Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Cristina de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4317
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar possíveis contribuições do estágio supervisionado para a formação do professor de matemática. A pesquisa adota uma metodologia de abordagem qualitativa e está estruturada no formato Multipaper, composta por dois artigos. Para o primeiro artigo, utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com o intuito de investigar as expectativas de vinte futuros professores de matemática em relação ao estágio supervisionado. Já no segundo artigo, temos como sujeitos treze professores de dois cursos de Licenciatura em Matemática e o instrumento utilizado foi o questionário. Obedecendo aos protocolos de isolamento social impostos pela pandemia da Covid-19, todos os dados foram coletados de maneira virtual. A partir das análises dos dados ficou evidenciado que o estágio supervisionado constitui um importante espaço de aprendizagem da docência, contribuindo para a construção da identidade docente dos licenciandos participantes da pesquisa, ao executarem e refletirem sobre ações que estão presentes no dia a dia do professor, permitindo o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. Com os professores participantes da pesquisa, procuramos compreender seus pontos de vista acerca das contribuições do estágio supervisionado para a formação do futuro professor de matemática. Para eles, o estágio supervisionado no curso de licenciatura em matemática contribui para que o licenciando desenvolva um conjunto de ações relativas à docência, aprendendo a ser professor, estreitando a relação teoria e prática.
id UEPB_31f73a111f49ec3fcdfcb674477c7c59
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4317
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitáriosSupervised internship in Mathematics: Reflections from the point of view of undergraduates and university teachersEstágio SupervisionadoFormação docenteEnsino de MatemáticaSupervised internshipTeacher trainingMath teachingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa tem por objetivo investigar possíveis contribuições do estágio supervisionado para a formação do professor de matemática. A pesquisa adota uma metodologia de abordagem qualitativa e está estruturada no formato Multipaper, composta por dois artigos. Para o primeiro artigo, utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com o intuito de investigar as expectativas de vinte futuros professores de matemática em relação ao estágio supervisionado. Já no segundo artigo, temos como sujeitos treze professores de dois cursos de Licenciatura em Matemática e o instrumento utilizado foi o questionário. Obedecendo aos protocolos de isolamento social impostos pela pandemia da Covid-19, todos os dados foram coletados de maneira virtual. A partir das análises dos dados ficou evidenciado que o estágio supervisionado constitui um importante espaço de aprendizagem da docência, contribuindo para a construção da identidade docente dos licenciandos participantes da pesquisa, ao executarem e refletirem sobre ações que estão presentes no dia a dia do professor, permitindo o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. Com os professores participantes da pesquisa, procuramos compreender seus pontos de vista acerca das contribuições do estágio supervisionado para a formação do futuro professor de matemática. Para eles, o estágio supervisionado no curso de licenciatura em matemática contribui para que o licenciando desenvolva um conjunto de ações relativas à docência, aprendendo a ser professor, estreitando a relação teoria e prática.This research aims to investigate possible contributions of the supervised internship to the formation of the mathematics teacher. The research adopts a qualitative approach methodology and is structured in the Multipaper format, consisting of two articles. For the first article, we used the semi-structured interview as a data collection instrument in order to investigate the expectations of twenty future mathematics teachers in relation to the supervised internship. In the second article, we have thirteen teachers from two Mathematics Licentiate courses as subjects and the instrument used was the questionnaire. Obeying the social isolation protocols imposed by the Covid-19 pandemic, all data were collected in a virtual way. From the analysis of the data, it was evidenced that the supervised internship constitutes an important space for teaching learning, contributing to the construction of the teaching identity of the undergraduates participating in the research, as they perform and reflect on actions that are present in the teacher's daily life, allowing the improvement of their pedagogical practices. With the teachers participating in the research, we tried to understand their points of view about the contributions of the supervised internship to the formation of the future mathematics teacher. For them, the supervised internship in the Mathematics Licentiate course contributes to the Licentiate's developing a set of actions related to teaching, learning to be a teacher, strengthening the relationship between theory and practice.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro Lúcio131. 965. 964-00http://lattes.cnpq.br/1399033210518957Almeida, José Joelson Pimentel de632.846.264-68http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Cavalcanti, José Dilson Beserra030.839.944-78http://lattes.cnpq.br/7001668802091435Lima, Ana Cristina de Souza2022-04-11T11:34:29Z2999-12-312022-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Ana Cristina de Souza. Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários. 2022. 107f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4317porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-04-11T11:35:54Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-04-11T11:35:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários
Supervised internship in Mathematics: Reflections from the point of view of undergraduates and university teachers
title Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários
spellingShingle Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários
Lima, Ana Cristina de Souza
Estágio Supervisionado
Formação docente
Ensino de Matemática
Supervised internship
Teacher training
Math teaching
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários
title_full Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários
title_fullStr Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários
title_full_unstemmed Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários
title_sort Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários
author Lima, Ana Cristina de Souza
author_facet Lima, Ana Cristina de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barboza, Pedro Lúcio
131. 965. 964-00
http://lattes.cnpq.br/1399033210518957
Almeida, José Joelson Pimentel de
632.846.264-68
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
Cavalcanti, José Dilson Beserra
030.839.944-78
http://lattes.cnpq.br/7001668802091435
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Cristina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado
Formação docente
Ensino de Matemática
Supervised internship
Teacher training
Math teaching
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Estágio Supervisionado
Formação docente
Ensino de Matemática
Supervised internship
Teacher training
Math teaching
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar possíveis contribuições do estágio supervisionado para a formação do professor de matemática. A pesquisa adota uma metodologia de abordagem qualitativa e está estruturada no formato Multipaper, composta por dois artigos. Para o primeiro artigo, utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com o intuito de investigar as expectativas de vinte futuros professores de matemática em relação ao estágio supervisionado. Já no segundo artigo, temos como sujeitos treze professores de dois cursos de Licenciatura em Matemática e o instrumento utilizado foi o questionário. Obedecendo aos protocolos de isolamento social impostos pela pandemia da Covid-19, todos os dados foram coletados de maneira virtual. A partir das análises dos dados ficou evidenciado que o estágio supervisionado constitui um importante espaço de aprendizagem da docência, contribuindo para a construção da identidade docente dos licenciandos participantes da pesquisa, ao executarem e refletirem sobre ações que estão presentes no dia a dia do professor, permitindo o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. Com os professores participantes da pesquisa, procuramos compreender seus pontos de vista acerca das contribuições do estágio supervisionado para a formação do futuro professor de matemática. Para eles, o estágio supervisionado no curso de licenciatura em matemática contribui para que o licenciando desenvolva um conjunto de ações relativas à docência, aprendendo a ser professor, estreitando a relação teoria e prática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11T11:34:29Z
2022-02-22
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Ana Cristina de Souza. Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários. 2022. 107f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2023.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4317
identifier_str_mv LIMA, Ana Cristina de Souza. Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários. 2022. 107f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2023.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458430653497344