O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Dora Luísa Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3256
Resumo: Dissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011
id RCAP_87bc799ab53e36ac612e8b5c67d56970
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semióticaEnsino da matemáticaGeometriaLinguagemSemióticaAprendizagemDissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011Este estudo insere-se na problemática da construção do significado matemático, no que concerne à aprendizagem de conceitos e relações geométricas. Tem por base de trabalho a realização de tarefas com recurso a um programa de geometria dinâmica, o GeoGebra. Para melhor concretizar o propósito desta investigação, foram traçadas algumas linhas orientadoras, que se relacionam entre si: i) o modo como a mediação semiótica está presente ao longo da construção do significado; ii) o papel da linguagem no processo de aprendizagem da geometria; iii) a influência da utilização do GeoGebra na aprendizagem de conceitos e relações geométricas. O quadro teórico assenta em dois grandes pilares: a) a semiótica e a construção do significado, em que é dada especial ênfase ao sistema triádico do signo, denominado triângulo semiótico, que actua por meio de três elementos: o representante, o objecto e o interpretante; e b) a geometria, onde esclareço acerca do desenvolvimento conceptual e exponho de que modo a tecnologia pode contribuir para a melhoria das aprendizagens em geometria através do recurso a programas de geometria dinâmica. A metodologia adoptada no estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, na modalidade de estudo de caso. O estudo incluiu uma componente de recolha de dados numa turma de 7.º ano de escolaridade durante o 3.º período do ano lectivo de 2009/2010. Esta investigação recaiu sobre três pares de alunos e a recolha de dados foi feita essencialmente através de registos escritos, dos ficheiros em GeoGebra e de registos áudio dos diálogos de cada par de alunos durante a realização das tarefas. Os resultados deste estudo apontam evidências de que a aprendizagem da geometria é sustentada por processos de interpretação, de linguagem e de uma contínua e infinita construção de sistemas conceptuais que se vão organizando, tornando-se mais especializados, mais significativos e mais próximos do registo matemático.Amado, NéliaSapientiaNunes, Dora Luísa Alves2013-12-17T11:59:36Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:17Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:51.914134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica
title O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica
spellingShingle O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica
Nunes, Dora Luísa Alves
Ensino da matemática
Geometria
Linguagem
Semiótica
Aprendizagem
title_short O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica
title_full O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica
title_fullStr O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica
title_full_unstemmed O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica
title_sort O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao geogebra: uma perspectiva semiótica
author Nunes, Dora Luísa Alves
author_facet Nunes, Dora Luísa Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amado, Nélia
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Dora Luísa Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Geometria
Linguagem
Semiótica
Aprendizagem
topic Ensino da matemática
Geometria
Linguagem
Semiótica
Aprendizagem
description Dissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-12-17T11:59:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3256
url http://hdl.handle.net/10400.1/3256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133177960202240