O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marciana Cavalcante
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4955
Resumo: Cada época traz consigo novos desafios ao ensino de ciências e, para enfrentá-los, novas propostas metodológicas e abordagens inovadoras são experimentadas. Considerando os desafios de um ensino de ciências que leve em consideração um desenvolvimento científico e tecnológico sustentável, nesta pesquisa fizemos a opção de seguir uma abordagem que procura trabalhar os conteúdos de física a partir de temáticas que possibilitem reflexões envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente ou, como ficou mais conhecido: uma abordagem CTSA. Nesta pesquisa objetivamos identificar e discutir as possibilidades e/ou limitações de uma experiência de ensino com abordagem CTSA para o estudo do magnetismo terrestre em sua relação com os organismos vivos, a biosfera e a vida no planeta. Naturalmente, a escolha do tema se deu por conta da importância do magnetismo terrestre para os seres orgânicos e toda a vida na Terra, mas também por questões históricas. Os fenômenos magnéticos, assim como as manifestações eletrostáticas são bem mais antigos que o eletromagnetismo moderno e nem sempre são considerados com a devida atenção nos estudos de ciências. A maioria dos livros didáticos apresenta essa discussão de maneira resumida e superficial. No sentido de contribuir com esta demanda, será elaborado um material paradidático com abordagem CTSA para o ensino do magnetismo terrestre. Acreditamos que essa proposta seja importante para auxiliar os estudantes e os professores em nova perspectiva para o ensino do referido conteúdo.
id UEPB_d540be4c74711ed81c5f9106dc84b566
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4955
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSATerrestrial Magnetism: a teaching proposal with a CTSA approachEnsino de CiênciasMagnetismoAbordagem CTSAscience teachingmagnetismCTSA approachEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCada época traz consigo novos desafios ao ensino de ciências e, para enfrentá-los, novas propostas metodológicas e abordagens inovadoras são experimentadas. Considerando os desafios de um ensino de ciências que leve em consideração um desenvolvimento científico e tecnológico sustentável, nesta pesquisa fizemos a opção de seguir uma abordagem que procura trabalhar os conteúdos de física a partir de temáticas que possibilitem reflexões envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente ou, como ficou mais conhecido: uma abordagem CTSA. Nesta pesquisa objetivamos identificar e discutir as possibilidades e/ou limitações de uma experiência de ensino com abordagem CTSA para o estudo do magnetismo terrestre em sua relação com os organismos vivos, a biosfera e a vida no planeta. Naturalmente, a escolha do tema se deu por conta da importância do magnetismo terrestre para os seres orgânicos e toda a vida na Terra, mas também por questões históricas. Os fenômenos magnéticos, assim como as manifestações eletrostáticas são bem mais antigos que o eletromagnetismo moderno e nem sempre são considerados com a devida atenção nos estudos de ciências. A maioria dos livros didáticos apresenta essa discussão de maneira resumida e superficial. No sentido de contribuir com esta demanda, será elaborado um material paradidático com abordagem CTSA para o ensino do magnetismo terrestre. Acreditamos que essa proposta seja importante para auxiliar os estudantes e os professores em nova perspectiva para o ensino do referido conteúdo.Each era brings with it new challenges for science teaching and, to meet them, new methodological proposals and innovative approaches are tried out. Considering the challenges of teaching science that takes into account sustainable scientific and technological development, in this research we chose to follow an approach that seeks to work with physics content based on themes that enable reflections involving Science, Technology, Society, and the Environment or, as it has become better known: a CTSA approach. In this research, we aim to identify and discuss the possibilities and/or limitations of a teaching experience with a CTSA approach to the study of terrestrial magnetism in its relationship with living organisms, the biosphere, and life on the planet. Naturally, the topic was chosen because of the importance of terrestrial magnetism for organic beings and all life on Earth, but also historical reasons. Magnetic phenomena, as well as electrostatic phenomena, are much older than modern electromagnetism and are not always given due attention in science studies. Most textbooks present this discussion in a summarized and superficial way. To contribute to this demand, paradidactic material with a CTSA approach will be developed for teaching terrestrial magnetism. We believe that this proposal is important for helping students and teachers take a new approach to teaching this content.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMGermano, Marcelo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650Sousa, Cidoval Morais dehttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425Araújo, Lincoln Rodrigues Sampaio dehttp://lattes.cnpq.br/6819638503542387Alves, Marciana Cavalcante2024-05-21T12:43:27Z2999-12-312024-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Marciana Cavalcante. O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA. 2024. 88 f Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4955porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-05-21T12:43:27Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4955Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-05-21T12:43:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA
Terrestrial Magnetism: a teaching proposal with a CTSA approach
title O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA
spellingShingle O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA
Alves, Marciana Cavalcante
Ensino de Ciências
Magnetismo
Abordagem CTSA
science teaching
magnetism
CTSA approach
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA
title_full O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA
title_fullStr O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA
title_full_unstemmed O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA
title_sort O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA
author Alves, Marciana Cavalcante
author_facet Alves, Marciana Cavalcante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Germano, Marcelo Gomes
http://lattes.cnpq.br/0279191804042650
Sousa, Cidoval Morais de
http://lattes.cnpq.br/0573233540937425
Araújo, Lincoln Rodrigues Sampaio de
http://lattes.cnpq.br/6819638503542387
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marciana Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Magnetismo
Abordagem CTSA
science teaching
magnetism
CTSA approach
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Ciências
Magnetismo
Abordagem CTSA
science teaching
magnetism
CTSA approach
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Cada época traz consigo novos desafios ao ensino de ciências e, para enfrentá-los, novas propostas metodológicas e abordagens inovadoras são experimentadas. Considerando os desafios de um ensino de ciências que leve em consideração um desenvolvimento científico e tecnológico sustentável, nesta pesquisa fizemos a opção de seguir uma abordagem que procura trabalhar os conteúdos de física a partir de temáticas que possibilitem reflexões envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente ou, como ficou mais conhecido: uma abordagem CTSA. Nesta pesquisa objetivamos identificar e discutir as possibilidades e/ou limitações de uma experiência de ensino com abordagem CTSA para o estudo do magnetismo terrestre em sua relação com os organismos vivos, a biosfera e a vida no planeta. Naturalmente, a escolha do tema se deu por conta da importância do magnetismo terrestre para os seres orgânicos e toda a vida na Terra, mas também por questões históricas. Os fenômenos magnéticos, assim como as manifestações eletrostáticas são bem mais antigos que o eletromagnetismo moderno e nem sempre são considerados com a devida atenção nos estudos de ciências. A maioria dos livros didáticos apresenta essa discussão de maneira resumida e superficial. No sentido de contribuir com esta demanda, será elaborado um material paradidático com abordagem CTSA para o ensino do magnetismo terrestre. Acreditamos que essa proposta seja importante para auxiliar os estudantes e os professores em nova perspectiva para o ensino do referido conteúdo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-21T12:43:27Z
2024-04-18
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Marciana Cavalcante. O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA. 2024. 88 f Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4955
identifier_str_mv ALVES, Marciana Cavalcante. O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA. 2024. 88 f Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813194375626752