Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Eliane Bihuna de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Figueiredo, Elisandra Bar de, Palhares, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/72616
Resumo: Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutoramento que visou inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas para ensinar os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. Este texto tem por objetivo apresentar uma sequência didática preparada para abordar o conteúdo de análise da variação de funções reais de uma variável real usando essa abordagem metodológica. A referida sequência didática foi aplicada em duas turmas dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Percebemos que essa tarefa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes, pois a maioria dos participantes foi capaz de elaborar as conjecturas corretas e almejadas pelos pesquisadores. Outra contribuição desse trabalho está relacionada com o ensino, tecemos alguns comentários e dicas a professores que desejem inserir essa abordagem metodológica em sala, mas não se sintam familiarizados com a mesma.
id RCAP_93554a767cb15c8c40dcb885e32b4127
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemasFunction variation analysis taught through problem solvingResolução de problemasCálculo diferencial e integralSequência didáticaAnálise da variação de funçõesProblem solvingDifferential and integral calculusDidactic sequenceFunction variation analysisCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutoramento que visou inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas para ensinar os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. Este texto tem por objetivo apresentar uma sequência didática preparada para abordar o conteúdo de análise da variação de funções reais de uma variável real usando essa abordagem metodológica. A referida sequência didática foi aplicada em duas turmas dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Percebemos que essa tarefa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes, pois a maioria dos participantes foi capaz de elaborar as conjecturas corretas e almejadas pelos pesquisadores. Outra contribuição desse trabalho está relacionada com o ensino, tecemos alguns comentários e dicas a professores que desejem inserir essa abordagem metodológica em sala, mas não se sintam familiarizados com a mesma.This work is part of a doctoral research that aimed to insert the Problem-Solving teaching learning-evaluation methodology to teach the contents of Differential and Integral Calculus. This text presents a didactic sequence designed to approach the contents of the variation analysis of one-real-variable real functions using such methodological approach. Such didactic sequence was applied to two classes of undergraduate programs of Santa Catarina State University. The tasks had a noticeably positive contribution to students' learning, since most of the participants were able to elaborate the correct conjectures as expected by the researchers. Another contribution of this work regards teaching: we make some comments and provide tips to teachers who wish to insert this methodological approach in their classes, but are not yet familiar with it.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019Universidade Cruzeiro do SulUniversidade do MinhoAzevedo, Eliane Bihuna deFigueiredo, Elisandra Bar dePalhares, Pedro2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/72616porDE AZEVEDO, E. B.; DE FIGUEIREDO, E. B.; PALHARES, P. M. B. Análise da variação de funções ensinada através da Resolução de Problemas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 32-52, 7 out. 2019.2179-426X10.26843/rencima.v10i5.1621https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1621info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:12.571188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas
Function variation analysis taught through problem solving
title Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas
spellingShingle Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas
Azevedo, Eliane Bihuna de
Resolução de problemas
Cálculo diferencial e integral
Sequência didática
Análise da variação de funções
Problem solving
Differential and integral calculus
Didactic sequence
Function variation analysis
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas
title_full Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas
title_fullStr Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas
title_full_unstemmed Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas
title_sort Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas
author Azevedo, Eliane Bihuna de
author_facet Azevedo, Eliane Bihuna de
Figueiredo, Elisandra Bar de
Palhares, Pedro
author_role author
author2 Figueiredo, Elisandra Bar de
Palhares, Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Eliane Bihuna de
Figueiredo, Elisandra Bar de
Palhares, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Cálculo diferencial e integral
Sequência didática
Análise da variação de funções
Problem solving
Differential and integral calculus
Didactic sequence
Function variation analysis
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Resolução de problemas
Cálculo diferencial e integral
Sequência didática
Análise da variação de funções
Problem solving
Differential and integral calculus
Didactic sequence
Function variation analysis
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutoramento que visou inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas para ensinar os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. Este texto tem por objetivo apresentar uma sequência didática preparada para abordar o conteúdo de análise da variação de funções reais de uma variável real usando essa abordagem metodológica. A referida sequência didática foi aplicada em duas turmas dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Percebemos que essa tarefa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes, pois a maioria dos participantes foi capaz de elaborar as conjecturas corretas e almejadas pelos pesquisadores. Outra contribuição desse trabalho está relacionada com o ensino, tecemos alguns comentários e dicas a professores que desejem inserir essa abordagem metodológica em sala, mas não se sintam familiarizados com a mesma.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/72616
url http://hdl.handle.net/1822/72616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DE AZEVEDO, E. B.; DE FIGUEIREDO, E. B.; PALHARES, P. M. B. Análise da variação de funções ensinada através da Resolução de Problemas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 32-52, 7 out. 2019.
2179-426X
10.26843/rencima.v10i5.1621
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1621
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132336535633920