A construção do conceito de limite através da resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4163 |
Resumo: | A matemática dos Limites funciona como o ponto chave da estrutura sob a qual todos os conceitos fundamentais do Cálculo estão construídos. No Ensino Superior o conceito de Limite é visto com bastante apreensão pelos estudantes, com isso acreditamos que a metodologia aplicada pelo professor e as lacunas advindas da Educação Básica, são alguns dos fatores que contribuem para o baixo rendimento na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Considerando-se essas lacunas, por parte dos estudantes, um dos objetivos deste trabalho consistiu em identificar os erros cometidos pelos estudantes a partir de suas atividades e avaliações. Nesta perspectiva, esta dissertação procura responder a seguinte questão: Como o estudo dos erros cometidos pelos estudantes pode ajudar no processo de ensino e de aprendizagem de Limite? Assim, procuramos respostas para essa questão ao coletarmos os dados (trabalhos e atividades) dos estudantes que estavam cursando a disciplina de CDI no ano de 2018 em uma Universidade Pública. Esta pesquisa teve caráter qualitativo e foi apoiada no Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic, cujo Modelo apresenta onze atividades. Os dados coletados se deram através dos registros produzidos pelos estudantes durante as aulas de CDI, por meio de diário de campo do professor-pesquisador, ao longo das aulas. A análise destes trabalhos e atividades evidenciou que a compreensão do conceito de Limite não é bem internalizada pelos estudantes, além disso, apontou que a não consolidação de aspectos algébricos do Ensino Básico são fatores que contribuem para um aproveitamento insatisfatório de uma parcela significativa dos estudantes. Esses resultados nos levaram a desenvolver uma proposta de ensino e aprendizagem de Limite fundamentada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, segundo Onuchic e Allevato (2011). |
id |
UEPB_4cfa50d78a156aafc392f944de5c246c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4163 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do conceito de limite através da resolução de problemasCálculo Diferencial e IntegralLimitesEducação MatemáticaResolução de problemasMathematical educationProblem solvingDifferential and integral CalculusEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA matemática dos Limites funciona como o ponto chave da estrutura sob a qual todos os conceitos fundamentais do Cálculo estão construídos. No Ensino Superior o conceito de Limite é visto com bastante apreensão pelos estudantes, com isso acreditamos que a metodologia aplicada pelo professor e as lacunas advindas da Educação Básica, são alguns dos fatores que contribuem para o baixo rendimento na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Considerando-se essas lacunas, por parte dos estudantes, um dos objetivos deste trabalho consistiu em identificar os erros cometidos pelos estudantes a partir de suas atividades e avaliações. Nesta perspectiva, esta dissertação procura responder a seguinte questão: Como o estudo dos erros cometidos pelos estudantes pode ajudar no processo de ensino e de aprendizagem de Limite? Assim, procuramos respostas para essa questão ao coletarmos os dados (trabalhos e atividades) dos estudantes que estavam cursando a disciplina de CDI no ano de 2018 em uma Universidade Pública. Esta pesquisa teve caráter qualitativo e foi apoiada no Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic, cujo Modelo apresenta onze atividades. Os dados coletados se deram através dos registros produzidos pelos estudantes durante as aulas de CDI, por meio de diário de campo do professor-pesquisador, ao longo das aulas. A análise destes trabalhos e atividades evidenciou que a compreensão do conceito de Limite não é bem internalizada pelos estudantes, além disso, apontou que a não consolidação de aspectos algébricos do Ensino Básico são fatores que contribuem para um aproveitamento insatisfatório de uma parcela significativa dos estudantes. Esses resultados nos levaram a desenvolver uma proposta de ensino e aprendizagem de Limite fundamentada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, segundo Onuchic e Allevato (2011).The mathematics of the Limits functions as the key point in the structure under which all the fundamental concepts of Calculation are built. In Higher Education the concept of Limit is viewed with great apprehension by students, so we believe that the methodology applied by the teacher and the gaps arising from Elementary education are some of the factors that contribute to low performance in the discipline of Differential and Integral Calculus (CDI). Considering these gaps, on the part of students, one of the objectives of this work was to identify the mistakes made by students from their activities and evaluations. From this perspective, this dissertation seeks to answer the following question: How can the study of the mistakes made by the students help in the process of teaching and learning of the limit? Thus, we sought answers to this question when collecting the data (works and activities) of the students who were studying the discipline of Differential and Integral Calculus in the year 2018 at a Public University. This survey was qualitative in nature and was supported by the Romberg-Onuchic Methodological Model, whose Model features eleven activities. The data collected were obtained from the records produced by the students during Differential and Integral Calculus classes, through the teacher-researcher's field diary, throughout the classes. Analysis of these works and activities showed that the understanding of the concept of limits is not well internalized by the students, and also pointed out that the lack of consolidation of algebraic aspects of Elementary education are factors that contribute to the unsatisfactory performance of a significant portion of the students. These results led us to develop a proposal for teaching and learning the limit based on the Teaching-Learning Methodology-Assessment through Problem-Solving, according to Onuchic and Allevato (2011).Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMHuanca, Roger Ruben Huaman21356792839Andrade, Silvânio da43807631534Souza, Pammella Queiroz de07254126401Araújo, Matheus Marques de2022-02-24T19:06:41Z2020-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Matheus Marques de. A construção do conceito de limite através da resolução de problemas. 2020. 146f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-24T19:06:41Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4163Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-24T19:06:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do conceito de limite através da resolução de problemas |
title |
A construção do conceito de limite através da resolução de problemas |
spellingShingle |
A construção do conceito de limite através da resolução de problemas Araújo, Matheus Marques de Cálculo Diferencial e Integral Limites Educação Matemática Resolução de problemas Mathematical education Problem solving Differential and integral Calculus EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
A construção do conceito de limite através da resolução de problemas |
title_full |
A construção do conceito de limite através da resolução de problemas |
title_fullStr |
A construção do conceito de limite através da resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
A construção do conceito de limite através da resolução de problemas |
title_sort |
A construção do conceito de limite através da resolução de problemas |
author |
Araújo, Matheus Marques de |
author_facet |
Araújo, Matheus Marques de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Huanca, Roger Ruben Huaman 21356792839 Andrade, Silvânio da 43807631534 Souza, Pammella Queiroz de 07254126401 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Matheus Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo Diferencial e Integral Limites Educação Matemática Resolução de problemas Mathematical education Problem solving Differential and integral Calculus EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Cálculo Diferencial e Integral Limites Educação Matemática Resolução de problemas Mathematical education Problem solving Differential and integral Calculus EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A matemática dos Limites funciona como o ponto chave da estrutura sob a qual todos os conceitos fundamentais do Cálculo estão construídos. No Ensino Superior o conceito de Limite é visto com bastante apreensão pelos estudantes, com isso acreditamos que a metodologia aplicada pelo professor e as lacunas advindas da Educação Básica, são alguns dos fatores que contribuem para o baixo rendimento na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Considerando-se essas lacunas, por parte dos estudantes, um dos objetivos deste trabalho consistiu em identificar os erros cometidos pelos estudantes a partir de suas atividades e avaliações. Nesta perspectiva, esta dissertação procura responder a seguinte questão: Como o estudo dos erros cometidos pelos estudantes pode ajudar no processo de ensino e de aprendizagem de Limite? Assim, procuramos respostas para essa questão ao coletarmos os dados (trabalhos e atividades) dos estudantes que estavam cursando a disciplina de CDI no ano de 2018 em uma Universidade Pública. Esta pesquisa teve caráter qualitativo e foi apoiada no Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic, cujo Modelo apresenta onze atividades. Os dados coletados se deram através dos registros produzidos pelos estudantes durante as aulas de CDI, por meio de diário de campo do professor-pesquisador, ao longo das aulas. A análise destes trabalhos e atividades evidenciou que a compreensão do conceito de Limite não é bem internalizada pelos estudantes, além disso, apontou que a não consolidação de aspectos algébricos do Ensino Básico são fatores que contribuem para um aproveitamento insatisfatório de uma parcela significativa dos estudantes. Esses resultados nos levaram a desenvolver uma proposta de ensino e aprendizagem de Limite fundamentada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, segundo Onuchic e Allevato (2011). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-07 2022-02-24T19:06:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Matheus Marques de. A construção do conceito de limite através da resolução de problemas. 2020. 146f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4163 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Matheus Marques de. A construção do conceito de limite através da resolução de problemas. 2020. 146f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709226839638016 |