Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2763 |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma abordagem diferenciada dos conteúdos de Probabilidade e Estatística no ensino médio. Para atingir o o objetivo foram aplicadas cinco oficinas de Matemática com os alunos do 3 ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara localizada na cidade de Pombal-PB. A aplicação das oficinas tinha como objetivo desenvolver nos educandos um novo olhar sobre a matemática, fazer com que os mesmos fossem capazes de compreender conceitos probabilísticos e estatísticos, construir e fazer leitura de gráficos e tabelas, bem como associar e utilizar estudo de Estatística e Probabilidade em seu cotidiano social. No decorrer do trabalho, serão apresentados: a descrição das oficinas, sua aplicação e os resultados obtidos. Por fim, apresentaremos o perfil da turma e as impressões dos alunos sobre o impacto do trabalho na sua aprendizagem |
id |
UEPB_ac949074823b1c06f732ee12fb52088e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2763 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de MatemáticaEstatísticaProbabilidadeOficinas de MatemáticaEnsino de MatemáticaRecursos didáticosProbabilityMathematical WorkshopsStatisticEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma abordagem diferenciada dos conteúdos de Probabilidade e Estatística no ensino médio. Para atingir o o objetivo foram aplicadas cinco oficinas de Matemática com os alunos do 3 ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara localizada na cidade de Pombal-PB. A aplicação das oficinas tinha como objetivo desenvolver nos educandos um novo olhar sobre a matemática, fazer com que os mesmos fossem capazes de compreender conceitos probabilísticos e estatísticos, construir e fazer leitura de gráficos e tabelas, bem como associar e utilizar estudo de Estatística e Probabilidade em seu cotidiano social. No decorrer do trabalho, serão apresentados: a descrição das oficinas, sua aplicação e os resultados obtidos. Por fim, apresentaremos o perfil da turma e as impressões dos alunos sobre o impacto do trabalho na sua aprendizagemThe main objective of this work is to present the results of a differentiated approach to probability and statistics in secondary education. In order to reach the objective, five o activities were applied with the students of the 3 year of the State School of Elementary and Middle Arruda Câmara located at the city of Pombal-PB. The purpose of the activities was to develop a new look at mathematics, to enable them to better understand probabilistic and statistical concepts, to construct and read graphs and tables, and to associate and use statistics and Probability in their social everyday. In the course of the work, the following will be presented: a description of the workshops, their application and the results obtained. We will present the class profile and the impressions of the students about the impact of the work on their learning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATEsteves, Divanilda Maia02580391401http://lattes.cnpq.br/0088762333310000Souza, Francisco Antonio Morais de10644652420http://lattes.cnpq.br/9477911972635606Oliveira, Davis Matias de02395628441http://lattes.cnpq.br/8918814404711884Pereira, Mailson Matos2017-03-22T15:17:32Z2017-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, M. M. Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática. 2017. 55f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-03-23T04:08:40Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-03-23T04:08:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
title |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
spellingShingle |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática Pereira, Mailson Matos Estatística Probabilidade Oficinas de Matemática Ensino de Matemática Recursos didáticos Probability Mathematical Workshops Statistic EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
title_full |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
title_fullStr |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
title_full_unstemmed |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
title_sort |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
author |
Pereira, Mailson Matos |
author_facet |
Pereira, Mailson Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteves, Divanilda Maia 02580391401 http://lattes.cnpq.br/0088762333310000 Souza, Francisco Antonio Morais de 10644652420 http://lattes.cnpq.br/9477911972635606 Oliveira, Davis Matias de 02395628441 http://lattes.cnpq.br/8918814404711884 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Mailson Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística Probabilidade Oficinas de Matemática Ensino de Matemática Recursos didáticos Probability Mathematical Workshops Statistic EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Estatística Probabilidade Oficinas de Matemática Ensino de Matemática Recursos didáticos Probability Mathematical Workshops Statistic EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma abordagem diferenciada dos conteúdos de Probabilidade e Estatística no ensino médio. Para atingir o o objetivo foram aplicadas cinco oficinas de Matemática com os alunos do 3 ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara localizada na cidade de Pombal-PB. A aplicação das oficinas tinha como objetivo desenvolver nos educandos um novo olhar sobre a matemática, fazer com que os mesmos fossem capazes de compreender conceitos probabilísticos e estatísticos, construir e fazer leitura de gráficos e tabelas, bem como associar e utilizar estudo de Estatística e Probabilidade em seu cotidiano social. No decorrer do trabalho, serão apresentados: a descrição das oficinas, sua aplicação e os resultados obtidos. Por fim, apresentaremos o perfil da turma e as impressões dos alunos sobre o impacto do trabalho na sua aprendizagem |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-22T15:17:32Z 2017-02-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, M. M. Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática. 2017. 55f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2763 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, M. M. Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática. 2017. 55f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709216053985280 |