Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3155 |
Resumo: | Nos últimos anos os sistemas de informação e das telecomunicações vêm se tornando determinantes na gestão hospitalar. Com o grande volume de informação que são geradas todos os dias, essas ferramentas são indispensáveis no gerenciamento dessas instituições. É neste cenário que esse estudo propõe o desenvolvimento de um modelo de software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) no contexto da gestão de hospitais públicos da Rede Ebserh, que permita a utilização dessa ferramenta e sua filosofia de relacionamento com o cliente na gestão destas instituições. O software CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades dos seus clientes. Os conceitos como informações de dados e conhecimento, tecnologia da informação, sistemas de informação e marketing de relacionamento, e outros inerentes ao tema são descritos. Para isso, foi realizada uma pesquisa envolvendo hospitais universitários federais para obter dados relevantes para construção deste modelo de CRM. No qual, com todo entendimento dos processos e necessidades do hospital, foi modelado um software CRM para necessidades e demandas dessa instituição. |
id |
UEPB_f3f8604d3cab40411d218660d34061e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3155 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitáriosMarketing de relacionamentoGestão Pública HospitalarCRM SaúdeSistemas de InformaçãoHospital Public ManagementCRM HealthInformation SystemsCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINANos últimos anos os sistemas de informação e das telecomunicações vêm se tornando determinantes na gestão hospitalar. Com o grande volume de informação que são geradas todos os dias, essas ferramentas são indispensáveis no gerenciamento dessas instituições. É neste cenário que esse estudo propõe o desenvolvimento de um modelo de software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) no contexto da gestão de hospitais públicos da Rede Ebserh, que permita a utilização dessa ferramenta e sua filosofia de relacionamento com o cliente na gestão destas instituições. O software CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades dos seus clientes. Os conceitos como informações de dados e conhecimento, tecnologia da informação, sistemas de informação e marketing de relacionamento, e outros inerentes ao tema são descritos. Para isso, foi realizada uma pesquisa envolvendo hospitais universitários federais para obter dados relevantes para construção deste modelo de CRM. No qual, com todo entendimento dos processos e necessidades do hospital, foi modelado um software CRM para necessidades e demandas dessa instituição.In recent years, information and telecommunications systems have become determinant in hospital management. With the great amount of information that is generated every day, these tools are indispensable in the management of these institutions. It is in this scenario that this study proposes the development of a model of Customer Relationship Management (CRM) software in the context of the management of public hospitals of the Ebserh Network, which allows the use of this tool and its customer relationship philosophy in management of these institutions. CRM software is a business strategy focused on understanding and anticipating the needs of your customers. Concepts such as information of data and knowledge, information technology, information systems and relationship marketing, and others inherent to the theme are described. For this, a research was carried out involving federal university hospitals to obtain data relevant to the construction of this CRM model. In which, with all understanding of the hospital's processes and needs, a CRM software was designed for the needs and demands of this institution.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTSOliveira, Eduardo Jorge Valadares88664317534http://lattes.cnpq.br/6940468130578331Hrdlicka, Hermann Atila66447330859http://lattes.cnpq.br/5988093370805249Morais, Misael Elias de03930483491http://lattes.cnpq.br/4517733010555330Dantas, Bruno Cardoso2019-02-18T14:18:05Z2018-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDANTAS, B. C. Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários. 2018. 82f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-02-19T04:32:06Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-02-19T04:32:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários |
title |
Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários |
spellingShingle |
Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários Dantas, Bruno Cardoso Marketing de relacionamento Gestão Pública Hospitalar CRM Saúde Sistemas de Informação Hospital Public Management CRM Health Information Systems CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
title_short |
Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários |
title_full |
Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários |
title_fullStr |
Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários |
title_full_unstemmed |
Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários |
title_sort |
Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários |
author |
Dantas, Bruno Cardoso |
author_facet |
Dantas, Bruno Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Eduardo Jorge Valadares 88664317534 http://lattes.cnpq.br/6940468130578331 Hrdlicka, Hermann Atila 66447330859 http://lattes.cnpq.br/5988093370805249 Morais, Misael Elias de 03930483491 http://lattes.cnpq.br/4517733010555330 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Bruno Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Gestão Pública Hospitalar CRM Saúde Sistemas de Informação Hospital Public Management CRM Health Information Systems CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
topic |
Marketing de relacionamento Gestão Pública Hospitalar CRM Saúde Sistemas de Informação Hospital Public Management CRM Health Information Systems CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
description |
Nos últimos anos os sistemas de informação e das telecomunicações vêm se tornando determinantes na gestão hospitalar. Com o grande volume de informação que são geradas todos os dias, essas ferramentas são indispensáveis no gerenciamento dessas instituições. É neste cenário que esse estudo propõe o desenvolvimento de um modelo de software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) no contexto da gestão de hospitais públicos da Rede Ebserh, que permita a utilização dessa ferramenta e sua filosofia de relacionamento com o cliente na gestão destas instituições. O software CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades dos seus clientes. Os conceitos como informações de dados e conhecimento, tecnologia da informação, sistemas de informação e marketing de relacionamento, e outros inerentes ao tema são descritos. Para isso, foi realizada uma pesquisa envolvendo hospitais universitários federais para obter dados relevantes para construção deste modelo de CRM. No qual, com todo entendimento dos processos e necessidades do hospital, foi modelado um software CRM para necessidades e demandas dessa instituição. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-18 2019-02-18T14:18:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DANTAS, B. C. Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários. 2018. 82f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3155 |
identifier_str_mv |
DANTAS, B. C. Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários. 2018. 82f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709218884091904 |