Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3376 |
Resumo: | O letramento literário é um dos caminhos para a escolarização adequada da literatura. Entretanto, a visão historicista, que intenta definir e caracterizar os movimentos literários, e o cânone cristalizado ainda têm forte presença na escola, dificultando a aplicação de metodologias que favoreçam a relação entre o aluno e o texto literário, formando leitores. Este trabalho dissertativo teve a finalidade de analisar os relatórios de execução e refletir sobre as metodologias utilizadas nos projetos que se relacionam ao letramento literário inscritos, em 2015, no Prêmio Mestres da Educação, um programa de valorização do professor promovido pelo Governo do Estado da Paraíba. Além disso, a pesquisa pretendeu propor uma sequência didática cujos procedimentos metodológicos, em intensa relação com os parâmetros do letramento literário, apresentassem uma abordagem para a leitura literária, refletindo, mediante uma experiência didática concreta, sobre a viabilidade da proposta construída. Para a sua realização, este trabalho contou com aporte teórico sobre o letramento literário e a formação do leitor, destacando-se os seguintes estudiosos: Cosson (2014a, 2014b), Silva (2003), Mello (2012), Hidalgo (2014), entre outros. Metodologicamente, além da leitura da base teórica selecionada, colhemos informações e analisamos os projetos constituintes do nosso corpus, bem como construímos e executamos, mediante os resultados observados na etapa anterior e os dados obtidos com a aplicação de um questionário junto aos colaboradores da pesquisa, uma sequência didática, intervindo diretamente na realidade escolar. Por isso, esta pesquisa é bibliográfica, documental, exploratória e aplicada. Ao final do processo, concluímos que a experiência com a literatura na escola pode ser exitosa, quando, nas escolhas literárias, mesclam-se textos canônicos e contemporâneos; e quando o professor investe numa mediação de leitura que aposta na sensibilidade e no senso crítico do aluno, construindo condições para que ele observe, compare e reflita sobre a literatura e o mundo. Esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam significativamente para o meio acadêmico-científico e que a sequência didática sugerida como produto, a partir de adaptações à realidade concreta de cada sala de aula, concorra para o letramento e a formação do leitor literário na escola. |
id |
UEPB_d5cdab365534fee5a0ed0744a3577688 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3376 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta1. Letramento literário. 2. Formação de leitores. 3. Prêmio Mestres da Educação. 4. Educação básica.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO letramento literário é um dos caminhos para a escolarização adequada da literatura. Entretanto, a visão historicista, que intenta definir e caracterizar os movimentos literários, e o cânone cristalizado ainda têm forte presença na escola, dificultando a aplicação de metodologias que favoreçam a relação entre o aluno e o texto literário, formando leitores. Este trabalho dissertativo teve a finalidade de analisar os relatórios de execução e refletir sobre as metodologias utilizadas nos projetos que se relacionam ao letramento literário inscritos, em 2015, no Prêmio Mestres da Educação, um programa de valorização do professor promovido pelo Governo do Estado da Paraíba. Além disso, a pesquisa pretendeu propor uma sequência didática cujos procedimentos metodológicos, em intensa relação com os parâmetros do letramento literário, apresentassem uma abordagem para a leitura literária, refletindo, mediante uma experiência didática concreta, sobre a viabilidade da proposta construída. Para a sua realização, este trabalho contou com aporte teórico sobre o letramento literário e a formação do leitor, destacando-se os seguintes estudiosos: Cosson (2014a, 2014b), Silva (2003), Mello (2012), Hidalgo (2014), entre outros. Metodologicamente, além da leitura da base teórica selecionada, colhemos informações e analisamos os projetos constituintes do nosso corpus, bem como construímos e executamos, mediante os resultados observados na etapa anterior e os dados obtidos com a aplicação de um questionário junto aos colaboradores da pesquisa, uma sequência didática, intervindo diretamente na realidade escolar. Por isso, esta pesquisa é bibliográfica, documental, exploratória e aplicada. Ao final do processo, concluímos que a experiência com a literatura na escola pode ser exitosa, quando, nas escolhas literárias, mesclam-se textos canônicos e contemporâneos; e quando o professor investe numa mediação de leitura que aposta na sensibilidade e no senso crítico do aluno, construindo condições para que ele observe, compare e reflita sobre a literatura e o mundo. Esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam significativamente para o meio acadêmico-científico e que a sequência didática sugerida como produto, a partir de adaptações à realidade concreta de cada sala de aula, concorra para o letramento e a formação do leitor literário na escola.Literary literacy is one of the pathways to the proper schooling of literature. However, the historical view, which attempts to define and characterize literary movements, and the crystallized canon still a have strong presence in the school, that hamper the implementation of methodologies that favor the relationship between the student and the literary text, forming readers. The porpouse of this argumentative work was to analyze the execution reports and to ponder the methodologies used in the projects that address the literary literacy enrolled. In 2015, the Masters of Education Award, a teachers appreciation program promoted by the Government of the State of Paraíba. In addition, the research intended to propose a didactic sequence whose methodological procedures, in intense relation to the parameters of literary literacy, presented an approach to literary reading, reflecting on, through a concret didactic experience, the viability of the proposal built. For its realization, this work counted on a theoretical contribution on the literary literacy and the formation of the reader. Highlighting the following specialists: Cosson (2014a, 2014b), Silva (2003), Mello (2012), Hidalgo (2014), among others. Methodologically in addition to reading of the theoretical base selected, we gathered information and analyzed the constituent projects of our corpus, as well as we built and executed through the results observed in the previous step and the data obtained from the application of a questionnaire with the collaborators of the research, a didactic senquence intervening directly on school reality. Therefore this research is bibliographical, documentary, exploratory and applied. At the end of the process, we conclude that the experience with the literature in the school can be successful, when in the literary choices, they merge with canonical and contemporary texts; and when the teacher invests in a reading mediation that bets on the sensitivity and critical sense of the student, building conditions for him to observe, compare and reflect on literature and the world. We hope that the results of this research contribute significantly to the academic-scientific environment and that the didactic sequence suggested as a product, from adaptations to the concrete reality of each classroom, compete for the literacy and the formation of the literary reader at school.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPGuimarães, Kalina NaroFreitas, Maria da Conceição Macedo de2019-06-04T14:02:04Z2018-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFreitas, Maria da Conceição Macedo de. Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta. 2018. 194f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-05T04:23:18Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3376Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-05T04:23:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta |
title |
Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta |
spellingShingle |
Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta Freitas, Maria da Conceição Macedo de 1. Letramento literário. 2. Formação de leitores. 3. Prêmio Mestres da Educação. 4. Educação básica. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta |
title_full |
Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta |
title_fullStr |
Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta |
title_full_unstemmed |
Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta |
title_sort |
Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta |
author |
Freitas, Maria da Conceição Macedo de |
author_facet |
Freitas, Maria da Conceição Macedo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Kalina Naro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Maria da Conceição Macedo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1. Letramento literário. 2. Formação de leitores. 3. Prêmio Mestres da Educação. 4. Educação básica. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
1. Letramento literário. 2. Formação de leitores. 3. Prêmio Mestres da Educação. 4. Educação básica. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O letramento literário é um dos caminhos para a escolarização adequada da literatura. Entretanto, a visão historicista, que intenta definir e caracterizar os movimentos literários, e o cânone cristalizado ainda têm forte presença na escola, dificultando a aplicação de metodologias que favoreçam a relação entre o aluno e o texto literário, formando leitores. Este trabalho dissertativo teve a finalidade de analisar os relatórios de execução e refletir sobre as metodologias utilizadas nos projetos que se relacionam ao letramento literário inscritos, em 2015, no Prêmio Mestres da Educação, um programa de valorização do professor promovido pelo Governo do Estado da Paraíba. Além disso, a pesquisa pretendeu propor uma sequência didática cujos procedimentos metodológicos, em intensa relação com os parâmetros do letramento literário, apresentassem uma abordagem para a leitura literária, refletindo, mediante uma experiência didática concreta, sobre a viabilidade da proposta construída. Para a sua realização, este trabalho contou com aporte teórico sobre o letramento literário e a formação do leitor, destacando-se os seguintes estudiosos: Cosson (2014a, 2014b), Silva (2003), Mello (2012), Hidalgo (2014), entre outros. Metodologicamente, além da leitura da base teórica selecionada, colhemos informações e analisamos os projetos constituintes do nosso corpus, bem como construímos e executamos, mediante os resultados observados na etapa anterior e os dados obtidos com a aplicação de um questionário junto aos colaboradores da pesquisa, uma sequência didática, intervindo diretamente na realidade escolar. Por isso, esta pesquisa é bibliográfica, documental, exploratória e aplicada. Ao final do processo, concluímos que a experiência com a literatura na escola pode ser exitosa, quando, nas escolhas literárias, mesclam-se textos canônicos e contemporâneos; e quando o professor investe numa mediação de leitura que aposta na sensibilidade e no senso crítico do aluno, construindo condições para que ele observe, compare e reflita sobre a literatura e o mundo. Esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam significativamente para o meio acadêmico-científico e que a sequência didática sugerida como produto, a partir de adaptações à realidade concreta de cada sala de aula, concorra para o letramento e a formação do leitor literário na escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-18 2019-06-04T14:02:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Freitas, Maria da Conceição Macedo de. Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta. 2018. 194f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3376 |
identifier_str_mv |
Freitas, Maria da Conceição Macedo de. Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta. 2018. 194f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458420855603200 |