Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Beatriz Afonso de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4253
Resumo: O trabalho, a seguir, teve como objetivo identificar pontos de encontro e contribuições da Proposição de Problemas no ensino-aprendizagem de matemática, a partir de sete dissertações de mestrado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), concentradas no período de 2013 a 2019. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. O questionamento que norteou este estudo foi: Quais as convergências e as contribuições da Proposição de Problemas observadas nas dissertações de mestrado, realizadas no PPGECEM, no ensino-aprendizagem de matemática? Com isso, no levantamento de dados, consideramos dissertações acerca da Proposição de Problemas (BEZERRA, 2017; MARTINS, 2019; SANTOS, 2019; SILVA, L. 2013; SILVA, S. 2016; SILVA, V. 2015; SILVEIRA, 2016), no âmbito do PPGECEM, mais especificamente, aquelas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Pós-Modernidade (GEPEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Esses trabalhos foram descritos e analisados ao longo deste estudo, agregados a materiais relevantes da literatura nacional e internacional, constituindo o referencial teórico sobre os quais apoiamo-nos. Nas análises, consideramos aspectos acerca de como as atividades de Proposição de Problemas vêm sendo desenvolvidas pelos pesquisadores. Constatamos que são inúmeras as possibilidades para o trabalho com a Proposição nas aulas de matemática, também percebemos o desconforto que os participantes sentem, inicialmente. No entanto, ao longo das atividades, observamos a tendência de desenvolverem criatividade, autonomia e melhor compreensão do tópico matemático estudado. Destacamos, ainda, a importância da ocorrência das reformulações dos problemas e das discussões coletivas para a aprendizagem matemática. Por fim, acreditamos que nossa pesquisa se propõe, em linhas gerais, a colaborar para a compreensão e incorporação da Proposição de Problemas, além de instigar novas perspectivas e direcionamentos para pesquisas futuras.
id UEPB_e1cb98b01fd3ef76ff50f6d6c98e8e59
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4253
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidadesResearch in problem posing: convergences and potentialitiesEnsino de MatemáticaProposição de problemasGrupo de estudosProdução científicaProdução acadêmicaUEPBProblem-PosingGEPEPEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO trabalho, a seguir, teve como objetivo identificar pontos de encontro e contribuições da Proposição de Problemas no ensino-aprendizagem de matemática, a partir de sete dissertações de mestrado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), concentradas no período de 2013 a 2019. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. O questionamento que norteou este estudo foi: Quais as convergências e as contribuições da Proposição de Problemas observadas nas dissertações de mestrado, realizadas no PPGECEM, no ensino-aprendizagem de matemática? Com isso, no levantamento de dados, consideramos dissertações acerca da Proposição de Problemas (BEZERRA, 2017; MARTINS, 2019; SANTOS, 2019; SILVA, L. 2013; SILVA, S. 2016; SILVA, V. 2015; SILVEIRA, 2016), no âmbito do PPGECEM, mais especificamente, aquelas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Pós-Modernidade (GEPEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Esses trabalhos foram descritos e analisados ao longo deste estudo, agregados a materiais relevantes da literatura nacional e internacional, constituindo o referencial teórico sobre os quais apoiamo-nos. Nas análises, consideramos aspectos acerca de como as atividades de Proposição de Problemas vêm sendo desenvolvidas pelos pesquisadores. Constatamos que são inúmeras as possibilidades para o trabalho com a Proposição nas aulas de matemática, também percebemos o desconforto que os participantes sentem, inicialmente. No entanto, ao longo das atividades, observamos a tendência de desenvolverem criatividade, autonomia e melhor compreensão do tópico matemático estudado. Destacamos, ainda, a importância da ocorrência das reformulações dos problemas e das discussões coletivas para a aprendizagem matemática. Por fim, acreditamos que nossa pesquisa se propõe, em linhas gerais, a colaborar para a compreensão e incorporação da Proposição de Problemas, além de instigar novas perspectivas e direcionamentos para pesquisas futuras.The current research aims at the objective of identifying meeting points and contributions of Problem-Posing on the teaching-learning of mathematics considering seven master’s dissertations developed in the Graduate Program of Science Teaching and Mathematics Education (PPGECEM), written between 2013 and 2019. It carries out a bibliographic research with qualitative perspective, having as guide the following question: What is the convergence and contributions of Problem-Posing observed in the master’s dissertations of PPGECEM on the teaching-learning of mathematics? Concerning this context, it points out a data gathering from Problem-Posing (BEZERRA, 2017; MARTINS, 2019; SANTOS, 2019; SILVA, L., 2013; SILVA, V., 2015; SILVA, S. 2016; SILVEIRA, 2016) on the PPGECEM, specifically from those written in the perspective of the Study and Research Group on Education and Postmodernity (GEPEP) by the State University of Paraíba (UEPB). These researches were written and analyzed along this study, together with relevant content from national and international literature, structuring a theoretical approach in which it considers as essential. In the analysis process, it ponders aspects such as Problem-Posing activities developed by researchers. It concludes as countless the possibilities of working with Posing on mathematic classes, as well as it realizes the discomfort participants feel initially. Furthermore, during the activities, it observes the trend of developing creativity, autonomy, and better comprehension of the mathematic topic studied. It highlights, on the other hand, the relevance of the occurrence of reformulations of problems and collective discussions in order to learn mathematics. Moreover, it believes the present research proposes, in a general perspective, the collaboration for the comprehension and implementation of Problem-Posing, leading new perspectives and directions for future researches.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvanio de438076311534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Andrade, Silvanio de438076311534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Rêgo, Rogéria Gaudêncio do30911613404http://lattes.cnpq.br/3882610066313180Freitas, Tiêgo dos Santos08765488423http://lattes.cnpq.br/5172901212568467Sousa, Ana Beatriz Afonso de2022-03-24T11:26:18Z2021-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Ana Beatriz Afonso de. Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidade. 2021. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-03-24T11:26:43Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-03-24T11:26:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades
Research in problem posing: convergences and potentialities
title Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades
spellingShingle Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades
Sousa, Ana Beatriz Afonso de
Ensino de Matemática
Proposição de problemas
Grupo de estudos
Produção científica
Produção acadêmica
UEPB
Problem-Posing
GEPEP
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades
title_full Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades
title_fullStr Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades
title_full_unstemmed Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades
title_sort Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades
author Sousa, Ana Beatriz Afonso de
author_facet Sousa, Ana Beatriz Afonso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Silvanio de
438076311534
http://lattes.cnpq.br/8695612846450802
Andrade, Silvanio de
438076311534
http://lattes.cnpq.br/8695612846450802
Rêgo, Rogéria Gaudêncio do
30911613404
http://lattes.cnpq.br/3882610066313180
Freitas, Tiêgo dos Santos
08765488423
http://lattes.cnpq.br/5172901212568467
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Beatriz Afonso de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Proposição de problemas
Grupo de estudos
Produção científica
Produção acadêmica
UEPB
Problem-Posing
GEPEP
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Matemática
Proposição de problemas
Grupo de estudos
Produção científica
Produção acadêmica
UEPB
Problem-Posing
GEPEP
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O trabalho, a seguir, teve como objetivo identificar pontos de encontro e contribuições da Proposição de Problemas no ensino-aprendizagem de matemática, a partir de sete dissertações de mestrado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), concentradas no período de 2013 a 2019. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. O questionamento que norteou este estudo foi: Quais as convergências e as contribuições da Proposição de Problemas observadas nas dissertações de mestrado, realizadas no PPGECEM, no ensino-aprendizagem de matemática? Com isso, no levantamento de dados, consideramos dissertações acerca da Proposição de Problemas (BEZERRA, 2017; MARTINS, 2019; SANTOS, 2019; SILVA, L. 2013; SILVA, S. 2016; SILVA, V. 2015; SILVEIRA, 2016), no âmbito do PPGECEM, mais especificamente, aquelas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Pós-Modernidade (GEPEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Esses trabalhos foram descritos e analisados ao longo deste estudo, agregados a materiais relevantes da literatura nacional e internacional, constituindo o referencial teórico sobre os quais apoiamo-nos. Nas análises, consideramos aspectos acerca de como as atividades de Proposição de Problemas vêm sendo desenvolvidas pelos pesquisadores. Constatamos que são inúmeras as possibilidades para o trabalho com a Proposição nas aulas de matemática, também percebemos o desconforto que os participantes sentem, inicialmente. No entanto, ao longo das atividades, observamos a tendência de desenvolverem criatividade, autonomia e melhor compreensão do tópico matemático estudado. Destacamos, ainda, a importância da ocorrência das reformulações dos problemas e das discussões coletivas para a aprendizagem matemática. Por fim, acreditamos que nossa pesquisa se propõe, em linhas gerais, a colaborar para a compreensão e incorporação da Proposição de Problemas, além de instigar novas perspectivas e direcionamentos para pesquisas futuras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
2022-03-24T11:26:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Ana Beatriz Afonso de. Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidade. 2021. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4253
identifier_str_mv SOUSA, Ana Beatriz Afonso de. Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidade. 2021. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458430498308096