Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Luís de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3379
Resumo: A formação continuada de professores no Brasil é tema de debates desde o século XX. A partir de 2007, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) assume a incumbência de subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas de suporte à formação de profissionais do magistério para a Educação Básica. A avaliação dessa formação é objeto da presente pesquisa que parte do seguinte problema, tomando como base a categoria da distinção entre produzir e apropriar preconizada pela proposta pedagógica da Práxis Educativo-Coletiva: o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem potencial para promover a Avaliação Também por Produção? O estudo tem como principal objetivo analisar a Avaliação Também por Produção no PPGFP/UEPB, com vistas a aquilatar a qualidade da formação continuada dos docentes de Educação Básica. Como objetivos específicos, visa avaliar o potencial da Práxis Educativo-Coletiva na formação continuada de professores na UEPB e, por outro lado, examinar as relações existentes entre a metodologia da Avaliação Também por Produção e o modelo de avaliação da produção instituído pela CAPES. Para tanto, o estudo foi desenvolvido à base de pesquisa qualitativa, subdividida em dois procedimentos metodológicos, a saber, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, reportando-se esta última a uma amostra de dissertações defendidas e aos resultados de aprendizagem de um componente curricular. Conclui-se que a metodologia da Avaliação Também por Produção demonstra potencial para aquilatar e prevenir insuficiência de aprendizagem e, eventualmente, de ensino, corroborando com a hipótese de que a Práxis Educativo-Coletiva perfaz referência e fundamento à formação continuada de professores.
id UEPB_db454dabb0faee8b6e8e1ce2cf8597c5
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3379
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção1. Avaliação . 2. Formação de Professores. 3. Práxis educativo-coletivaCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA formação continuada de professores no Brasil é tema de debates desde o século XX. A partir de 2007, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) assume a incumbência de subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas de suporte à formação de profissionais do magistério para a Educação Básica. A avaliação dessa formação é objeto da presente pesquisa que parte do seguinte problema, tomando como base a categoria da distinção entre produzir e apropriar preconizada pela proposta pedagógica da Práxis Educativo-Coletiva: o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem potencial para promover a Avaliação Também por Produção? O estudo tem como principal objetivo analisar a Avaliação Também por Produção no PPGFP/UEPB, com vistas a aquilatar a qualidade da formação continuada dos docentes de Educação Básica. Como objetivos específicos, visa avaliar o potencial da Práxis Educativo-Coletiva na formação continuada de professores na UEPB e, por outro lado, examinar as relações existentes entre a metodologia da Avaliação Também por Produção e o modelo de avaliação da produção instituído pela CAPES. Para tanto, o estudo foi desenvolvido à base de pesquisa qualitativa, subdividida em dois procedimentos metodológicos, a saber, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, reportando-se esta última a uma amostra de dissertações defendidas e aos resultados de aprendizagem de um componente curricular. Conclui-se que a metodologia da Avaliação Também por Produção demonstra potencial para aquilatar e prevenir insuficiência de aprendizagem e, eventualmente, de ensino, corroborando com a hipótese de que a Práxis Educativo-Coletiva perfaz referência e fundamento à formação continuada de professores.Continuing teacher education in Brazil has been the subject of debate since the twentieth century. As of 2007, the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) assumes the responsibility of subsidizing the Ministry of Education in the formulation of policies to support the training of teachers in Basic Education. The evaluation of this training is the object of the present research that starts from the following problem, based on the category of the distinction between produce and appropriation recommended by the educational proposal of the Educative-Collective Praxis: the Graduate Program in Teacher Training of the State University of Paraíba (UEPB) has the potential to promote the Evaluation by Production? The main objective of the study is to analyze the Evaluation for Production in the PPGFP/UEPB, with a view to assessing the quality of the continuing education of Basic Education teachers. As specific objectives, it aims to evaluate the potential of the Educational-Collective Praxis in the continuing training of teachers in the UEPB and, on the other hand, to examine the relations between the methodology of the Evaluation for Production as well as the production evaluation model instituted by CAPES. To do so, the study was developed based on qualitative research, subdivided into two methodological procedures, namely bibliographical research and documentary research, reporting the latter to a sample of dissertations defended and to the learning outcomes of a curricular component. It is concluded that the methodology of the Evaluation for Production also demonstrates the potential to assess and prevent insufficient learning and eventually teaching, corroborating with the hypothesis that the Educational-Collective Praxis makes reference and foundation to the continued formation of teachers.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLICosta, Antonio Roberto Faustino daSouza, José Luís de2019-06-04T14:03:24Z2018-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, José Luís de. Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção. 2018. 128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-05T04:22:49Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3379Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-05T04:22:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção
title Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção
spellingShingle Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção
Souza, José Luís de
1. Avaliação . 2. Formação de Professores. 3. Práxis educativo-coletiva
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção
title_full Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção
title_fullStr Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção
title_full_unstemmed Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção
title_sort Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção
author Souza, José Luís de
author_facet Souza, José Luís de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Antonio Roberto Faustino da
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Luís de
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Avaliação . 2. Formação de Professores. 3. Práxis educativo-coletiva
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic 1. Avaliação . 2. Formação de Professores. 3. Práxis educativo-coletiva
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description A formação continuada de professores no Brasil é tema de debates desde o século XX. A partir de 2007, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) assume a incumbência de subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas de suporte à formação de profissionais do magistério para a Educação Básica. A avaliação dessa formação é objeto da presente pesquisa que parte do seguinte problema, tomando como base a categoria da distinção entre produzir e apropriar preconizada pela proposta pedagógica da Práxis Educativo-Coletiva: o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem potencial para promover a Avaliação Também por Produção? O estudo tem como principal objetivo analisar a Avaliação Também por Produção no PPGFP/UEPB, com vistas a aquilatar a qualidade da formação continuada dos docentes de Educação Básica. Como objetivos específicos, visa avaliar o potencial da Práxis Educativo-Coletiva na formação continuada de professores na UEPB e, por outro lado, examinar as relações existentes entre a metodologia da Avaliação Também por Produção e o modelo de avaliação da produção instituído pela CAPES. Para tanto, o estudo foi desenvolvido à base de pesquisa qualitativa, subdividida em dois procedimentos metodológicos, a saber, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, reportando-se esta última a uma amostra de dissertações defendidas e aos resultados de aprendizagem de um componente curricular. Conclui-se que a metodologia da Avaliação Também por Produção demonstra potencial para aquilatar e prevenir insuficiência de aprendizagem e, eventualmente, de ensino, corroborando com a hipótese de que a Práxis Educativo-Coletiva perfaz referência e fundamento à formação continuada de professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
2019-06-04T14:03:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, José Luís de. Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção. 2018. 128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3379
identifier_str_mv Souza, José Luís de. Formação de professores e práxis educativo-coletiva no PPGFP/ UEPB: uma proposta de avaliação por produção. 2018. 128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813182890573824