O uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no ensino de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Edmaylsonn Jóia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4023
Resumo: Nosso trabalho consiste na análise da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Educação, que aborda o uso das tecnologias da comunicação e informação (TIC) no ensino de Biologia. A pergunta que norteou a pesquisa é: "como está sendo abordada a discussão sobre o uso de TIC no ensino de biologia?" Trata-se, portanto, de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Os dados para análise foram capturados no ambiente virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), assim como na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Para busca dos dados utilizamos os descritores “TIC” e “ensino biologia” com recorte temporal compreendendo o período de 2008 a 2017. Ao acessar os ambientes virtuais dessas instituições, realizamos duas coletas utilizando como critérios de seleção os trabalhos que apareceram na utilização dos descritores, tratam do uso de TIC no ensino de biologia do ensino médio e que fazem parte de programas de pós graduação stricto sensu em ensino de ciências e matemática. A primeira fase da coleta teve como base a leitura dos títulos, subtítulos e dos resumos dos trabalhos para seleção daqueles que apresentam os descritores. Na segunda fase, observamos os trabalhos por meio de uma leitura na íntegra. O exame das dissertações e teses, alvo de nossa investigação, foi realizado a partir de fichamentos (contendo título, autor, instituição de defesa, discussão, problema de investigação, objetivo, metodologia, principais autores, resultados, conclusões e considerações finais) em análise qualitativa, objetivando revelar os seguintes aspectos: foco de discussão, problema de investigação, abordagem metodológica, referencial teórico, resultados e conclusões, como categorias definidas a priori. Os resultados indicam um maior número de pesquisas nos anos de 2015 e 2016 totalizando metade de todas as produções. Os resultados também indicaram uma predominância das pesquisas que investigam o uso de vídeos, animações e filmes os quais os autores consideram como recursos de fácil aplicação em sala e que possuem rico conteúdo para discussões em sala. As redes sociais compõem o segundo grupo que apareceu com frequência nas investigações sendo percebidas pelos autores como ótimas ferramentas para acelerar a comunicação e debate entre professores e alunos. A rede social mais investigada foi o Facebook, sendo investigada na divulgação de informações a serem discutidas pelos alunos na própria rede social. Logo em seguida há os Jogos e sites da internet em número de trabalhados. Também percebemos uma predominância dos conteúdos de genética e ecologia, conteúdos tratados nas TIC mais investigadas pelos autores. Por fim, considerando que realizamos nossa pesquisa no curso de mestrado profissional, elaboramos como produto resultante desse trabalho, um ambiente virtual (site) no qual apresentamos diversos exemplos de uso de TIC em vários conteúdos para aulas de biologia
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spelling O uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no ensino de BiologiaRecursos didáticosEnsino de CiênciasTecnologias da informação e comunicaçãoScience teachingCommunication and information technologiesCIENCIAS BIOLOGICASNosso trabalho consiste na análise da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Educação, que aborda o uso das tecnologias da comunicação e informação (TIC) no ensino de Biologia. A pergunta que norteou a pesquisa é: "como está sendo abordada a discussão sobre o uso de TIC no ensino de biologia?" Trata-se, portanto, de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Os dados para análise foram capturados no ambiente virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), assim como na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Para busca dos dados utilizamos os descritores “TIC” e “ensino biologia” com recorte temporal compreendendo o período de 2008 a 2017. Ao acessar os ambientes virtuais dessas instituições, realizamos duas coletas utilizando como critérios de seleção os trabalhos que apareceram na utilização dos descritores, tratam do uso de TIC no ensino de biologia do ensino médio e que fazem parte de programas de pós graduação stricto sensu em ensino de ciências e matemática. A primeira fase da coleta teve como base a leitura dos títulos, subtítulos e dos resumos dos trabalhos para seleção daqueles que apresentam os descritores. Na segunda fase, observamos os trabalhos por meio de uma leitura na íntegra. O exame das dissertações e teses, alvo de nossa investigação, foi realizado a partir de fichamentos (contendo título, autor, instituição de defesa, discussão, problema de investigação, objetivo, metodologia, principais autores, resultados, conclusões e considerações finais) em análise qualitativa, objetivando revelar os seguintes aspectos: foco de discussão, problema de investigação, abordagem metodológica, referencial teórico, resultados e conclusões, como categorias definidas a priori. Os resultados indicam um maior número de pesquisas nos anos de 2015 e 2016 totalizando metade de todas as produções. Os resultados também indicaram uma predominância das pesquisas que investigam o uso de vídeos, animações e filmes os quais os autores consideram como recursos de fácil aplicação em sala e que possuem rico conteúdo para discussões em sala. As redes sociais compõem o segundo grupo que apareceu com frequência nas investigações sendo percebidas pelos autores como ótimas ferramentas para acelerar a comunicação e debate entre professores e alunos. A rede social mais investigada foi o Facebook, sendo investigada na divulgação de informações a serem discutidas pelos alunos na própria rede social. Logo em seguida há os Jogos e sites da internet em número de trabalhados. Também percebemos uma predominância dos conteúdos de genética e ecologia, conteúdos tratados nas TIC mais investigadas pelos autores. Por fim, considerando que realizamos nossa pesquisa no curso de mestrado profissional, elaboramos como produto resultante desse trabalho, um ambiente virtual (site) no qual apresentamos diversos exemplos de uso de TIC em vários conteúdos para aulas de biologiaThe work consists of analyzing the academic production of the Graduate Programs in Teaching and Education that addresses the use of communication and information technologies (ICT) in the teaching of Biology. The question that guided the research is: "How is the discussion about the use of ICT in the teaching of biology being approached?” It is, therefore, a research of the state of knowledge type. The data for analysis were captured in the virtual environment of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), as well as in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT). To search for the data, we used the descriptors "TIC" and "teaching biology" with a time frame covering the period from 2008 to 2017. When accessing the virtual environments of these institutions, we performed two collections using the selection criteria the works that appeared in the use of descriptors, deal with the use of ICT in the teaching of biology in high school and that are part of stricto sensu graduate programs in science and mathematics teaching. The first phase of the collection was based on reading the titles, subtitles and abstracts of the works to select those that present the descriptors. In the second phase, we observed the works through a full reading. The examination of dissertations and thesis, the target of our investigation, was carried out based on records (containing title, author, defense institution, discussion, research problem, objective, methodology, main authors, results, conclusions and final considerations) under analysis qualitative, aiming to reveal the following aspects: focus of discussion, research problem, methodological approach, theoretical framework, results and conclusions, as categories defined a priori. The results indicate a greater number of researches in the years of 2015 and 2016 totaling half of all productions. The results also indicated a predominance of research that investigates the use of videos, animations and films which the authors consider as resources that are easy to apply in the classroom and that have rich content for discussions in the classroom. Social networks compound the second group that it appeared frequently in the investigations, being perceived by the authors as great tools to accelerate communication and debate between educators and pupils. The net most investigated social issue was Facebook, being investigated in the dissemination of information to be discussed by students on the social network itself. Then there are the Games and internet sites in number of deliberated. We also noticed a predominance of the contents of genetics and ecology, contents treated in the most investigated ICT by the authors. Finally, considering that we conducted our research in the professional master's course, we created as a product resulting from this work, a virtual environment (web site) in which we present several examples of the use of TIC in various contents for biology classes.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMGeglio, Paulo César07346904877Dias, Márcia Adelino da Silva44330588404Leandro, Edmaylsonn Jóia2022-01-10T13:30:25Z2020-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEANDRO, Edmaylsonn Jóia. O uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no ensino de Biologia. 2020. 193f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-01-10T13:30:26Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4023Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-01-10T13:30:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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