A aprendizagem cooperativa no Ensino de Física: Um estudo de caso com professores de educação básica do Estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francisco Ivanildo de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4190
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar como professores de três escolas públicas do estado do Ceará utilizam a metodologia da aprendizagem cooperativa nas aulas de Física, tendo em vista a consolidação dessa estratégia de ensino nas diversas áreas do conhecimento. Adotamos para esse fim a abordagem da pesquisa qualitativa e o “estudo de caso” na perspectiva de Robert Stake. A pesquisa contempla três estudos: Estudo I, diagnóstico da produção acadêmica nacional acerca da metodologia da aprendizagem cooperativa no Ensino de Física, Estudo II, observação da prática e escuta de professoras/professores de Física do Ensino Médio regular de três escolas públicas do estado do Ceará quanto às possibilidades e dificuldades na utilização da metodologia da aprendizagem cooperativa no ensino de Física. As análises foram realizadas com base no referencial teórico da análise de conteúdo de Bardin e, o Estudo III, elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta pedagógica de ensino sobre as leis da Termodinâmica pautada nos pressupostos metodológicos da aprendizagem cooperativa em uma escola. Este estudo buscou contribuir com o processo de formação continuada de um dos professores participantes do Estudo II, com vista à utilização de estratégias cooperativas como forma de favorecer a criação de espaços de discussão e construção do conhecimento pelos estudantes. Os resultados do primeiro estudo mostraram que a produção acadêmica nacional voltada para o componente Física ainda é insipiente, apenas doze publicações foram identificadas sendo a primeira delas em 2013, quanto ao segundo estudo as análises revelaram que os docentes apesar de conhecerem algumas estratégias da metodologia cooperativa dedicam a maior parte do tempo pedagógico das aulas à realização de atividades apoiadas no método expositivo. Mesmo quando planejam atividades ditas cooperativas, o trabalho nas células caracteriza-se como atividade em grupo. Por fim, os resultados do terceiro estudo evidenciaram que a metodologia da aprendizagem cooperativa se adequa com sucesso ao componente curricular Física, pois, ao fomentar a participação ativa dos estudantes durante as aulas potencializa a construção conceitual. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir com futuras investigações acerca da temática tendo em vista os desafios e as demandas que se apresentam no atual contexto educacional, bem como seu caráter inovador e desafiador para o ensino de Física.
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A pesquisa contempla três estudos: Estudo I, diagnóstico da produção acadêmica nacional acerca da metodologia da aprendizagem cooperativa no Ensino de Física, Estudo II, observação da prática e escuta de professoras/professores de Física do Ensino Médio regular de três escolas públicas do estado do Ceará quanto às possibilidades e dificuldades na utilização da metodologia da aprendizagem cooperativa no ensino de Física. As análises foram realizadas com base no referencial teórico da análise de conteúdo de Bardin e, o Estudo III, elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta pedagógica de ensino sobre as leis da Termodinâmica pautada nos pressupostos metodológicos da aprendizagem cooperativa em uma escola. Este estudo buscou contribuir com o processo de formação continuada de um dos professores participantes do Estudo II, com vista à utilização de estratégias cooperativas como forma de favorecer a criação de espaços de discussão e construção do conhecimento pelos estudantes. Os resultados do primeiro estudo mostraram que a produção acadêmica nacional voltada para o componente Física ainda é insipiente, apenas doze publicações foram identificadas sendo a primeira delas em 2013, quanto ao segundo estudo as análises revelaram que os docentes apesar de conhecerem algumas estratégias da metodologia cooperativa dedicam a maior parte do tempo pedagógico das aulas à realização de atividades apoiadas no método expositivo. Mesmo quando planejam atividades ditas cooperativas, o trabalho nas células caracteriza-se como atividade em grupo. Por fim, os resultados do terceiro estudo evidenciaram que a metodologia da aprendizagem cooperativa se adequa com sucesso ao componente curricular Física, pois, ao fomentar a participação ativa dos estudantes durante as aulas potencializa a construção conceitual. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir com futuras investigações acerca da temática tendo em vista os desafios e as demandas que se apresentam no atual contexto educacional, bem como seu caráter inovador e desafiador para o ensino de Física.The goal of this study was to investigate how teachers from three public schools in the state of Ceará use the methodology of cooperative learning in physics classes, in view of the consolidation of this teaching methodology in the several areas of knowledge. For this work we have adopted the qualitative research approach and the "case study" from Robert Stake's perspective. The research includes three studies: Study I, diagnosis of national academic production about the methodology of cooperative learning in Physics Teaching, Study II, observation of the practice and listening to physics teachers of regular high school from three public schools in the state of Ceará regarding the possibilities and difficulties in using the methodology of cooperative learning in physics teaching. The analyzes were made based on the theoretical framework of Bardin content analysis. Study III, elaboration, application and evaluation of a pedagogical proposal of teaching on the laws of thermodynamics based on the methodological supposed of cooperative learning in a school, with one of the teachers participating in the secund study. This study have with objective to contribute to the continuing training of one of the teachers who participated in Study II, with a purpose to the use of cooperative strategies as a way to stimulate the creation of moments for discussion and knowledge construction by students. The results of the first study showed that the national academic production focused on the Physics component is still incipient, only twelve publications were identified, the first being in 2013, in relation to the second study, the analyzes revealed although teachers knowledge some strategies of the cooperative methodology, they dedicate most of their pedagogical time to the activities supported by the exposed method. Even when planning so-called cooperative activities, cell work is characterized as group activity. As for the results of the second study, it was possible to show that the methodology of cooperative learning successfully fits the curriculum component Physics, by fostering the active participation of students during classes enhances the conceptual construction. Finally, we hope that this research can contribute to future investigations about the subject in view of the challenges and demands that are presented in the current educational context, as well as its innovative and challenging character for the teaching of Physics.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAtaíde, Ana Raquel Pereira de021970704-95Silveira, Alessandro Frederico da92791662472Medeiros, Laércia Maria Bertulino de60130709468Sousa, Francisco Ivanildo de2022-03-10T11:43:00Z2020-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Francisco Ivanildo de. A aprendizagem cooperativa no Ensino de Física: Um estudo de caso com professores de educação básica do Estado do Ceará. 2020. 162f. 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