Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3379 |
Resumo: | A formação continuada de professores no Brasil é tema de debates desde o século XX. A partir de 2007, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) assume a incumbência de subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas de suporte à formação de profissionais do magistério para a Educação Básica. A avaliação dessa formação é objeto da presente pesquisa que parte do seguinte problema, tomando como base a categoria da distinção entre produzir e apropriar preconizada pela proposta pedagógica da Práxis Educativo-Coletiva: o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem potencial para promover a Avaliação Também por Produção? O estudo tem como principal objetivo analisar a Avaliação Também por Produção no PPGFP/UEPB, com vistas a aquilatar a qualidade da formação continuada dos docentes de Educação Básica. Como objetivos específicos, visa avaliar o potencial da Práxis Educativo-Coletiva na formação continuada de professores na UEPB e, por outro lado, examinar as relações existentes entre a metodologia da Avaliação Também por Produção e o modelo de avaliação da produção instituído pela CAPES. Para tanto, o estudo foi desenvolvido à base de pesquisa qualitativa, subdividida em dois procedimentos metodológicos, a saber, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, reportando-se esta última a uma amostra de dissertações defendidas e aos resultados de aprendizagem de um componente curricular. Conclui-se que a metodologia da Avaliação Também por Produção demonstra potencial para aquilatar e prevenir insuficiência de aprendizagem e, eventualmente, de ensino, corroborando com a hipótese de que a Práxis Educativo-Coletiva perfaz referência e fundamento à formação continuada de professores. |
id |
UEPB_db454dabb0faee8b6e8e1ce2cf8597c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3379 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção1. Avaliação . 2. Formação de Professores. 3. Práxis educativo-coletivaCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA formação continuada de professores no Brasil é tema de debates desde o século XX. A partir de 2007, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) assume a incumbência de subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas de suporte à formação de profissionais do magistério para a Educação Básica. A avaliação dessa formação é objeto da presente pesquisa que parte do seguinte problema, tomando como base a categoria da distinção entre produzir e apropriar preconizada pela proposta pedagógica da Práxis Educativo-Coletiva: o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem potencial para promover a Avaliação Também por Produção? O estudo tem como principal objetivo analisar a Avaliação Também por Produção no PPGFP/UEPB, com vistas a aquilatar a qualidade da formação continuada dos docentes de Educação Básica. Como objetivos específicos, visa avaliar o potencial da Práxis Educativo-Coletiva na formação continuada de professores na UEPB e, por outro lado, examinar as relações existentes entre a metodologia da Avaliação Também por Produção e o modelo de avaliação da produção instituído pela CAPES. Para tanto, o estudo foi desenvolvido à base de pesquisa qualitativa, subdividida em dois procedimentos metodológicos, a saber, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, reportando-se esta última a uma amostra de dissertações defendidas e aos resultados de aprendizagem de um componente curricular. Conclui-se que a metodologia da Avaliação Também por Produção demonstra potencial para aquilatar e prevenir insuficiência de aprendizagem e, eventualmente, de ensino, corroborando com a hipótese de que a Práxis Educativo-Coletiva perfaz referência e fundamento à formação continuada de professores.Continuing teacher education in Brazil has been the subject of debate since the twentieth century. As of 2007, the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) assumes the responsibility of subsidizing the Ministry of Education in the formulation of policies to support the training of teachers in Basic Education. The evaluation of this training is the object of the present research that starts from the following problem, based on the category of the distinction between produce and appropriation recommended by the educational proposal of the Educative-Collective Praxis: the Graduate Program in Teacher Training of the State University of Paraíba (UEPB) has the potential to promote the Evaluation by Production? The main objective of the study is to analyze the Evaluation for Production in the PPGFP/UEPB, with a view to assessing the quality of the continuing education of Basic Education teachers. As specific objectives, it aims to evaluate the potential of the Educational-Collective Praxis in the continuing training of teachers in the UEPB and, on the other hand, to examine the relations between the methodology of the Evaluation for Production as well as the production evaluation model instituted by CAPES. To do so, the study was developed based on qualitative research, subdivided into two methodological procedures, namely bibliographical research and documentary research, reporting the latter to a sample of dissertations defended and to the learning outcomes of a curricular component. It is concluded that the methodology of the Evaluation for Production also demonstrates the potential to assess and prevent insufficient learning and eventually teaching, corroborating with the hypothesis that the Educational-Collective Praxis makes reference and foundation to the continued formation of teachers.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLICosta, Antonio Roberto Faustino daSouza, José Luís de2019-06-04T14:03:24Z2018-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, José Luís de. Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção. 2018. 128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-05T04:22:49Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3379Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-05T04:22:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção |
title |
Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção |
spellingShingle |
Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção Souza, José Luís de 1. Avaliação . 2. Formação de Professores. 3. Práxis educativo-coletiva CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção |
title_full |
Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção |
title_fullStr |
Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção |
title_sort |
Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção |
author |
Souza, José Luís de |
author_facet |
Souza, José Luís de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Antonio Roberto Faustino da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Luís de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1. Avaliação . 2. Formação de Professores. 3. Práxis educativo-coletiva CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
1. Avaliação . 2. Formação de Professores. 3. Práxis educativo-coletiva CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
A formação continuada de professores no Brasil é tema de debates desde o século XX. A partir de 2007, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) assume a incumbência de subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas de suporte à formação de profissionais do magistério para a Educação Básica. A avaliação dessa formação é objeto da presente pesquisa que parte do seguinte problema, tomando como base a categoria da distinção entre produzir e apropriar preconizada pela proposta pedagógica da Práxis Educativo-Coletiva: o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem potencial para promover a Avaliação Também por Produção? O estudo tem como principal objetivo analisar a Avaliação Também por Produção no PPGFP/UEPB, com vistas a aquilatar a qualidade da formação continuada dos docentes de Educação Básica. Como objetivos específicos, visa avaliar o potencial da Práxis Educativo-Coletiva na formação continuada de professores na UEPB e, por outro lado, examinar as relações existentes entre a metodologia da Avaliação Também por Produção e o modelo de avaliação da produção instituído pela CAPES. Para tanto, o estudo foi desenvolvido à base de pesquisa qualitativa, subdividida em dois procedimentos metodológicos, a saber, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, reportando-se esta última a uma amostra de dissertações defendidas e aos resultados de aprendizagem de um componente curricular. Conclui-se que a metodologia da Avaliação Também por Produção demonstra potencial para aquilatar e prevenir insuficiência de aprendizagem e, eventualmente, de ensino, corroborando com a hipótese de que a Práxis Educativo-Coletiva perfaz referência e fundamento à formação continuada de professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 2019-06-04T14:03:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza, José Luís de. Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção. 2018. 128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3379 |
identifier_str_mv |
Souza, José Luís de. Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção. 2018. 128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813182890573824 |