A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2855 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva, por meio da Teoria da Atividade, apresentar reflexões sobre a aplicação de atividades durante a constituição de um Clube de Matemática em uma escola básica pública, discutindo as potencialidades e limitações que a cercam. Para isto, utilizamos um experimento didático na perspectiva da pesquisa qualitativa, desenvolvida junto a educandos dos 5º, 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de João Pessoa, capital da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Como a Teoria da Atividade pode contribuir no processo de constituição e posterior consolidação de um Clube de Matemática em uma escola básica pública?” Para respondê-la, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, 11 encontros em um Clube de Matemática, ora em constituição na escola, enfocando atividades envolvendo jogos e resolução de problemas como eixo norteador. A coleta dos dados ocorreu por meio dos diários de bordo dos encontros, auxiliados pelas folhas de registros utilizadas pelos integrantes do Clube, além de registros fotográficos. Os encontros foram analisados com base na Teoria da Atividade proposta por Leontiev, que se constitui em um recurso metodológico de suma importância para o planejamento de estratégias de ensino e, consequentemente, de aprendizagem. Como importante resultado, verificamos a possibilidade concreta de implementação e consolidação de espaços diferenciados de aprendizagem em nossas escolas da rede pública de ensino, como nosso Clube de Matemática. |
id |
UEPB_6f78563f3114f366f784ce734bd21430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2855 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da AtividadeLeontievTeoria da AtividadeClube de MatemáticaActivity TheoryMathematic clubEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa objetiva, por meio da Teoria da Atividade, apresentar reflexões sobre a aplicação de atividades durante a constituição de um Clube de Matemática em uma escola básica pública, discutindo as potencialidades e limitações que a cercam. Para isto, utilizamos um experimento didático na perspectiva da pesquisa qualitativa, desenvolvida junto a educandos dos 5º, 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de João Pessoa, capital da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Como a Teoria da Atividade pode contribuir no processo de constituição e posterior consolidação de um Clube de Matemática em uma escola básica pública?” Para respondê-la, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, 11 encontros em um Clube de Matemática, ora em constituição na escola, enfocando atividades envolvendo jogos e resolução de problemas como eixo norteador. A coleta dos dados ocorreu por meio dos diários de bordo dos encontros, auxiliados pelas folhas de registros utilizadas pelos integrantes do Clube, além de registros fotográficos. Os encontros foram analisados com base na Teoria da Atividade proposta por Leontiev, que se constitui em um recurso metodológico de suma importância para o planejamento de estratégias de ensino e, consequentemente, de aprendizagem. Como importante resultado, verificamos a possibilidade concreta de implementação e consolidação de espaços diferenciados de aprendizagem em nossas escolas da rede pública de ensino, como nosso Clube de Matemática.This research aims, through the Activity Theory, to present reflections on the application of activities through the constitution of a Mathematic Club in a public basic school, discussing the potentialities and limitations that surround it. For this purpose, we used a didactic experiment in the perspective of qualitative research, developed together with students of the 5th, 6th, 7th and 9th grades of elementary in municipal public school in João Pessoa, the capital city of the state of Paraíba. This research was guided by the question: "How can Activity Theory contribute to the process of constitution and subsequent consolidation of a Mathematic Club in a public basic school?" In order to answer this question, we developed 11 meetings in the Mathematic Club, now in formation at the school, focusing on activities involving games and problem solving as the guiding principle. The data collection was done through the log journals of the meetings, aided by the records used by club members, as well as photographic records. The meetings were analyzed based on the Activity Theory proposed by Leontiev, which constitutes a methodological resource of great importance for the planning of teaching strategies and, consequently, learning. As an important result, we verified the concrete possibility of implementing and consolidating of differentiated learning spaces in our public schools, such as our Mathematic Club.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Menezes, Marcus Bessa de00902766716http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Cedro, Wellington Lima78728770153http://lattes.cnpq.br/1123884255260078Diniz, Jose Marcio da Silva Ramos2017-10-26T16:53:32Z2017-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDINIZ, J. M. da S. R. A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade. 2017. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-10-27T04:11:30Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-10-27T04:11:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade |
title |
A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade |
spellingShingle |
A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade Diniz, Jose Marcio da Silva Ramos Leontiev Teoria da Atividade Clube de Matemática Activity Theory Mathematic club EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade |
title_full |
A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade |
title_fullStr |
A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade |
title_full_unstemmed |
A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade |
title_sort |
A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade |
author |
Diniz, Jose Marcio da Silva Ramos |
author_facet |
Diniz, Jose Marcio da Silva Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, José Joelson Pimentel de 63284626468 http://lattes.cnpq.br/8166150091846962 Menezes, Marcus Bessa de 00902766716 http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 Cedro, Wellington Lima 78728770153 http://lattes.cnpq.br/1123884255260078 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Jose Marcio da Silva Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leontiev Teoria da Atividade Clube de Matemática Activity Theory Mathematic club EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Leontiev Teoria da Atividade Clube de Matemática Activity Theory Mathematic club EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Esta pesquisa objetiva, por meio da Teoria da Atividade, apresentar reflexões sobre a aplicação de atividades durante a constituição de um Clube de Matemática em uma escola básica pública, discutindo as potencialidades e limitações que a cercam. Para isto, utilizamos um experimento didático na perspectiva da pesquisa qualitativa, desenvolvida junto a educandos dos 5º, 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de João Pessoa, capital da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Como a Teoria da Atividade pode contribuir no processo de constituição e posterior consolidação de um Clube de Matemática em uma escola básica pública?” Para respondê-la, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, 11 encontros em um Clube de Matemática, ora em constituição na escola, enfocando atividades envolvendo jogos e resolução de problemas como eixo norteador. A coleta dos dados ocorreu por meio dos diários de bordo dos encontros, auxiliados pelas folhas de registros utilizadas pelos integrantes do Clube, além de registros fotográficos. Os encontros foram analisados com base na Teoria da Atividade proposta por Leontiev, que se constitui em um recurso metodológico de suma importância para o planejamento de estratégias de ensino e, consequentemente, de aprendizagem. Como importante resultado, verificamos a possibilidade concreta de implementação e consolidação de espaços diferenciados de aprendizagem em nossas escolas da rede pública de ensino, como nosso Clube de Matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-26T16:53:32Z 2017-07-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DINIZ, J. M. da S. R. A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade. 2017. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2855 |
identifier_str_mv |
DINIZ, J. M. da S. R. A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade. 2017. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709216782745600 |