Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Bruno Cardoso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3155
Resumo: Nos últimos anos os sistemas de informação e das telecomunicações vêm se tornando determinantes na gestão hospitalar. Com o grande volume de informação que são geradas todos os dias, essas ferramentas são indispensáveis no gerenciamento dessas instituições. É neste cenário que esse estudo propõe o desenvolvimento de um modelo de software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) no contexto da gestão de hospitais públicos da Rede Ebserh, que permita a utilização dessa ferramenta e sua filosofia de relacionamento com o cliente na gestão destas instituições. O software CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades dos seus clientes. Os conceitos como informações de dados e conhecimento, tecnologia da informação, sistemas de informação e marketing de relacionamento, e outros inerentes ao tema são descritos. Para isso, foi realizada uma pesquisa envolvendo hospitais universitários federais para obter dados relevantes para construção deste modelo de CRM. No qual, com todo entendimento dos processos e necessidades do hospital, foi modelado um software CRM para necessidades e demandas dessa instituição.
id UEPB_f3f8604d3cab40411d218660d34061e3
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3155
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitáriosMarketing de relacionamentoGestão Pública HospitalarCRM SaúdeSistemas de InformaçãoHospital Public ManagementCRM HealthInformation SystemsCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINANos últimos anos os sistemas de informação e das telecomunicações vêm se tornando determinantes na gestão hospitalar. Com o grande volume de informação que são geradas todos os dias, essas ferramentas são indispensáveis no gerenciamento dessas instituições. É neste cenário que esse estudo propõe o desenvolvimento de um modelo de software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) no contexto da gestão de hospitais públicos da Rede Ebserh, que permita a utilização dessa ferramenta e sua filosofia de relacionamento com o cliente na gestão destas instituições. O software CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades dos seus clientes. Os conceitos como informações de dados e conhecimento, tecnologia da informação, sistemas de informação e marketing de relacionamento, e outros inerentes ao tema são descritos. Para isso, foi realizada uma pesquisa envolvendo hospitais universitários federais para obter dados relevantes para construção deste modelo de CRM. No qual, com todo entendimento dos processos e necessidades do hospital, foi modelado um software CRM para necessidades e demandas dessa instituição.In recent years, information and telecommunications systems have become determinant in hospital management. With the great amount of information that is generated every day, these tools are indispensable in the management of these institutions. It is in this scenario that this study proposes the development of a model of Customer Relationship Management (CRM) software in the context of the management of public hospitals of the Ebserh Network, which allows the use of this tool and its customer relationship philosophy in management of these institutions. CRM software is a business strategy focused on understanding and anticipating the needs of your customers. Concepts such as information of data and knowledge, information technology, information systems and relationship marketing, and others inherent to the theme are described. For this, a research was carried out involving federal university hospitals to obtain data relevant to the construction of this CRM model. In which, with all understanding of the hospital's processes and needs, a CRM software was designed for the needs and demands of this institution.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTSOliveira, Eduardo Jorge Valadares88664317534http://lattes.cnpq.br/6940468130578331Hrdlicka, Hermann Atila66447330859http://lattes.cnpq.br/5988093370805249Morais, Misael Elias de03930483491http://lattes.cnpq.br/4517733010555330Dantas, Bruno Cardoso2019-02-18T14:18:05Z2018-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDANTAS, B. C. Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários. 2018. 82f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-02-19T04:32:06Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-02-19T04:32:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários
title Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários
spellingShingle Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários
Dantas, Bruno Cardoso
Marketing de relacionamento
Gestão Pública Hospitalar
CRM Saúde
Sistemas de Informação
Hospital Public Management
CRM Health
Information Systems
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
title_short Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários
title_full Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários
title_fullStr Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários
title_full_unstemmed Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários
title_sort Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários
author Dantas, Bruno Cardoso
author_facet Dantas, Bruno Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Eduardo Jorge Valadares
88664317534
http://lattes.cnpq.br/6940468130578331
Hrdlicka, Hermann Atila
66447330859
http://lattes.cnpq.br/5988093370805249
Morais, Misael Elias de
03930483491
http://lattes.cnpq.br/4517733010555330
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Bruno Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Gestão Pública Hospitalar
CRM Saúde
Sistemas de Informação
Hospital Public Management
CRM Health
Information Systems
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
topic Marketing de relacionamento
Gestão Pública Hospitalar
CRM Saúde
Sistemas de Informação
Hospital Public Management
CRM Health
Information Systems
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description Nos últimos anos os sistemas de informação e das telecomunicações vêm se tornando determinantes na gestão hospitalar. Com o grande volume de informação que são geradas todos os dias, essas ferramentas são indispensáveis no gerenciamento dessas instituições. É neste cenário que esse estudo propõe o desenvolvimento de um modelo de software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) no contexto da gestão de hospitais públicos da Rede Ebserh, que permita a utilização dessa ferramenta e sua filosofia de relacionamento com o cliente na gestão destas instituições. O software CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades dos seus clientes. Os conceitos como informações de dados e conhecimento, tecnologia da informação, sistemas de informação e marketing de relacionamento, e outros inerentes ao tema são descritos. Para isso, foi realizada uma pesquisa envolvendo hospitais universitários federais para obter dados relevantes para construção deste modelo de CRM. No qual, com todo entendimento dos processos e necessidades do hospital, foi modelado um software CRM para necessidades e demandas dessa instituição.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
2019-02-18T14:18:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DANTAS, B. C. Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários. 2018. 82f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3155
identifier_str_mv DANTAS, B. C. Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários. 2018. 82f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709218884091904