Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2647 |
Resumo: | Investiga a formação continuada de professores do Ensino Secundário Público em Liquiçá, no Timor-Leste, objetivando contextualizar os discursos, expectativas e realidade da capacitação docente naquele país. Problematiza conceitualmente a formação docente, discute sua regulamentação e enfatiza sua evolução histórica no Timor-Leste, desde o período de colonização portuguesa até a recente Independência da Indonésia. Adota uma metodologia de natureza qualitativa, tomando como base um estudo exploratório e descritivo. Realiza a pesquisa de campo na Escola Secundária do Distrito de Liquiçá, envolvendo o levantamento de dados a respeito de 43 professores e a aplicação de um questionário junto a 12 deles. Constata que a maior demanda por parte dos pesquisados relaciona-se à formação continuada em Língua Portuguesa, pedagogia e metodologia de ensino, além de infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Conclui recomendando que a política de formação continuada de professores no Timor-Leste deve proporcionar aos docentes o exercício consciente, crítico e autônomo da sua função. |
id |
UEPB_e12528d8a56d4c312647a6f72a1b86a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2647 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-LesteFormação continuada. Formação docente. Ensino secundário. Timor-Leste.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASInvestiga a formação continuada de professores do Ensino Secundário Público em Liquiçá, no Timor-Leste, objetivando contextualizar os discursos, expectativas e realidade da capacitação docente naquele país. Problematiza conceitualmente a formação docente, discute sua regulamentação e enfatiza sua evolução histórica no Timor-Leste, desde o período de colonização portuguesa até a recente Independência da Indonésia. Adota uma metodologia de natureza qualitativa, tomando como base um estudo exploratório e descritivo. Realiza a pesquisa de campo na Escola Secundária do Distrito de Liquiçá, envolvendo o levantamento de dados a respeito de 43 professores e a aplicação de um questionário junto a 12 deles. Constata que a maior demanda por parte dos pesquisados relaciona-se à formação continuada em Língua Portuguesa, pedagogia e metodologia de ensino, além de infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Conclui recomendando que a política de formação continuada de professores no Timor-Leste deve proporcionar aos docentes o exercício consciente, crítico e autônomo da sua função.Investigates the continuing education of teachers of public secondary education in Liquica in East Timor, aiming to contextualize the speeches, expectations and reality of teacher training in the country. Conceptually discusses teacher training, discuss their regulation and emphasizes its historical development in East Timor since the Portuguese colonization period until the recent independence from Indonesia. Adopts a methodology of qualitative nature, based on an exploratory and descriptive study. Carries out field research in the Secondary School of Liquica District, involving data collection about 43 teachers and applying a questionnaire to 12 of them. Notes that most demand by respondents relates to the continued training in Portuguese, pedagogy and teaching methodology, as well as infrastructure and teaching-learning resources. It concludes by recommending that continued teacher training policy in East Timor should provide teachers the conscious exercise and self-critical of their role.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPCosta, Antonio Roberto Faustino daCruz, Afonso Silva da2016-11-07T19:20:46Z2015-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCruz, Afonso Silva da. Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste. 2015. 75f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-11-08T04:06:12Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-11-08T04:06:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste |
title |
Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste |
spellingShingle |
Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste Cruz, Afonso Silva da Formação continuada. Formação docente. Ensino secundário. Timor-Leste. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste |
title_full |
Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste |
title_fullStr |
Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste |
title_sort |
Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste |
author |
Cruz, Afonso Silva da |
author_facet |
Cruz, Afonso Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Antonio Roberto Faustino da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Afonso Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada. Formação docente. Ensino secundário. Timor-Leste. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Formação continuada. Formação docente. Ensino secundário. Timor-Leste. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Investiga a formação continuada de professores do Ensino Secundário Público em Liquiçá, no Timor-Leste, objetivando contextualizar os discursos, expectativas e realidade da capacitação docente naquele país. Problematiza conceitualmente a formação docente, discute sua regulamentação e enfatiza sua evolução histórica no Timor-Leste, desde o período de colonização portuguesa até a recente Independência da Indonésia. Adota uma metodologia de natureza qualitativa, tomando como base um estudo exploratório e descritivo. Realiza a pesquisa de campo na Escola Secundária do Distrito de Liquiçá, envolvendo o levantamento de dados a respeito de 43 professores e a aplicação de um questionário junto a 12 deles. Constata que a maior demanda por parte dos pesquisados relaciona-se à formação continuada em Língua Portuguesa, pedagogia e metodologia de ensino, além de infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Conclui recomendando que a política de formação continuada de professores no Timor-Leste deve proporcionar aos docentes o exercício consciente, crítico e autônomo da sua função. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-02 2016-11-07T19:20:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Cruz, Afonso Silva da. Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste. 2015. 75f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2647 |
identifier_str_mv |
Cruz, Afonso Silva da. Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste. 2015. 75f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Educação - CEDUC Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Educação - CEDUC Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709215288524800 |