Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4317 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar possíveis contribuições do estágio supervisionado para a formação do professor de matemática. A pesquisa adota uma metodologia de abordagem qualitativa e está estruturada no formato Multipaper, composta por dois artigos. Para o primeiro artigo, utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com o intuito de investigar as expectativas de vinte futuros professores de matemática em relação ao estágio supervisionado. Já no segundo artigo, temos como sujeitos treze professores de dois cursos de Licenciatura em Matemática e o instrumento utilizado foi o questionário. Obedecendo aos protocolos de isolamento social impostos pela pandemia da Covid-19, todos os dados foram coletados de maneira virtual. A partir das análises dos dados ficou evidenciado que o estágio supervisionado constitui um importante espaço de aprendizagem da docência, contribuindo para a construção da identidade docente dos licenciandos participantes da pesquisa, ao executarem e refletirem sobre ações que estão presentes no dia a dia do professor, permitindo o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. Com os professores participantes da pesquisa, procuramos compreender seus pontos de vista acerca das contribuições do estágio supervisionado para a formação do futuro professor de matemática. Para eles, o estágio supervisionado no curso de licenciatura em matemática contribui para que o licenciando desenvolva um conjunto de ações relativas à docência, aprendendo a ser professor, estreitando a relação teoria e prática. |
id |
UEPB_31f73a111f49ec3fcdfcb674477c7c59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4317 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitáriosSupervised internship in Mathematics: Reflections from the point of view of undergraduates and university teachersEstágio SupervisionadoFormação docenteEnsino de MatemáticaSupervised internshipTeacher trainingMath teachingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa tem por objetivo investigar possíveis contribuições do estágio supervisionado para a formação do professor de matemática. A pesquisa adota uma metodologia de abordagem qualitativa e está estruturada no formato Multipaper, composta por dois artigos. Para o primeiro artigo, utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com o intuito de investigar as expectativas de vinte futuros professores de matemática em relação ao estágio supervisionado. Já no segundo artigo, temos como sujeitos treze professores de dois cursos de Licenciatura em Matemática e o instrumento utilizado foi o questionário. Obedecendo aos protocolos de isolamento social impostos pela pandemia da Covid-19, todos os dados foram coletados de maneira virtual. A partir das análises dos dados ficou evidenciado que o estágio supervisionado constitui um importante espaço de aprendizagem da docência, contribuindo para a construção da identidade docente dos licenciandos participantes da pesquisa, ao executarem e refletirem sobre ações que estão presentes no dia a dia do professor, permitindo o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. Com os professores participantes da pesquisa, procuramos compreender seus pontos de vista acerca das contribuições do estágio supervisionado para a formação do futuro professor de matemática. Para eles, o estágio supervisionado no curso de licenciatura em matemática contribui para que o licenciando desenvolva um conjunto de ações relativas à docência, aprendendo a ser professor, estreitando a relação teoria e prática.This research aims to investigate possible contributions of the supervised internship to the formation of the mathematics teacher. The research adopts a qualitative approach methodology and is structured in the Multipaper format, consisting of two articles. For the first article, we used the semi-structured interview as a data collection instrument in order to investigate the expectations of twenty future mathematics teachers in relation to the supervised internship. In the second article, we have thirteen teachers from two Mathematics Licentiate courses as subjects and the instrument used was the questionnaire. Obeying the social isolation protocols imposed by the Covid-19 pandemic, all data were collected in a virtual way. From the analysis of the data, it was evidenced that the supervised internship constitutes an important space for teaching learning, contributing to the construction of the teaching identity of the undergraduates participating in the research, as they perform and reflect on actions that are present in the teacher's daily life, allowing the improvement of their pedagogical practices. With the teachers participating in the research, we tried to understand their points of view about the contributions of the supervised internship to the formation of the future mathematics teacher. For them, the supervised internship in the Mathematics Licentiate course contributes to the Licentiate's developing a set of actions related to teaching, learning to be a teacher, strengthening the relationship between theory and practice.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro Lúcio131. 965. 964-00http://lattes.cnpq.br/1399033210518957Almeida, José Joelson Pimentel de632.846.264-68http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Cavalcanti, José Dilson Beserra030.839.944-78http://lattes.cnpq.br/7001668802091435Lima, Ana Cristina de Souza2022-04-11T11:34:29Z2999-12-312022-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Ana Cristina de Souza. Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários. 2022. 107f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4317porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-04-11T11:35:54Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-04-11T11:35:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários Supervised internship in Mathematics: Reflections from the point of view of undergraduates and university teachers |
title |
Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários |
spellingShingle |
Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários Lima, Ana Cristina de Souza Estágio Supervisionado Formação docente Ensino de Matemática Supervised internship Teacher training Math teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários |
title_full |
Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários |
title_fullStr |
Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários |
title_sort |
Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários |
author |
Lima, Ana Cristina de Souza |
author_facet |
Lima, Ana Cristina de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barboza, Pedro Lúcio 131. 965. 964-00 http://lattes.cnpq.br/1399033210518957 Almeida, José Joelson Pimentel de 632.846.264-68 http://lattes.cnpq.br/8166150091846962 Cavalcanti, José Dilson Beserra 030.839.944-78 http://lattes.cnpq.br/7001668802091435 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ana Cristina de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado Formação docente Ensino de Matemática Supervised internship Teacher training Math teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Estágio Supervisionado Formação docente Ensino de Matemática Supervised internship Teacher training Math teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo investigar possíveis contribuições do estágio supervisionado para a formação do professor de matemática. A pesquisa adota uma metodologia de abordagem qualitativa e está estruturada no formato Multipaper, composta por dois artigos. Para o primeiro artigo, utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com o intuito de investigar as expectativas de vinte futuros professores de matemática em relação ao estágio supervisionado. Já no segundo artigo, temos como sujeitos treze professores de dois cursos de Licenciatura em Matemática e o instrumento utilizado foi o questionário. Obedecendo aos protocolos de isolamento social impostos pela pandemia da Covid-19, todos os dados foram coletados de maneira virtual. A partir das análises dos dados ficou evidenciado que o estágio supervisionado constitui um importante espaço de aprendizagem da docência, contribuindo para a construção da identidade docente dos licenciandos participantes da pesquisa, ao executarem e refletirem sobre ações que estão presentes no dia a dia do professor, permitindo o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. Com os professores participantes da pesquisa, procuramos compreender seus pontos de vista acerca das contribuições do estágio supervisionado para a formação do futuro professor de matemática. Para eles, o estágio supervisionado no curso de licenciatura em matemática contribui para que o licenciando desenvolva um conjunto de ações relativas à docência, aprendendo a ser professor, estreitando a relação teoria e prática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-11T11:34:29Z 2022-02-22 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Ana Cristina de Souza. Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários. 2022. 107f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2023. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4317 |
identifier_str_mv |
LIMA, Ana Cristina de Souza. Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários. 2022. 107f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2023. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458430653497344 |