Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Henrique Freitas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2917
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar como tem sido o ensino-aprendizagem de frações na sala de aula e nas pesquisas, e quais as possíveis aproximações das pesquisas com a sala de aula. Para isso, foram analisadas pesquisas sobre o referido tema e analisados dados fornecidos por 25 professores do Ensino Fundamental, que foram levantados por meio de um questionário aberto composto por 10 perguntas. Os dados obtidos são do tipo qualitativo e foram analisados conforme o método qualitativo de pesquisa, na abordagem do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Todas as pesquisas analisadas neste trabalho, quando propõem atividades sobre o tema frações, mostram, direta ou indiretamente, que é importante trabalhar com outras representações de frações, como figuras geométricas e materiais manipuláveis - além da notação barra-fracionária - para que os alunos possam compreender esse conteúdo. Além disso, os pesquisadores mostram alternativas para amenizar problemas citados pela literatura, como falta de atenção e dificuldade para compreender as ideias de equivalência, comparação e operações com frações, e afirmam que em sala de aula há uma preocupação mais voltada para a memorização de fórmulas e de procedimentos e também com a resposta correta, o que não implica, necessariamente, em compreensão do conteúdo estudado. Isso evidencia um distanciamento da sala de aula e as pesquisas, já que essas, geralmente, trazem alternativas e discussões cujo foco principal é a promoção de uma aprendizagem com compreensão desse conteúdo.
id UEPB_4d134b677244dee719fc150b22b7f557
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2917
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aulaAlternativas didáticasEnsino-aprendizagemNúmeros racionaisFraçõesDidatics alternativesTeaching and learningRational numbersFractionsEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho tem como objetivo identificar como tem sido o ensino-aprendizagem de frações na sala de aula e nas pesquisas, e quais as possíveis aproximações das pesquisas com a sala de aula. Para isso, foram analisadas pesquisas sobre o referido tema e analisados dados fornecidos por 25 professores do Ensino Fundamental, que foram levantados por meio de um questionário aberto composto por 10 perguntas. Os dados obtidos são do tipo qualitativo e foram analisados conforme o método qualitativo de pesquisa, na abordagem do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Todas as pesquisas analisadas neste trabalho, quando propõem atividades sobre o tema frações, mostram, direta ou indiretamente, que é importante trabalhar com outras representações de frações, como figuras geométricas e materiais manipuláveis - além da notação barra-fracionária - para que os alunos possam compreender esse conteúdo. Além disso, os pesquisadores mostram alternativas para amenizar problemas citados pela literatura, como falta de atenção e dificuldade para compreender as ideias de equivalência, comparação e operações com frações, e afirmam que em sala de aula há uma preocupação mais voltada para a memorização de fórmulas e de procedimentos e também com a resposta correta, o que não implica, necessariamente, em compreensão do conteúdo estudado. Isso evidencia um distanciamento da sala de aula e as pesquisas, já que essas, geralmente, trazem alternativas e discussões cujo foco principal é a promoção de uma aprendizagem com compreensão desse conteúdo.This work has objective identify how is the teaching and learning of fractions in the classroom and researches, and what the approximations between classrooms and researches. For this, were analyzed researches about the fractions theme and informations provided by 25 elementary school teachers, collected through an open questionnaire composed for 10 questions. The data collected are of the qualitative type and were analyzed according to the method qualitative research, in a Discurso do Sujeito Coletivo approach. All the research analyzed in this work, when they propose activitys about the fractions theme, they show, directly or indirectly, that is important to work this theme with others representations - like geometrics figures and manipulables materials - beyond of fractional bar notation, for the students understand this content. Beyond this, the searchers shows alternatives for decrease the problems cited in the literature, like lack of attention and difficulties of understand the equivalence and comparation ideas, and operations with fractions. They also affirm that, in classroom, there are a preocupation with memorization of formulas and procedures and correct answer, too, but this does not necessaryli imply in understanding to conteude studed. This shows a distance between classroom and the researches, since the researches, usually, they propose alternatives and discussions whose main focus is a concern in learning with understand of the fraction theme.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Albuquerque, Izabel Maria Barbosa de17613205487http://lattes.cnpq.br/3327139629959668Silva, Paulo Henrique Freitas2017-12-06T18:43:49Z2017-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, P. H. F. Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula. 2017. 164f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-12-07T04:12:30Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-12-07T04:12:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula
title Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula
spellingShingle Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula
Silva, Paulo Henrique Freitas
Alternativas didáticas
Ensino-aprendizagem
Números racionais
Frações
Didatics alternatives
Teaching and learning
Rational numbers
Fractions
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula
title_full Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula
title_fullStr Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula
title_sort Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula
author Silva, Paulo Henrique Freitas
author_facet Silva, Paulo Henrique Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Silvanio de
43807631534
http://lattes.cnpq.br/8695612846450802
Almeida, José Joelson Pimentel de
63284626468
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
Albuquerque, Izabel Maria Barbosa de
17613205487
http://lattes.cnpq.br/3327139629959668
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Henrique Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Alternativas didáticas
Ensino-aprendizagem
Números racionais
Frações
Didatics alternatives
Teaching and learning
Rational numbers
Fractions
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Alternativas didáticas
Ensino-aprendizagem
Números racionais
Frações
Didatics alternatives
Teaching and learning
Rational numbers
Fractions
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Este trabalho tem como objetivo identificar como tem sido o ensino-aprendizagem de frações na sala de aula e nas pesquisas, e quais as possíveis aproximações das pesquisas com a sala de aula. Para isso, foram analisadas pesquisas sobre o referido tema e analisados dados fornecidos por 25 professores do Ensino Fundamental, que foram levantados por meio de um questionário aberto composto por 10 perguntas. Os dados obtidos são do tipo qualitativo e foram analisados conforme o método qualitativo de pesquisa, na abordagem do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Todas as pesquisas analisadas neste trabalho, quando propõem atividades sobre o tema frações, mostram, direta ou indiretamente, que é importante trabalhar com outras representações de frações, como figuras geométricas e materiais manipuláveis - além da notação barra-fracionária - para que os alunos possam compreender esse conteúdo. Além disso, os pesquisadores mostram alternativas para amenizar problemas citados pela literatura, como falta de atenção e dificuldade para compreender as ideias de equivalência, comparação e operações com frações, e afirmam que em sala de aula há uma preocupação mais voltada para a memorização de fórmulas e de procedimentos e também com a resposta correta, o que não implica, necessariamente, em compreensão do conteúdo estudado. Isso evidencia um distanciamento da sala de aula e as pesquisas, já que essas, geralmente, trazem alternativas e discussões cujo foco principal é a promoção de uma aprendizagem com compreensão desse conteúdo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-06T18:43:49Z
2017-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, P. H. F. Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula. 2017. 164f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2917
identifier_str_mv SILVA, P. H. F. Ensino-aprendizagem de frações: um olhar para as pesquisas e para a sala de aula. 2017. 164f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458416832217088