A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Jose Marcio da Silva Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2855
Resumo: Esta pesquisa objetiva, por meio da Teoria da Atividade, apresentar reflexões sobre a aplicação de atividades durante a constituição de um Clube de Matemática em uma escola básica pública, discutindo as potencialidades e limitações que a cercam. Para isto, utilizamos um experimento didático na perspectiva da pesquisa qualitativa, desenvolvida junto a educandos dos 5º, 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de João Pessoa, capital da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Como a Teoria da Atividade pode contribuir no processo de constituição e posterior consolidação de um Clube de Matemática em uma escola básica pública?” Para respondê-la, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, 11 encontros em um Clube de Matemática, ora em constituição na escola, enfocando atividades envolvendo jogos e resolução de problemas como eixo norteador. A coleta dos dados ocorreu por meio dos diários de bordo dos encontros, auxiliados pelas folhas de registros utilizadas pelos integrantes do Clube, além de registros fotográficos. Os encontros foram analisados com base na Teoria da Atividade proposta por Leontiev, que se constitui em um recurso metodológico de suma importância para o planejamento de estratégias de ensino e, consequentemente, de aprendizagem. Como importante resultado, verificamos a possibilidade concreta de implementação e consolidação de espaços diferenciados de aprendizagem em nossas escolas da rede pública de ensino, como nosso Clube de Matemática.
id UEPB_6f78563f3114f366f784ce734bd21430
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2855
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da AtividadeLeontievTeoria da AtividadeClube de MatemáticaActivity TheoryMathematic clubEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa objetiva, por meio da Teoria da Atividade, apresentar reflexões sobre a aplicação de atividades durante a constituição de um Clube de Matemática em uma escola básica pública, discutindo as potencialidades e limitações que a cercam. Para isto, utilizamos um experimento didático na perspectiva da pesquisa qualitativa, desenvolvida junto a educandos dos 5º, 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de João Pessoa, capital da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Como a Teoria da Atividade pode contribuir no processo de constituição e posterior consolidação de um Clube de Matemática em uma escola básica pública?” Para respondê-la, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, 11 encontros em um Clube de Matemática, ora em constituição na escola, enfocando atividades envolvendo jogos e resolução de problemas como eixo norteador. A coleta dos dados ocorreu por meio dos diários de bordo dos encontros, auxiliados pelas folhas de registros utilizadas pelos integrantes do Clube, além de registros fotográficos. Os encontros foram analisados com base na Teoria da Atividade proposta por Leontiev, que se constitui em um recurso metodológico de suma importância para o planejamento de estratégias de ensino e, consequentemente, de aprendizagem. Como importante resultado, verificamos a possibilidade concreta de implementação e consolidação de espaços diferenciados de aprendizagem em nossas escolas da rede pública de ensino, como nosso Clube de Matemática.This research aims, through the Activity Theory, to present reflections on the application of activities through the constitution of a Mathematic Club in a public basic school, discussing the potentialities and limitations that surround it. For this purpose, we used a didactic experiment in the perspective of qualitative research, developed together with students of the 5th, 6th, 7th and 9th grades of elementary in municipal public school in João Pessoa, the capital city of the state of Paraíba. This research was guided by the question: "How can Activity Theory contribute to the process of constitution and subsequent consolidation of a Mathematic Club in a public basic school?" In order to answer this question, we developed 11 meetings in the Mathematic Club, now in formation at the school, focusing on activities involving games and problem solving as the guiding principle. The data collection was done through the log journals of the meetings, aided by the records used by club members, as well as photographic records. The meetings were analyzed based on the Activity Theory proposed by Leontiev, which constitutes a methodological resource of great importance for the planning of teaching strategies and, consequently, learning. As an important result, we verified the concrete possibility of implementing and consolidating of differentiated learning spaces in our public schools, such as our Mathematic Club.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Menezes, Marcus Bessa de00902766716http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Cedro, Wellington Lima78728770153http://lattes.cnpq.br/1123884255260078Diniz, Jose Marcio da Silva Ramos2017-10-26T16:53:32Z2017-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDINIZ, J. M. da S. R. A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade. 2017. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-10-27T04:11:30Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-10-27T04:11:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade
title A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade
spellingShingle A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade
Diniz, Jose Marcio da Silva Ramos
Leontiev
Teoria da Atividade
Clube de Matemática
Activity Theory
Mathematic club
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade
title_full A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade
title_fullStr A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade
title_full_unstemmed A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade
title_sort A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade
author Diniz, Jose Marcio da Silva Ramos
author_facet Diniz, Jose Marcio da Silva Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Joelson Pimentel de
63284626468
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
Menezes, Marcus Bessa de
00902766716
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
Cedro, Wellington Lima
78728770153
http://lattes.cnpq.br/1123884255260078
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Jose Marcio da Silva Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Leontiev
Teoria da Atividade
Clube de Matemática
Activity Theory
Mathematic club
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Leontiev
Teoria da Atividade
Clube de Matemática
Activity Theory
Mathematic club
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Esta pesquisa objetiva, por meio da Teoria da Atividade, apresentar reflexões sobre a aplicação de atividades durante a constituição de um Clube de Matemática em uma escola básica pública, discutindo as potencialidades e limitações que a cercam. Para isto, utilizamos um experimento didático na perspectiva da pesquisa qualitativa, desenvolvida junto a educandos dos 5º, 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de João Pessoa, capital da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Como a Teoria da Atividade pode contribuir no processo de constituição e posterior consolidação de um Clube de Matemática em uma escola básica pública?” Para respondê-la, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, 11 encontros em um Clube de Matemática, ora em constituição na escola, enfocando atividades envolvendo jogos e resolução de problemas como eixo norteador. A coleta dos dados ocorreu por meio dos diários de bordo dos encontros, auxiliados pelas folhas de registros utilizadas pelos integrantes do Clube, além de registros fotográficos. Os encontros foram analisados com base na Teoria da Atividade proposta por Leontiev, que se constitui em um recurso metodológico de suma importância para o planejamento de estratégias de ensino e, consequentemente, de aprendizagem. Como importante resultado, verificamos a possibilidade concreta de implementação e consolidação de espaços diferenciados de aprendizagem em nossas escolas da rede pública de ensino, como nosso Clube de Matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-26T16:53:32Z
2017-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DINIZ, J. M. da S. R. A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade. 2017. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2855
identifier_str_mv DINIZ, J. M. da S. R. A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade. 2017. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813178827341824