Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Van de Zand, Evonete Dalla Corte
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95840
Resumo: Denota-se a importância da ciência e da tecnologia no processo de transformação que caracteriza o mundo contemporâneo, dentre outras, pelo impacto do uso de ferramentas no processo educacional na vida dos indivíduos sociais. Neste sentido, revela-se a problemática de como os professores da área de Ciências Biológicas percebem a utilização das tecnologias da informática e da comunicação, em especial, o Cmap tools. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo destacar que a prática das tecnologias da comunicação e da informação no ensino de Ciências Biológicas, como ferramenta pedagógica, é importante para exercer um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, incentivando o uso da tecnologia e do Cmap Tools. Para contemplar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, através de um questionário direcionado aos professores sobre a utilização das tecnologias. Exploram-se diversas formas para atender aos desafios da sociedade tecnológica e globalizada, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, aliadas a metodologias com objetivos definidos e elegendo as tecnologias como elemento integrador entre a disciplina de Ciências e o contexto sociocultural. Em adição, este estudo procura refletir sobre o papel do professor frente às tecnologias, a importância do uso do computador, a cultura digital e o impacto nas formas de ensinar e aprender ciências por meio do software Cmap Tools, na construção de mapas conceituais. A análise dos questionários aplicados aos professores aponta que os mesmos se mostram otimistas e são usuários das tecnologias no ensino de Ciências, considerando seus conhecimentos e os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas.
id UFRGS-2_8fc9d63d1250d07f0110ad875f74bb99
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95840
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Van de Zand, Evonete Dalla CorteGeller, Marlise2014-05-31T02:06:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/95840000913839Denota-se a importância da ciência e da tecnologia no processo de transformação que caracteriza o mundo contemporâneo, dentre outras, pelo impacto do uso de ferramentas no processo educacional na vida dos indivíduos sociais. Neste sentido, revela-se a problemática de como os professores da área de Ciências Biológicas percebem a utilização das tecnologias da informática e da comunicação, em especial, o Cmap tools. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo destacar que a prática das tecnologias da comunicação e da informação no ensino de Ciências Biológicas, como ferramenta pedagógica, é importante para exercer um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, incentivando o uso da tecnologia e do Cmap Tools. Para contemplar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, através de um questionário direcionado aos professores sobre a utilização das tecnologias. Exploram-se diversas formas para atender aos desafios da sociedade tecnológica e globalizada, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, aliadas a metodologias com objetivos definidos e elegendo as tecnologias como elemento integrador entre a disciplina de Ciências e o contexto sociocultural. Em adição, este estudo procura refletir sobre o papel do professor frente às tecnologias, a importância do uso do computador, a cultura digital e o impacto nas formas de ensinar e aprender ciências por meio do software Cmap Tools, na construção de mapas conceituais. A análise dos questionários aplicados aos professores aponta que os mesmos se mostram otimistas e são usuários das tecnologias no ensino de Ciências, considerando seus conhecimentos e os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas.The importance of science and technology are in the process of transformation that characterized the contemporary world, among others, by the impact of the use of tools in the educational process in the lives of individuals. Under the problems of how the Biological Sciences area teachers perceive the use of computer and communication technologies, in particular, the Cmap tools, encouraging their use. In this way, the research aims to point out that the practice of communication and information technologies in teaching Biological Sciences, as a pedagogical tool, it is important to engage in a process of quality teaching and learning, encouraging the use of technology and the Cmap Tools. For such purpose, a qualitative and quantitative-oriented research, through a questionnaire directed to teachers on the use of technologies. Explore a number of ways to meet the new challenges of technological and globalized society, highlighting the need for development of innovative pedagogical practices, coupled with defined objectives and methodologies with technologies such as integrator element between the discipline of Science and the socio-cultural context. In addition, this study seeks to reflect on the role of the teacher in the face of technologies, the importance of computer use, digital culture and the impact on ways to teach and learn science through Cmap Tools software, in the construction of concept maps. Also inserts this data in the current context, through an analysis of a questionnaire applied to teachers, who are optimists and users of technologies in Science education, within their skills and technological resources available in schools.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Material didático digitalBiologiaBiological sciencesInformation and communication technologiesEducational processUso de tecnologias no ensino de ciências biológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913839.pdf000913839.pdfTexto completoapplication/pdf461422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95840/1/000913839.pdf36b3d0a210a7b6f36a2e3cd7678ed3b8MD51TEXT000913839.pdf.txt000913839.pdf.txtExtracted Texttext/plain93595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95840/2/000913839.pdf.txtb20d3b9fe21c892d9cbc051c057c6864MD52THUMBNAIL000913839.pdf.jpg000913839.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95840/3/000913839.pdf.jpgef7534745b0c6a4bc7c65a7aaffc0a1aMD5310183/958402018-10-15 08:42:15.334oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95840Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:42:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas
title Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas
spellingShingle Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas
Van de Zand, Evonete Dalla Corte
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Material didático digital
Biologia
Biological sciences
Information and communication technologies
Educational process
title_short Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas
title_full Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas
title_fullStr Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas
title_full_unstemmed Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas
title_sort Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas
author Van de Zand, Evonete Dalla Corte
author_facet Van de Zand, Evonete Dalla Corte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Van de Zand, Evonete Dalla Corte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geller, Marlise
contributor_str_mv Geller, Marlise
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Material didático digital
Biologia
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Material didático digital
Biologia
Biological sciences
Information and communication technologies
Educational process
dc.subject.eng.fl_str_mv Biological sciences
Information and communication technologies
Educational process
description Denota-se a importância da ciência e da tecnologia no processo de transformação que caracteriza o mundo contemporâneo, dentre outras, pelo impacto do uso de ferramentas no processo educacional na vida dos indivíduos sociais. Neste sentido, revela-se a problemática de como os professores da área de Ciências Biológicas percebem a utilização das tecnologias da informática e da comunicação, em especial, o Cmap tools. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo destacar que a prática das tecnologias da comunicação e da informação no ensino de Ciências Biológicas, como ferramenta pedagógica, é importante para exercer um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, incentivando o uso da tecnologia e do Cmap Tools. Para contemplar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, através de um questionário direcionado aos professores sobre a utilização das tecnologias. Exploram-se diversas formas para atender aos desafios da sociedade tecnológica e globalizada, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, aliadas a metodologias com objetivos definidos e elegendo as tecnologias como elemento integrador entre a disciplina de Ciências e o contexto sociocultural. Em adição, este estudo procura refletir sobre o papel do professor frente às tecnologias, a importância do uso do computador, a cultura digital e o impacto nas formas de ensinar e aprender ciências por meio do software Cmap Tools, na construção de mapas conceituais. A análise dos questionários aplicados aos professores aponta que os mesmos se mostram otimistas e são usuários das tecnologias no ensino de Ciências, considerando seus conhecimentos e os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-31T02:06:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95840
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913839
url http://hdl.handle.net/10183/95840
identifier_str_mv 000913839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95840/1/000913839.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95840/2/000913839.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95840/3/000913839.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 36b3d0a210a7b6f36a2e3cd7678ed3b8
b20d3b9fe21c892d9cbc051c057c6864
ef7534745b0c6a4bc7c65a7aaffc0a1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465280925696