Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4479 |
Resumo: | O presente estudo desenvolvido nesta dissertação apresenta uma proposta de práticas educativas para o ensino de História do Ensino Fundamental anos finais da Educação Básica, por meio de narrativas de memórias de infância. Os sujeitos desta pesquisa foram os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, em Ingá–PB e seus familiares, desenvolvida no decurso do ano letivo de 2021. A pesquisa adotou como caminho metodológico uma abordagem qualitativa tendo por método a pesquisa-ação, pois em seus pressupostos, realiza um diagnóstico e a análise de uma determinada situação, ao propor ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas” (SEVERINO, 2008). Por meio das narrativas de memórias de infâncias, foram desenvolvidas atividades didáticas, em sala de aula que permitiram estabelecer através da perspectiva de mudanças e permanências, relações entre as narrativas e associá-las ao contexto histórico do local. Como produto didático foi elaborado um caderno de atividades intitulado de “Caderno de Atividades de História: uma proposta com narrativas de memórias”. Em relação aos aportes teóricos que utilizamos para o desenvolvimento desta pesquisa, destacam-se as concepções dos seguintes autores: Walter Benjamin; E. P. Thompson; Maria Carolina B. Galzerani, Dominique Julia, Jorge Larrosa, Circe Bittencourt, Miguel G. Arroyo e Bernard Charlot. |
id |
UEPB_f656abf2284820f4eaf1fbb05db409c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4479 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infânciasEducational practices in history teaching based on narratives of childhood memoriesEnsino de históriaPráticas educativasNarrativas de memóriaInfânciaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO presente estudo desenvolvido nesta dissertação apresenta uma proposta de práticas educativas para o ensino de História do Ensino Fundamental anos finais da Educação Básica, por meio de narrativas de memórias de infância. Os sujeitos desta pesquisa foram os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, em Ingá–PB e seus familiares, desenvolvida no decurso do ano letivo de 2021. A pesquisa adotou como caminho metodológico uma abordagem qualitativa tendo por método a pesquisa-ação, pois em seus pressupostos, realiza um diagnóstico e a análise de uma determinada situação, ao propor ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas” (SEVERINO, 2008). Por meio das narrativas de memórias de infâncias, foram desenvolvidas atividades didáticas, em sala de aula que permitiram estabelecer através da perspectiva de mudanças e permanências, relações entre as narrativas e associá-las ao contexto histórico do local. Como produto didático foi elaborado um caderno de atividades intitulado de “Caderno de Atividades de História: uma proposta com narrativas de memórias”. Em relação aos aportes teóricos que utilizamos para o desenvolvimento desta pesquisa, destacam-se as concepções dos seguintes autores: Walter Benjamin; E. P. Thompson; Maria Carolina B. Galzerani, Dominique Julia, Jorge Larrosa, Circe Bittencourt, Miguel G. Arroyo e Bernard Charlot.The present study developed in this dissertation presents a proposal of educational practices for the teaching of History of Elementary School final years of Basic Education, through narratives of childhood memories. The subjects of this research were the students of the 9th Year of Elementary School at Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, in Ingá - PB and their families, developed during the academic year of 2021. The research adopted as a methodological path a qualitative approach having as method, action research, because in its assumptions, it performs a diagnosis and analysis of a given situation, by proposing changes to the set of subjects involved that lead to an improvement of the analyzed practices” (SEVERINO, 2008). Through the narratives of childhood memories, didactic activities were developed in the classroom that allowed establishing, through the perspective of changes and permanence, relationships between the narratives and associating them with the historical context of the place. As a didactic product, an activity book was prepared entitled “History Activities Notebook: a proposal with narratives of memories”. In relation to the theoretical contributions that we used for the development of this research, the conceptions of the following authors stand out: Walter Benjamin; E.P. Thompson; Maria Carolina B. Galzerani, Dominique Julia, Jorge Larrosa, Circe Bittencourt, Miguel G. Arroyo and Bernard Charlot.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPBueno, João Batista Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/6943428946275470Aragão, Patrícia Cristina deKoyama, Adriana CarvalhoNascimento, Ricardo Rodrigues2023-03-16T21:39:32Z2022-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, R. R. Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-03-16T21:39:32Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-03-16T21:39:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias Educational practices in history teaching based on narratives of childhood memories |
title |
Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias |
spellingShingle |
Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias Nascimento, Ricardo Rodrigues Ensino de história Práticas educativas Narrativas de memória Infância EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias |
title_full |
Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias |
title_fullStr |
Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias |
title_sort |
Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias |
author |
Nascimento, Ricardo Rodrigues |
author_facet |
Nascimento, Ricardo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bueno, João Batista Gonçalves http://lattes.cnpq.br/6943428946275470 Aragão, Patrícia Cristina de Koyama, Adriana Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Ricardo Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Práticas educativas Narrativas de memória Infância EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de história Práticas educativas Narrativas de memória Infância EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
O presente estudo desenvolvido nesta dissertação apresenta uma proposta de práticas educativas para o ensino de História do Ensino Fundamental anos finais da Educação Básica, por meio de narrativas de memórias de infância. Os sujeitos desta pesquisa foram os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, em Ingá–PB e seus familiares, desenvolvida no decurso do ano letivo de 2021. A pesquisa adotou como caminho metodológico uma abordagem qualitativa tendo por método a pesquisa-ação, pois em seus pressupostos, realiza um diagnóstico e a análise de uma determinada situação, ao propor ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas” (SEVERINO, 2008). Por meio das narrativas de memórias de infâncias, foram desenvolvidas atividades didáticas, em sala de aula que permitiram estabelecer através da perspectiva de mudanças e permanências, relações entre as narrativas e associá-las ao contexto histórico do local. Como produto didático foi elaborado um caderno de atividades intitulado de “Caderno de Atividades de História: uma proposta com narrativas de memórias”. Em relação aos aportes teóricos que utilizamos para o desenvolvimento desta pesquisa, destacam-se as concepções dos seguintes autores: Walter Benjamin; E. P. Thompson; Maria Carolina B. Galzerani, Dominique Julia, Jorge Larrosa, Circe Bittencourt, Miguel G. Arroyo e Bernard Charlot. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-26 2023-03-16T21:39:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, R. R. Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4479 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, R. R. Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813191115603968 |