Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alberto Lima de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2644
Resumo: As possibilidades de aprendizagem colaborativa dos professores na na Plataforma Virtual Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) foi o objeto de estudo dessa dissertação. Objetivou compreender as aprendizagens e as estratégias de ensino a partir da mediação pedagógica observadas nas práticas do ambiente virtual de aprendizagem entre professores de uma escola pública de Campina Grande – Paraíba. Foram sujeitos dessa pesquisa quatro professores da disciplina de Matemática de uma escola pública estadual. Destaca-se que esta escola integra o programa do governo federal que recebeu financiamentos para recursos de base tecnológica. Utilizou a pesquisa-ação como abordagem de pesquisa para fomentar entendimento sobre a percepção dos atores e suas compreensões a respeito das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a Aprendizagem Colaborativa. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: Todo professor precisa cursar informática? Todo professor que trabalha com educação à distância deveria ser um webmaster? Como é possível desenvolver um trabalho pedagógico consistente sem ter um completo domínio das possibilidades de uso das ferramentas de um Ambiente Virtual de Aprendizagem? Os resultados da pesquisa informam de que modo o professor desenvolve sua prática docente aprofundando suas potencialidades técnicas e pedagógicas de maneira colaborativa favorecendo os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula com seus alunos. Indicam, ainda, que a flexibilidade dos ambientes virtuais para um trabalho pedagógico promove diversas condições de ensino e aprendizagem na formação para a prática docente.
id UEPB_a5eb9b996fc419600df0a4f2fc4657d8
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2644
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básicaTecnologia da informação e comunicação. Educação básica. Aprendizagem colaborativa. Pesquisa-ação.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAs possibilidades de aprendizagem colaborativa dos professores na na Plataforma Virtual Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) foi o objeto de estudo dessa dissertação. Objetivou compreender as aprendizagens e as estratégias de ensino a partir da mediação pedagógica observadas nas práticas do ambiente virtual de aprendizagem entre professores de uma escola pública de Campina Grande – Paraíba. Foram sujeitos dessa pesquisa quatro professores da disciplina de Matemática de uma escola pública estadual. Destaca-se que esta escola integra o programa do governo federal que recebeu financiamentos para recursos de base tecnológica. Utilizou a pesquisa-ação como abordagem de pesquisa para fomentar entendimento sobre a percepção dos atores e suas compreensões a respeito das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a Aprendizagem Colaborativa. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: Todo professor precisa cursar informática? Todo professor que trabalha com educação à distância deveria ser um webmaster? Como é possível desenvolver um trabalho pedagógico consistente sem ter um completo domínio das possibilidades de uso das ferramentas de um Ambiente Virtual de Aprendizagem? Os resultados da pesquisa informam de que modo o professor desenvolve sua prática docente aprofundando suas potencialidades técnicas e pedagógicas de maneira colaborativa favorecendo os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula com seus alunos. Indicam, ainda, que a flexibilidade dos ambientes virtuais para um trabalho pedagógico promove diversas condições de ensino e aprendizagem na formação para a prática docente.The possibilities of collaborative learning of teachers in the Virtual Platform Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) is the aim object of this dissertation. Aimed to understand the learning and teaching strategies from the pedagogical mediation practices observed in the virtual learning environment among teachers of a public school in Campina Grande - Paraíba. The study comprised four professors of mathematics discipline of a public school. It is noteworthy that this school is part of the federal program that received funding for technology-based resources. It used the action research as research approach to promote understanding of the perception of actors and their understandings about the New Information and Communication Technologies and Collaborative Learning. The study was guided by some questions: Every teacher must attend computer? Every teacher working with distance education should be a webmaster? How can you develop a consistent pedagogical work without having a full field of possibilities of use of the tools of a Virtual Learning Environment? The research results inform how the teacher develops their teaching practice deepening their technical and pedagogical potential collaboratively favoring the teaching and learning processes in the classroom with their students. They also indicate that the flexibility of virtual environments for educational work promotes various conditions of teaching and learning in training for teaching.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPCastro, Paula Almeida deOliveira, Alberto Lima de2016-11-07T19:14:01Z2015-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, Alberto Lima de. Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básica. 2015. 122f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-11-08T04:07:48Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-11-08T04:07:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básica
title Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básica
spellingShingle Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básica
Oliveira, Alberto Lima de
Tecnologia da informação e comunicação. Educação básica. Aprendizagem colaborativa. Pesquisa-ação.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básica
title_full Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básica
title_fullStr Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básica
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básica
title_sort Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básica
author Oliveira, Alberto Lima de
author_facet Oliveira, Alberto Lima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Paula Almeida de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alberto Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação. Educação básica. Aprendizagem colaborativa. Pesquisa-ação.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Tecnologia da informação e comunicação. Educação básica. Aprendizagem colaborativa. Pesquisa-ação.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description As possibilidades de aprendizagem colaborativa dos professores na na Plataforma Virtual Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) foi o objeto de estudo dessa dissertação. Objetivou compreender as aprendizagens e as estratégias de ensino a partir da mediação pedagógica observadas nas práticas do ambiente virtual de aprendizagem entre professores de uma escola pública de Campina Grande – Paraíba. Foram sujeitos dessa pesquisa quatro professores da disciplina de Matemática de uma escola pública estadual. Destaca-se que esta escola integra o programa do governo federal que recebeu financiamentos para recursos de base tecnológica. Utilizou a pesquisa-ação como abordagem de pesquisa para fomentar entendimento sobre a percepção dos atores e suas compreensões a respeito das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a Aprendizagem Colaborativa. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: Todo professor precisa cursar informática? Todo professor que trabalha com educação à distância deveria ser um webmaster? Como é possível desenvolver um trabalho pedagógico consistente sem ter um completo domínio das possibilidades de uso das ferramentas de um Ambiente Virtual de Aprendizagem? Os resultados da pesquisa informam de que modo o professor desenvolve sua prática docente aprofundando suas potencialidades técnicas e pedagógicas de maneira colaborativa favorecendo os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula com seus alunos. Indicam, ainda, que a flexibilidade dos ambientes virtuais para um trabalho pedagógico promove diversas condições de ensino e aprendizagem na formação para a prática docente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-23
2016-11-07T19:14:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, Alberto Lima de. Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básica. 2015. 122f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2644
identifier_str_mv Oliveira, Alberto Lima de. Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem: a pesquisa do professor da educação básica. 2015. 122f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813177377161216