Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Francinaldo Maciel de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2981
Resumo: O ensino de Física vem sendo objeto de estudo de diversos pesquisadores que buscam propor ações metodológicas, a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem de seus conceitos. Nesse contexto, o uso de tecnologia em sala de aula torna-se um aliado para o alcance de tal objetivo. Entre os diversos recursos tecnológicos atuais. A presente pesquisa destaca o uso de kits de robótica da Fischertechnik no ensino de Física, em escolas da educação básica, propondo o desenvolvimento de materiais didáticos. A nossa pesquisa é de natureza qualitativa e busca a prática investigativa voltada ao ensino de Física, com foco na abordagem experimental problematizadora a partir do kit de robótica, particularmente, as estações do kit da Fischertechnik. O material que propomos busca favorecer uma prática que promova a postura investigativa por parte dos educandos. Baseada nas reflexões de Delizoicov (2005), nossa pesquisa está ligada à prática educacional que deseja tirar os estudantes de uma posição de passividade e colocá-los no papel central da discussão, assim, selecionamos temas que se remetem a assuntos de grande relevância social: energia e o princípio de conservação da energia. O nosso estudo foi sistematizado em três etapas: a primeira etapa da pesquisa consistiu na revisão bibliográfica; a segunda consistiu na elaboração de nossa proposta didática; a terceira etapa diz respeito ao estudo empírico dessa investigação, que consistiu na aplicação da proposta em uma turma do primeiro ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Nenzinha Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande/PB. Acreditamos que nossa pesquisa pode colaborar com as aulas de Física na educação básica, uma vez que propomos um material didático de orientação Pedagógica para professores dessa disciplina trabalhar o tema energia e princípio de conservação a partir dos Kits de robótica da Fischertechnik.
id UEPB_740887632a32f42d757d6a9221d2f9c5
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2981
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robóticaEnsino de FísicaRobóticaExperimentação problematizadoraMateriais didáticosPhysics TeachingRoboticProblematic experimentationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO ensino de Física vem sendo objeto de estudo de diversos pesquisadores que buscam propor ações metodológicas, a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem de seus conceitos. Nesse contexto, o uso de tecnologia em sala de aula torna-se um aliado para o alcance de tal objetivo. Entre os diversos recursos tecnológicos atuais. A presente pesquisa destaca o uso de kits de robótica da Fischertechnik no ensino de Física, em escolas da educação básica, propondo o desenvolvimento de materiais didáticos. A nossa pesquisa é de natureza qualitativa e busca a prática investigativa voltada ao ensino de Física, com foco na abordagem experimental problematizadora a partir do kit de robótica, particularmente, as estações do kit da Fischertechnik. O material que propomos busca favorecer uma prática que promova a postura investigativa por parte dos educandos. Baseada nas reflexões de Delizoicov (2005), nossa pesquisa está ligada à prática educacional que deseja tirar os estudantes de uma posição de passividade e colocá-los no papel central da discussão, assim, selecionamos temas que se remetem a assuntos de grande relevância social: energia e o princípio de conservação da energia. O nosso estudo foi sistematizado em três etapas: a primeira etapa da pesquisa consistiu na revisão bibliográfica; a segunda consistiu na elaboração de nossa proposta didática; a terceira etapa diz respeito ao estudo empírico dessa investigação, que consistiu na aplicação da proposta em uma turma do primeiro ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Nenzinha Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande/PB. Acreditamos que nossa pesquisa pode colaborar com as aulas de Física na educação básica, uma vez que propomos um material didático de orientação Pedagógica para professores dessa disciplina trabalhar o tema energia e princípio de conservação a partir dos Kits de robótica da Fischertechnik.The teaching of physics has been the object of study of several researchers who seek to propose methodological actions, in order to favor the teaching-learning process of their concepts. In this context, the use of technology in the classroom becomes an ally for the achievement of such a goal. Among the various technological resources today. The present research highlights the use of Fischertechnik robotics kits in physics teaching, in basic education schools, proposing the development of didactic materials. Our research is qualitative in nature and seeks the investigative practice focused on Physics teaching, focusing on the problematic experimental approach from the robotics kit, particularly the Fischertechnik kit stations. The material that we propose seeks to favor a practice that promotes the investigative posture by the students. Based on the reflections of Delizoicov (2005), our research is linked to the educational practice that wishes to take the students from a position of passivity and to place them in the central role of the discussion, thus, we select themes that refer to subjects of great social relevance: And the principle of energy conservation. Our study was systematized in three stages: the first stage of the research consisted of a bibliographic review; The second was the elaboration of our didactic proposal; The third step concerns the empirical study of this research, which consisted in applying the proposal to a class of the first year of high School Nenzinha Cunha Lima, located in the city of Campina Grande / PB. We believe that our research can collaborate with the Physics classes in basic education, since we propose a didactic material of Pedagogical orientation for teachers of this discipline to work on the theme energy and conservation principle from Fischertechnik robotics kits.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSilveira, Alessandro Frederico da92791662472Brito, Francisco de Assis75992752404Castro, Paula Almeida de01173258647Brito, Francinaldo Maciel de2018-04-10T15:11:08Z2016-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, F. M. de. Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica. 2016. 76f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-04-11T04:20:30Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-04-11T04:20:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica
title Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica
spellingShingle Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica
Brito, Francinaldo Maciel de
Ensino de Física
Robótica
Experimentação problematizadora
Materiais didáticos
Physics Teaching
Robotic
Problematic experimentation
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica
title_full Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica
title_fullStr Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica
title_sort Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica
author Brito, Francinaldo Maciel de
author_facet Brito, Francinaldo Maciel de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Alessandro Frederico da
92791662472
Brito, Francisco de Assis
75992752404
Castro, Paula Almeida de
01173258647
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Francinaldo Maciel de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Robótica
Experimentação problematizadora
Materiais didáticos
Physics Teaching
Robotic
Problematic experimentation
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Física
Robótica
Experimentação problematizadora
Materiais didáticos
Physics Teaching
Robotic
Problematic experimentation
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O ensino de Física vem sendo objeto de estudo de diversos pesquisadores que buscam propor ações metodológicas, a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem de seus conceitos. Nesse contexto, o uso de tecnologia em sala de aula torna-se um aliado para o alcance de tal objetivo. Entre os diversos recursos tecnológicos atuais. A presente pesquisa destaca o uso de kits de robótica da Fischertechnik no ensino de Física, em escolas da educação básica, propondo o desenvolvimento de materiais didáticos. A nossa pesquisa é de natureza qualitativa e busca a prática investigativa voltada ao ensino de Física, com foco na abordagem experimental problematizadora a partir do kit de robótica, particularmente, as estações do kit da Fischertechnik. O material que propomos busca favorecer uma prática que promova a postura investigativa por parte dos educandos. Baseada nas reflexões de Delizoicov (2005), nossa pesquisa está ligada à prática educacional que deseja tirar os estudantes de uma posição de passividade e colocá-los no papel central da discussão, assim, selecionamos temas que se remetem a assuntos de grande relevância social: energia e o princípio de conservação da energia. O nosso estudo foi sistematizado em três etapas: a primeira etapa da pesquisa consistiu na revisão bibliográfica; a segunda consistiu na elaboração de nossa proposta didática; a terceira etapa diz respeito ao estudo empírico dessa investigação, que consistiu na aplicação da proposta em uma turma do primeiro ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Nenzinha Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande/PB. Acreditamos que nossa pesquisa pode colaborar com as aulas de Física na educação básica, uma vez que propomos um material didático de orientação Pedagógica para professores dessa disciplina trabalhar o tema energia e princípio de conservação a partir dos Kits de robótica da Fischertechnik.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
2018-04-10T15:11:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, F. M. de. Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica. 2016. 76f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2981
identifier_str_mv BRITO, F. M. de. Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica. 2016. 76f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709217432862720