O currículo e as práticas pedagógicas (des)contextualizadas da escola no campo semiárido paraibano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Jefferson Flora Santos de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2807
Resumo: A Educação do Campo no contexto do Semiárido tem se constituído como uma proposta que, muitas vezes, se distancia da realidade sóciocultural da região na qual a escola e os sujeitos sociais estão inseridos. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objeto de estudo empreender uma discussão em torno do currículo contextualizado partindo da realidade educativa de uma escola do campo. Especificamente, objetiva problematizar o currículo da escola do campo de Juazeirinho no sentido de perceber se este desenvolve uma ação educativa embasada na perspectiva de um currículo contextualizado articulado à realidade social, local e as políticas educacionais. Para fundamentar as reflexões sobre a realidade investigada, bem como para embasar a proposta de um currículo contextualizado na escola do campo, respaldamos nos estudos de Fernandes e Molina (2004), Freire (2014, 2015), Menezes e Araújo (2007), Moreira e Tadeu (2013), Reis (2010, 2011), Silva (2015), Stedile (2012), entre outros estudiosos que discutem a temática estudada. Para tanto, selecionamos como aporte teóricometodológico a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, articulada a uma pesquisa bibliográfica e documental, que mais se aproximam do nosso foco de investigação. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Carlos de Morais, localizada no Sítio Grande, Zona Rural do município de Juazeirinho, Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores e utilizamos como instrumentos de coleta de dados a aplicação de um questionário aberto, a análise dos documentos oficiais que regulamentam as políticas educacionais de Educação do Campo e os livros didáticos utilizados pelos professores pesquisados, bem como a observação participante. Os resultados obtidos revelaram que os professores não desenvolvem práticas pedagógicas que consideram o contexto do Semiárido camponês, pois a instituição não possui uma proposta curricular que considera a realidade dos alunos, desta forma, o critério de seleção dos conteúdos é a partir do sumário do livro didático, tornando assim uma aprendizagem descontextualizada com a realidade dos sujeitos e da escola camponesa. Por fim, a proposta de currículo contextualizado que propomos neste estudo considera o contexto, a cultura e a história dos sujeitos do Semiárido, para que estes possam intervir na realidade numa perspectiva de reinvenção transformadora.
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Para fundamentar as reflexões sobre a realidade investigada, bem como para embasar a proposta de um currículo contextualizado na escola do campo, respaldamos nos estudos de Fernandes e Molina (2004), Freire (2014, 2015), Menezes e Araújo (2007), Moreira e Tadeu (2013), Reis (2010, 2011), Silva (2015), Stedile (2012), entre outros estudiosos que discutem a temática estudada. Para tanto, selecionamos como aporte teóricometodológico a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, articulada a uma pesquisa bibliográfica e documental, que mais se aproximam do nosso foco de investigação. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Carlos de Morais, localizada no Sítio Grande, Zona Rural do município de Juazeirinho, Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores e utilizamos como instrumentos de coleta de dados a aplicação de um questionário aberto, a análise dos documentos oficiais que regulamentam as políticas educacionais de Educação do Campo e os livros didáticos utilizados pelos professores pesquisados, bem como a observação participante. Os resultados obtidos revelaram que os professores não desenvolvem práticas pedagógicas que consideram o contexto do Semiárido camponês, pois a instituição não possui uma proposta curricular que considera a realidade dos alunos, desta forma, o critério de seleção dos conteúdos é a partir do sumário do livro didático, tornando assim uma aprendizagem descontextualizada com a realidade dos sujeitos e da escola camponesa. Por fim, a proposta de currículo contextualizado que propomos neste estudo considera o contexto, a cultura e a história dos sujeitos do Semiárido, para que estes possam intervir na realidade numa perspectiva de reinvenção transformadora.The countryside education in the semiarid context has been a proposal that is often quite far from the sociocultural reality of the region where the school and the social subjects are inserted in. Under this assumption, This work aims at studying the school curriculum taking into consideration the referred context. In particular, it aims to discuss the school curriculum in the rural area of Juazeirinho in order to realize if it develops an educational action based on the perspective of a contextualized curriculum that is adapted to the local social reality and the educational policies. To substantiate the reflections upon the investigated reality and the proposal of a contextualized curriculum for the countryside school, we based on the studies of Fernandes e Molina (2004), Freire (2014, 2015), Menezes e Araújo (2007), Moreira e Tadeu (2013), Reis (2010, 2011), Silva (2015), Stedile (2012), among other scholars who discuss the studied theme. For this purpose, we select as theoretical methodological contribution the qualitative approach, researchaction type, adapted to a bibliographic research. The locus research was the Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Carlos de Morais that is located in the Sítio Grande, rural area of Juazeirinho, State of Paraíba. Six teachers were the investigation subjects and we used as instruments for data collecting, the application of an open questionnaire, the analysis of official documents that regulate the educational policies of countryside education and the textbooks used by the research participants as well as their observations. The results revealed that the teachers do not develop pedagogic practices that consider the semiarid context since the institution does have a curricular proposal that takes into account the students’ reality, therefore, the selection criteria of the contents is done according to the textbook’s summary, thus making the learning disconnected from the reality of the subjects and the countryside school. In conclusion, The contextualized curriculum that we propose in this study considers the context, culture and the history of the subjects from semiarid so that they can intervene in the reality from a transforming reinvention perspective.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPAraújo, Patrícia Cristina de AragãoAraújo, Jefferson Flora Santos de2017-08-25T15:44:51Z2017-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAraújo, Jefferson Flora Santos de. O currículo e as práticas pedagógicas (des)contextualizadas da Escola no campo semiárido paraibano. 2017. 113 p. 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