Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário. 2023. 127 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458433568538624