Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emílio de Lucena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4161
Resumo: A Física Moderna e Contemporânea desempenha relevante papel no conhecimento científico e na produção tecnológica da sociedade atual. Os estudantes dos diversos níveis de escolaridade, lidam com um universo no qual a ciência e a tecnologia tornaram-se elementos quase que fundamentais para a vida atual. Essa constatação aponta para a necessidade do estudo desse conhecimento na Educação Básica e gera a seguinte indigação: Será que a inserção de temáticas de Física Moderna durante as aulas de Física nas escolas de Ensino Médio, conduziria aos estudantes estabelecerem alguma relação com o conhecimento da Física Clássica? A partir desse questionamento, acredita-se que conteúdos de Física Moderna e Contemporânea possam ser inseridos em conexão com Física Clássica. Adota-se que os resultados dessa inserção, poderão sim contribuir para facilitar a compreensão dos estudantes no estudo desse novo conhecimento. Diante disso, propõe-se com essa pesquisa, a utilização do fóton através do Efeito Fotoelétrico, como mediador de processos em Eletrodinâmica no ensino de conteúdos de Eletricidade no Ensino Médio. A proposta envolve as seguintes ações: (i) Realização de atividades experimentais e/ou observacionais que possam facilitar a compreensão do estudante acerca desse conhecimento utilizando como ferramenta pedagógica a UEPS(Sequência Didática); (ii) Aplicação desses conceitos na produção de projetos envolvendo o fenômeno do Efeito Fotoelétrico, buscando uma conexão entre a teoria e a prática, procurando incentivar os estudantes a produzir objetos/aparatos simples em função da aquisição desse conhecimento. Essa pesquisa constitui-se em uma proposta de ensino que busca propiciar a flexibilização dos conteúdos programáticos pré-estabelecidos para o Ensino Médio, que são sempre trabalhados em uma sequência pré-determinada pelos livros didáticos. E portanto, nessa perspectiva, inserir um conteúdo de Física Moderna em conexão com a Física Clássica é sem dúvida alguma desafiar o professor de Física para que este possa incorporar outros conteúdos de Física Moderna na Educação Básica.
id UEPB_4028fbcfc42ddfc4e1d9f69c7dc8e2e5
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4161
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensinoEnsino de FísicaFótonsEfeito FotoelétricoEletrodinâmicaTeaching PhysicsPhotonsPhotoelectric effectEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA Física Moderna e Contemporânea desempenha relevante papel no conhecimento científico e na produção tecnológica da sociedade atual. Os estudantes dos diversos níveis de escolaridade, lidam com um universo no qual a ciência e a tecnologia tornaram-se elementos quase que fundamentais para a vida atual. Essa constatação aponta para a necessidade do estudo desse conhecimento na Educação Básica e gera a seguinte indigação: Será que a inserção de temáticas de Física Moderna durante as aulas de Física nas escolas de Ensino Médio, conduziria aos estudantes estabelecerem alguma relação com o conhecimento da Física Clássica? A partir desse questionamento, acredita-se que conteúdos de Física Moderna e Contemporânea possam ser inseridos em conexão com Física Clássica. Adota-se que os resultados dessa inserção, poderão sim contribuir para facilitar a compreensão dos estudantes no estudo desse novo conhecimento. Diante disso, propõe-se com essa pesquisa, a utilização do fóton através do Efeito Fotoelétrico, como mediador de processos em Eletrodinâmica no ensino de conteúdos de Eletricidade no Ensino Médio. A proposta envolve as seguintes ações: (i) Realização de atividades experimentais e/ou observacionais que possam facilitar a compreensão do estudante acerca desse conhecimento utilizando como ferramenta pedagógica a UEPS(Sequência Didática); (ii) Aplicação desses conceitos na produção de projetos envolvendo o fenômeno do Efeito Fotoelétrico, buscando uma conexão entre a teoria e a prática, procurando incentivar os estudantes a produzir objetos/aparatos simples em função da aquisição desse conhecimento. Essa pesquisa constitui-se em uma proposta de ensino que busca propiciar a flexibilização dos conteúdos programáticos pré-estabelecidos para o Ensino Médio, que são sempre trabalhados em uma sequência pré-determinada pelos livros didáticos. E portanto, nessa perspectiva, inserir um conteúdo de Física Moderna em conexão com a Física Clássica é sem dúvida alguma desafiar o professor de Física para que este possa incorporar outros conteúdos de Física Moderna na Educação Básica.Modern and Contemporary Physics plays a relevant role in the scientific knowledge and technological production of today's society. Students of the various levels of schooling deal with a universe in which science and technology have become almost fundamental elements in today's life. This finding points to the need to study this knowledge in Basic Education and generates the following indignation: Would the insertion of Modern Physics in Physics classes in High School would lead the students to establish any relation with the knowledge of Classical Physics? From this questioning, it is believed that contents of Modern and Contemporary Physics can be inserted in connection with Classical Physics. It is adopted that the results of this action, could contribute to facilitate the students' understanding in the study of this new knowledge. Faced with this, it is proposed with this research, the use of photon through the Photoelectric Effect, as mediator of processes in Electrodynamics in the teaching of Electricity contents in High School. The proposal involves the following actions: (i) Experimental and / or observational activities that may facilitate the student's understanding of this knowledge using the LPS (Didactic Sequence) as a pedagogical tool; (ii) Application of these concepts in the production of projects involving the phenomenon of the Photoelectric Effect, seeking a connection between theory and practice, seeking to encourage students to produce simple objects / apparatuses in function of the acquisition of this knowledge. This research constitutes a proposal that seeks to facilitate the flexibility of pre-established program contents for High School, which are always worked in a sequence also pre-established. And therefore, in this perspective, insert a content of Modern Physics in connection with Classical Physics and challenge the physics teacher to incorporate other contents of Modern Physics into Basic Education.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFSantos, José Jamilton Rodrigues dos04044115419Cavalcante, Everton01069976539Costa Filho, Francisco Geraldo da48152498300Silva, Emílio de Lucena2022-02-24T19:06:12Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Emílio de Lucena. Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino. 2018. 89f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-24T19:06:12Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-24T19:06:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino
title Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino
spellingShingle Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino
Silva, Emílio de Lucena
Ensino de Física
Fótons
Efeito Fotoelétrico
Eletrodinâmica
Teaching Physics
Photons
Photoelectric effect
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino
title_full Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino
title_fullStr Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino
title_full_unstemmed Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino
title_sort Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino
author Silva, Emílio de Lucena
author_facet Silva, Emílio de Lucena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Jamilton Rodrigues dos
04044115419
Cavalcante, Everton
01069976539
Costa Filho, Francisco Geraldo da
48152498300
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emílio de Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Fótons
Efeito Fotoelétrico
Eletrodinâmica
Teaching Physics
Photons
Photoelectric effect
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Física
Fótons
Efeito Fotoelétrico
Eletrodinâmica
Teaching Physics
Photons
Photoelectric effect
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A Física Moderna e Contemporânea desempenha relevante papel no conhecimento científico e na produção tecnológica da sociedade atual. Os estudantes dos diversos níveis de escolaridade, lidam com um universo no qual a ciência e a tecnologia tornaram-se elementos quase que fundamentais para a vida atual. Essa constatação aponta para a necessidade do estudo desse conhecimento na Educação Básica e gera a seguinte indigação: Será que a inserção de temáticas de Física Moderna durante as aulas de Física nas escolas de Ensino Médio, conduziria aos estudantes estabelecerem alguma relação com o conhecimento da Física Clássica? A partir desse questionamento, acredita-se que conteúdos de Física Moderna e Contemporânea possam ser inseridos em conexão com Física Clássica. Adota-se que os resultados dessa inserção, poderão sim contribuir para facilitar a compreensão dos estudantes no estudo desse novo conhecimento. Diante disso, propõe-se com essa pesquisa, a utilização do fóton através do Efeito Fotoelétrico, como mediador de processos em Eletrodinâmica no ensino de conteúdos de Eletricidade no Ensino Médio. A proposta envolve as seguintes ações: (i) Realização de atividades experimentais e/ou observacionais que possam facilitar a compreensão do estudante acerca desse conhecimento utilizando como ferramenta pedagógica a UEPS(Sequência Didática); (ii) Aplicação desses conceitos na produção de projetos envolvendo o fenômeno do Efeito Fotoelétrico, buscando uma conexão entre a teoria e a prática, procurando incentivar os estudantes a produzir objetos/aparatos simples em função da aquisição desse conhecimento. Essa pesquisa constitui-se em uma proposta de ensino que busca propiciar a flexibilização dos conteúdos programáticos pré-estabelecidos para o Ensino Médio, que são sempre trabalhados em uma sequência pré-determinada pelos livros didáticos. E portanto, nessa perspectiva, inserir um conteúdo de Física Moderna em conexão com a Física Clássica é sem dúvida alguma desafiar o professor de Física para que este possa incorporar outros conteúdos de Física Moderna na Educação Básica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
2022-02-24T19:06:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Emílio de Lucena. Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino. 2018. 89f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4161
identifier_str_mv SILVA, Emílio de Lucena. Fótons como mediadores em processos eletrodinâmicos: Uma proposta de ensino. 2018. 89f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709226834395136