Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maria da Conceição Macedo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3376
Resumo: O letramento literário é um dos caminhos para a escolarização adequada da literatura. Entretanto, a visão historicista, que intenta definir e caracterizar os movimentos literários, e o cânone cristalizado ainda têm forte presença na escola, dificultando a aplicação de metodologias que favoreçam a relação entre o aluno e o texto literário, formando leitores. Este trabalho dissertativo teve a finalidade de analisar os relatórios de execução e refletir sobre as metodologias utilizadas nos projetos que se relacionam ao letramento literário inscritos, em 2015, no Prêmio Mestres da Educação, um programa de valorização do professor promovido pelo Governo do Estado da Paraíba. Além disso, a pesquisa pretendeu propor uma sequência didática cujos procedimentos metodológicos, em intensa relação com os parâmetros do letramento literário, apresentassem uma abordagem para a leitura literária, refletindo, mediante uma experiência didática concreta, sobre a viabilidade da proposta construída. Para a sua realização, este trabalho contou com aporte teórico sobre o letramento literário e a formação do leitor, destacando-se os seguintes estudiosos: Cosson (2014a, 2014b), Silva (2003), Mello (2012), Hidalgo (2014), entre outros. Metodologicamente, além da leitura da base teórica selecionada, colhemos informações e analisamos os projetos constituintes do nosso corpus, bem como construímos e executamos, mediante os resultados observados na etapa anterior e os dados obtidos com a aplicação de um questionário junto aos colaboradores da pesquisa, uma sequência didática, intervindo diretamente na realidade escolar. Por isso, esta pesquisa é bibliográfica, documental, exploratória e aplicada. Ao final do processo, concluímos que a experiência com a literatura na escola pode ser exitosa, quando, nas escolhas literárias, mesclam-se textos canônicos e contemporâneos; e quando o professor investe numa mediação de leitura que aposta na sensibilidade e no senso crítico do aluno, construindo condições para que ele observe, compare e reflita sobre a literatura e o mundo. Esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam significativamente para o meio acadêmico-científico e que a sequência didática sugerida como produto, a partir de adaptações à realidade concreta de cada sala de aula, concorra para o letramento e a formação do leitor literário na escola.
id UEPB_d5cdab365534fee5a0ed0744a3577688
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3376
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta1. Letramento literário. 2. Formação de leitores. 3. Prêmio Mestres da Educação. 4. Educação básica.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO letramento literário é um dos caminhos para a escolarização adequada da literatura. Entretanto, a visão historicista, que intenta definir e caracterizar os movimentos literários, e o cânone cristalizado ainda têm forte presença na escola, dificultando a aplicação de metodologias que favoreçam a relação entre o aluno e o texto literário, formando leitores. Este trabalho dissertativo teve a finalidade de analisar os relatórios de execução e refletir sobre as metodologias utilizadas nos projetos que se relacionam ao letramento literário inscritos, em 2015, no Prêmio Mestres da Educação, um programa de valorização do professor promovido pelo Governo do Estado da Paraíba. Além disso, a pesquisa pretendeu propor uma sequência didática cujos procedimentos metodológicos, em intensa relação com os parâmetros do letramento literário, apresentassem uma abordagem para a leitura literária, refletindo, mediante uma experiência didática concreta, sobre a viabilidade da proposta construída. Para a sua realização, este trabalho contou com aporte teórico sobre o letramento literário e a formação do leitor, destacando-se os seguintes estudiosos: Cosson (2014a, 2014b), Silva (2003), Mello (2012), Hidalgo (2014), entre outros. Metodologicamente, além da leitura da base teórica selecionada, colhemos informações e analisamos os projetos constituintes do nosso corpus, bem como construímos e executamos, mediante os resultados observados na etapa anterior e os dados obtidos com a aplicação de um questionário junto aos colaboradores da pesquisa, uma sequência didática, intervindo diretamente na realidade escolar. Por isso, esta pesquisa é bibliográfica, documental, exploratória e aplicada. Ao final do processo, concluímos que a experiência com a literatura na escola pode ser exitosa, quando, nas escolhas literárias, mesclam-se textos canônicos e contemporâneos; e quando o professor investe numa mediação de leitura que aposta na sensibilidade e no senso crítico do aluno, construindo condições para que ele observe, compare e reflita sobre a literatura e o mundo. Esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam significativamente para o meio acadêmico-científico e que a sequência didática sugerida como produto, a partir de adaptações à realidade concreta de cada sala de aula, concorra para o letramento e a formação do leitor literário na escola.Literary literacy is one of the pathways to the proper schooling of literature. However, the historical view, which attempts to define and characterize literary movements, and the crystallized canon still a have strong presence in the school, that hamper the implementation of methodologies that favor the relationship between the student and the literary text, forming readers. The porpouse of this argumentative work was to analyze the execution reports and to ponder the methodologies used in the projects that address the literary literacy enrolled. In 2015, the Masters of Education Award, a teachers appreciation program promoted by the Government of the State of Paraíba. In addition, the research intended to propose a didactic sequence whose methodological procedures, in intense relation to the parameters of literary literacy, presented an approach to literary reading, reflecting on, through a concret didactic experience, the viability of the proposal built. For its realization, this work counted on a theoretical contribution on the literary literacy and the formation of the reader. Highlighting the following specialists: Cosson (2014a, 2014b), Silva (2003), Mello (2012), Hidalgo (2014), among others. Methodologically in addition to reading of the theoretical base selected, we gathered information and analyzed the constituent projects of our corpus, as well as we built and executed through the results observed in the previous step and the data obtained from the application of a questionnaire with the collaborators of the research, a didactic senquence intervening directly on school reality. Therefore this research is bibliographical, documentary, exploratory and applied. At the end of the process, we conclude that the experience with the literature in the school can be successful, when in the literary choices, they merge with canonical and contemporary texts; and when the teacher invests in a reading mediation that bets on the sensitivity and critical sense of the student, building conditions for him to observe, compare and reflect on literature and the world. We hope that the results of this research contribute significantly to the academic-scientific environment and that the didactic sequence suggested as a product, from adaptations to the concrete reality of each classroom, compete for the literacy and the formation of the literary reader at school.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPGuimarães, Kalina NaroFreitas, Maria da Conceição Macedo de2019-06-04T14:02:04Z2018-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFreitas, Maria da Conceição Macedo de. Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta. 2018. 194f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-05T04:23:18Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3376Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-05T04:23:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta
title Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta
spellingShingle Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta
Freitas, Maria da Conceição Macedo de
1. Letramento literário. 2. Formação de leitores. 3. Prêmio Mestres da Educação. 4. Educação básica.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta
title_full Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta
title_fullStr Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta
title_full_unstemmed Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta
title_sort Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta
author Freitas, Maria da Conceição Macedo de
author_facet Freitas, Maria da Conceição Macedo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Kalina Naro
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Maria da Conceição Macedo de
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Letramento literário. 2. Formação de leitores. 3. Prêmio Mestres da Educação. 4. Educação básica.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic 1. Letramento literário. 2. Formação de leitores. 3. Prêmio Mestres da Educação. 4. Educação básica.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O letramento literário é um dos caminhos para a escolarização adequada da literatura. Entretanto, a visão historicista, que intenta definir e caracterizar os movimentos literários, e o cânone cristalizado ainda têm forte presença na escola, dificultando a aplicação de metodologias que favoreçam a relação entre o aluno e o texto literário, formando leitores. Este trabalho dissertativo teve a finalidade de analisar os relatórios de execução e refletir sobre as metodologias utilizadas nos projetos que se relacionam ao letramento literário inscritos, em 2015, no Prêmio Mestres da Educação, um programa de valorização do professor promovido pelo Governo do Estado da Paraíba. Além disso, a pesquisa pretendeu propor uma sequência didática cujos procedimentos metodológicos, em intensa relação com os parâmetros do letramento literário, apresentassem uma abordagem para a leitura literária, refletindo, mediante uma experiência didática concreta, sobre a viabilidade da proposta construída. Para a sua realização, este trabalho contou com aporte teórico sobre o letramento literário e a formação do leitor, destacando-se os seguintes estudiosos: Cosson (2014a, 2014b), Silva (2003), Mello (2012), Hidalgo (2014), entre outros. Metodologicamente, além da leitura da base teórica selecionada, colhemos informações e analisamos os projetos constituintes do nosso corpus, bem como construímos e executamos, mediante os resultados observados na etapa anterior e os dados obtidos com a aplicação de um questionário junto aos colaboradores da pesquisa, uma sequência didática, intervindo diretamente na realidade escolar. Por isso, esta pesquisa é bibliográfica, documental, exploratória e aplicada. Ao final do processo, concluímos que a experiência com a literatura na escola pode ser exitosa, quando, nas escolhas literárias, mesclam-se textos canônicos e contemporâneos; e quando o professor investe numa mediação de leitura que aposta na sensibilidade e no senso crítico do aluno, construindo condições para que ele observe, compare e reflita sobre a literatura e o mundo. Esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam significativamente para o meio acadêmico-científico e que a sequência didática sugerida como produto, a partir de adaptações à realidade concreta de cada sala de aula, concorra para o letramento e a formação do leitor literário na escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
2019-06-04T14:02:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Freitas, Maria da Conceição Macedo de. Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta. 2018. 194f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3376
identifier_str_mv Freitas, Maria da Conceição Macedo de. Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta. 2018. 194f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458420855603200