Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Afonso Silva da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2647
Resumo: Investiga a formação continuada de professores do Ensino Secundário Público em Liquiçá, no Timor-Leste, objetivando contextualizar os discursos, expectativas e realidade da capacitação docente naquele país. Problematiza conceitualmente a formação docente, discute sua regulamentação e enfatiza sua evolução histórica no Timor-Leste, desde o período de colonização portuguesa até a recente Independência da Indonésia. Adota uma metodologia de natureza qualitativa, tomando como base um estudo exploratório e descritivo. Realiza a pesquisa de campo na Escola Secundária do Distrito de Liquiçá, envolvendo o levantamento de dados a respeito de 43 professores e a aplicação de um questionário junto a 12 deles. Constata que a maior demanda por parte dos pesquisados relaciona-se à formação continuada em Língua Portuguesa, pedagogia e metodologia de ensino, além de infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Conclui recomendando que a política de formação continuada de professores no Timor-Leste deve proporcionar aos docentes o exercício consciente, crítico e autônomo da sua função.
id UEPB_e12528d8a56d4c312647a6f72a1b86a0
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2647
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-LesteFormação continuada. Formação docente. Ensino secundário. Timor-Leste.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASInvestiga a formação continuada de professores do Ensino Secundário Público em Liquiçá, no Timor-Leste, objetivando contextualizar os discursos, expectativas e realidade da capacitação docente naquele país. Problematiza conceitualmente a formação docente, discute sua regulamentação e enfatiza sua evolução histórica no Timor-Leste, desde o período de colonização portuguesa até a recente Independência da Indonésia. Adota uma metodologia de natureza qualitativa, tomando como base um estudo exploratório e descritivo. Realiza a pesquisa de campo na Escola Secundária do Distrito de Liquiçá, envolvendo o levantamento de dados a respeito de 43 professores e a aplicação de um questionário junto a 12 deles. Constata que a maior demanda por parte dos pesquisados relaciona-se à formação continuada em Língua Portuguesa, pedagogia e metodologia de ensino, além de infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Conclui recomendando que a política de formação continuada de professores no Timor-Leste deve proporcionar aos docentes o exercício consciente, crítico e autônomo da sua função.Investigates the continuing education of teachers of public secondary education in Liquica in East Timor, aiming to contextualize the speeches, expectations and reality of teacher training in the country. Conceptually discusses teacher training, discuss their regulation and emphasizes its historical development in East Timor since the Portuguese colonization period until the recent independence from Indonesia. Adopts a methodology of qualitative nature, based on an exploratory and descriptive study. Carries out field research in the Secondary School of Liquica District, involving data collection about 43 teachers and applying a questionnaire to 12 of them. Notes that most demand by respondents relates to the continued training in Portuguese, pedagogy and teaching methodology, as well as infrastructure and teaching-learning resources. It concludes by recommending that continued teacher training policy in East Timor should provide teachers the conscious exercise and self-critical of their role.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPCosta, Antonio Roberto Faustino daCruz, Afonso Silva da2016-11-07T19:20:46Z2015-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCruz, Afonso Silva da. Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste. 2015. 75f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-11-08T04:06:12Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-11-08T04:06:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste
title Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste
spellingShingle Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste
Cruz, Afonso Silva da
Formação continuada. Formação docente. Ensino secundário. Timor-Leste.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste
title_full Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste
title_fullStr Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste
title_full_unstemmed Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste
title_sort Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste
author Cruz, Afonso Silva da
author_facet Cruz, Afonso Silva da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Antonio Roberto Faustino da
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Afonso Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada. Formação docente. Ensino secundário. Timor-Leste.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Formação continuada. Formação docente. Ensino secundário. Timor-Leste.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Investiga a formação continuada de professores do Ensino Secundário Público em Liquiçá, no Timor-Leste, objetivando contextualizar os discursos, expectativas e realidade da capacitação docente naquele país. Problematiza conceitualmente a formação docente, discute sua regulamentação e enfatiza sua evolução histórica no Timor-Leste, desde o período de colonização portuguesa até a recente Independência da Indonésia. Adota uma metodologia de natureza qualitativa, tomando como base um estudo exploratório e descritivo. Realiza a pesquisa de campo na Escola Secundária do Distrito de Liquiçá, envolvendo o levantamento de dados a respeito de 43 professores e a aplicação de um questionário junto a 12 deles. Constata que a maior demanda por parte dos pesquisados relaciona-se à formação continuada em Língua Portuguesa, pedagogia e metodologia de ensino, além de infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Conclui recomendando que a política de formação continuada de professores no Timor-Leste deve proporcionar aos docentes o exercício consciente, crítico e autônomo da sua função.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
2016-11-07T19:20:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cruz, Afonso Silva da. Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste. 2015. 75f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2647
identifier_str_mv Cruz, Afonso Silva da. Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste. 2015. 75f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709215288524800