O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/3256 |
Resumo: | Dissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011 |
id |
RCAP_87bc799ab53e36ac612e8b5c67d56970 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3256 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semióticaEnsino da matemáticaGeometriaLinguagemSemióticaAprendizagemDissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011Este estudo insere-se na problemática da construção do significado matemático, no que concerne à aprendizagem de conceitos e relações geométricas. Tem por base de trabalho a realização de tarefas com recurso a um programa de geometria dinâmica, o GeoGebra. Para melhor concretizar o propósito desta investigação, foram traçadas algumas linhas orientadoras, que se relacionam entre si: i) o modo como a mediação semiótica está presente ao longo da construção do significado; ii) o papel da linguagem no processo de aprendizagem da geometria; iii) a influência da utilização do GeoGebra na aprendizagem de conceitos e relações geométricas. O quadro teórico assenta em dois grandes pilares: a) a semiótica e a construção do significado, em que é dada especial ênfase ao sistema triádico do signo, denominado triângulo semiótico, que actua por meio de três elementos: o representante, o objecto e o interpretante; e b) a geometria, onde esclareço acerca do desenvolvimento conceptual e exponho de que modo a tecnologia pode contribuir para a melhoria das aprendizagens em geometria através do recurso a programas de geometria dinâmica. A metodologia adoptada no estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, na modalidade de estudo de caso. O estudo incluiu uma componente de recolha de dados numa turma de 7.º ano de escolaridade durante o 3.º período do ano lectivo de 2009/2010. Esta investigação recaiu sobre três pares de alunos e a recolha de dados foi feita essencialmente através de registos escritos, dos ficheiros em GeoGebra e de registos áudio dos diálogos de cada par de alunos durante a realização das tarefas. Os resultados deste estudo apontam evidências de que a aprendizagem da geometria é sustentada por processos de interpretação, de linguagem e de uma contínua e infinita construção de sistemas conceptuais que se vão organizando, tornando-se mais especializados, mais significativos e mais próximos do registo matemático.Amado, NéliaSapientiaNunes, Dora Luísa Alves2013-12-17T11:59:36Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:17Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:51.914134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica |
title |
O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica |
spellingShingle |
O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica Nunes, Dora Luísa Alves Ensino da matemática Geometria Linguagem Semiótica Aprendizagem |
title_short |
O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica |
title_full |
O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica |
title_fullStr |
O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica |
title_full_unstemmed |
O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica |
title_sort |
O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica |
author |
Nunes, Dora Luísa Alves |
author_facet |
Nunes, Dora Luísa Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amado, Nélia Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Dora Luísa Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Geometria Linguagem Semiótica Aprendizagem |
topic |
Ensino da matemática Geometria Linguagem Semiótica Aprendizagem |
description |
Dissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2013-12-17T11:59:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/3256 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/3256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133177960202240 |