O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4955 |
Resumo: | Cada época traz consigo novos desafios ao ensino de ciências e, para enfrentá-los, novas propostas metodológicas e abordagens inovadoras são experimentadas. Considerando os desafios de um ensino de ciências que leve em consideração um desenvolvimento científico e tecnológico sustentável, nesta pesquisa fizemos a opção de seguir uma abordagem que procura trabalhar os conteúdos de física a partir de temáticas que possibilitem reflexões envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente ou, como ficou mais conhecido: uma abordagem CTSA. Nesta pesquisa objetivamos identificar e discutir as possibilidades e/ou limitações de uma experiência de ensino com abordagem CTSA para o estudo do magnetismo terrestre em sua relação com os organismos vivos, a biosfera e a vida no planeta. Naturalmente, a escolha do tema se deu por conta da importância do magnetismo terrestre para os seres orgânicos e toda a vida na Terra, mas também por questões históricas. Os fenômenos magnéticos, assim como as manifestações eletrostáticas são bem mais antigos que o eletromagnetismo moderno e nem sempre são considerados com a devida atenção nos estudos de ciências. A maioria dos livros didáticos apresenta essa discussão de maneira resumida e superficial. No sentido de contribuir com esta demanda, será elaborado um material paradidático com abordagem CTSA para o ensino do magnetismo terrestre. Acreditamos que essa proposta seja importante para auxiliar os estudantes e os professores em nova perspectiva para o ensino do referido conteúdo. |
id |
UEPB_d540be4c74711ed81c5f9106dc84b566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4955 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSATerrestrial Magnetism: a teaching proposal with a CTSA approachEnsino de CiênciasMagnetismoAbordagem CTSAscience teachingmagnetismCTSA approachEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCada época traz consigo novos desafios ao ensino de ciências e, para enfrentá-los, novas propostas metodológicas e abordagens inovadoras são experimentadas. Considerando os desafios de um ensino de ciências que leve em consideração um desenvolvimento científico e tecnológico sustentável, nesta pesquisa fizemos a opção de seguir uma abordagem que procura trabalhar os conteúdos de física a partir de temáticas que possibilitem reflexões envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente ou, como ficou mais conhecido: uma abordagem CTSA. Nesta pesquisa objetivamos identificar e discutir as possibilidades e/ou limitações de uma experiência de ensino com abordagem CTSA para o estudo do magnetismo terrestre em sua relação com os organismos vivos, a biosfera e a vida no planeta. Naturalmente, a escolha do tema se deu por conta da importância do magnetismo terrestre para os seres orgânicos e toda a vida na Terra, mas também por questões históricas. Os fenômenos magnéticos, assim como as manifestações eletrostáticas são bem mais antigos que o eletromagnetismo moderno e nem sempre são considerados com a devida atenção nos estudos de ciências. A maioria dos livros didáticos apresenta essa discussão de maneira resumida e superficial. No sentido de contribuir com esta demanda, será elaborado um material paradidático com abordagem CTSA para o ensino do magnetismo terrestre. Acreditamos que essa proposta seja importante para auxiliar os estudantes e os professores em nova perspectiva para o ensino do referido conteúdo.Each era brings with it new challenges for science teaching and, to meet them, new methodological proposals and innovative approaches are tried out. Considering the challenges of teaching science that takes into account sustainable scientific and technological development, in this research we chose to follow an approach that seeks to work with physics content based on themes that enable reflections involving Science, Technology, Society, and the Environment or, as it has become better known: a CTSA approach. In this research, we aim to identify and discuss the possibilities and/or limitations of a teaching experience with a CTSA approach to the study of terrestrial magnetism in its relationship with living organisms, the biosphere, and life on the planet. Naturally, the topic was chosen because of the importance of terrestrial magnetism for organic beings and all life on Earth, but also historical reasons. Magnetic phenomena, as well as electrostatic phenomena, are much older than modern electromagnetism and are not always given due attention in science studies. Most textbooks present this discussion in a summarized and superficial way. To contribute to this demand, paradidactic material with a CTSA approach will be developed for teaching terrestrial magnetism. We believe that this proposal is important for helping students and teachers take a new approach to teaching this content.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMGermano, Marcelo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650Sousa, Cidoval Morais dehttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425Araújo, Lincoln Rodrigues Sampaio dehttp://lattes.cnpq.br/6819638503542387Alves, Marciana Cavalcante2024-05-21T12:43:27Z2999-12-312024-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Marciana Cavalcante. O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA. 2024. 88 f Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4955porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-05-21T12:43:27Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4955Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-05-21T12:43:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA Terrestrial Magnetism: a teaching proposal with a CTSA approach |
title |
O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA |
spellingShingle |
O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA Alves, Marciana Cavalcante Ensino de Ciências Magnetismo Abordagem CTSA science teaching magnetism CTSA approach EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA |
title_full |
O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA |
title_fullStr |
O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA |
title_full_unstemmed |
O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA |
title_sort |
O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA |
author |
Alves, Marciana Cavalcante |
author_facet |
Alves, Marciana Cavalcante |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Germano, Marcelo Gomes http://lattes.cnpq.br/0279191804042650 Sousa, Cidoval Morais de http://lattes.cnpq.br/0573233540937425 Araújo, Lincoln Rodrigues Sampaio de http://lattes.cnpq.br/6819638503542387 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Marciana Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Magnetismo Abordagem CTSA science teaching magnetism CTSA approach EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de Ciências Magnetismo Abordagem CTSA science teaching magnetism CTSA approach EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Cada época traz consigo novos desafios ao ensino de ciências e, para enfrentá-los, novas propostas metodológicas e abordagens inovadoras são experimentadas. Considerando os desafios de um ensino de ciências que leve em consideração um desenvolvimento científico e tecnológico sustentável, nesta pesquisa fizemos a opção de seguir uma abordagem que procura trabalhar os conteúdos de física a partir de temáticas que possibilitem reflexões envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente ou, como ficou mais conhecido: uma abordagem CTSA. Nesta pesquisa objetivamos identificar e discutir as possibilidades e/ou limitações de uma experiência de ensino com abordagem CTSA para o estudo do magnetismo terrestre em sua relação com os organismos vivos, a biosfera e a vida no planeta. Naturalmente, a escolha do tema se deu por conta da importância do magnetismo terrestre para os seres orgânicos e toda a vida na Terra, mas também por questões históricas. Os fenômenos magnéticos, assim como as manifestações eletrostáticas são bem mais antigos que o eletromagnetismo moderno e nem sempre são considerados com a devida atenção nos estudos de ciências. A maioria dos livros didáticos apresenta essa discussão de maneira resumida e superficial. No sentido de contribuir com esta demanda, será elaborado um material paradidático com abordagem CTSA para o ensino do magnetismo terrestre. Acreditamos que essa proposta seja importante para auxiliar os estudantes e os professores em nova perspectiva para o ensino do referido conteúdo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-21T12:43:27Z 2024-04-18 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Marciana Cavalcante. O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA. 2024. 88 f Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4955 |
identifier_str_mv |
ALVES, Marciana Cavalcante. O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA. 2024. 88 f Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813194375626752 |