Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ricardo Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4479
Resumo: O presente estudo desenvolvido nesta dissertação apresenta uma proposta de práticas educativas para o ensino de História do Ensino Fundamental anos finais da Educação Básica, por meio de narrativas de memórias de infância. Os sujeitos desta pesquisa foram os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, em Ingá–PB e seus familiares, desenvolvida no decurso do ano letivo de 2021. A pesquisa adotou como caminho metodológico uma abordagem qualitativa tendo por método a pesquisa-ação, pois em seus pressupostos, realiza um diagnóstico e a análise de uma determinada situação, ao propor ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas” (SEVERINO, 2008). Por meio das narrativas de memórias de infâncias, foram desenvolvidas atividades didáticas, em sala de aula que permitiram estabelecer através da perspectiva de mudanças e permanências, relações entre as narrativas e associá-las ao contexto histórico do local. Como produto didático foi elaborado um caderno de atividades intitulado de “Caderno de Atividades de História: uma proposta com narrativas de memórias”. Em relação aos aportes teóricos que utilizamos para o desenvolvimento desta pesquisa, destacam-se as concepções dos seguintes autores: Walter Benjamin; E. P. Thompson; Maria Carolina B. Galzerani, Dominique Julia, Jorge Larrosa, Circe Bittencourt, Miguel G. Arroyo e Bernard Charlot.
id UEPB_f656abf2284820f4eaf1fbb05db409c2
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4479
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infânciasEducational practices in history teaching based on narratives of childhood memoriesEnsino de históriaPráticas educativasNarrativas de memóriaInfânciaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO presente estudo desenvolvido nesta dissertação apresenta uma proposta de práticas educativas para o ensino de História do Ensino Fundamental anos finais da Educação Básica, por meio de narrativas de memórias de infância. Os sujeitos desta pesquisa foram os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, em Ingá–PB e seus familiares, desenvolvida no decurso do ano letivo de 2021. A pesquisa adotou como caminho metodológico uma abordagem qualitativa tendo por método a pesquisa-ação, pois em seus pressupostos, realiza um diagnóstico e a análise de uma determinada situação, ao propor ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas” (SEVERINO, 2008). Por meio das narrativas de memórias de infâncias, foram desenvolvidas atividades didáticas, em sala de aula que permitiram estabelecer através da perspectiva de mudanças e permanências, relações entre as narrativas e associá-las ao contexto histórico do local. Como produto didático foi elaborado um caderno de atividades intitulado de “Caderno de Atividades de História: uma proposta com narrativas de memórias”. Em relação aos aportes teóricos que utilizamos para o desenvolvimento desta pesquisa, destacam-se as concepções dos seguintes autores: Walter Benjamin; E. P. Thompson; Maria Carolina B. Galzerani, Dominique Julia, Jorge Larrosa, Circe Bittencourt, Miguel G. Arroyo e Bernard Charlot.The present study developed in this dissertation presents a proposal of educational practices for the teaching of History of Elementary School final years of Basic Education, through narratives of childhood memories. The subjects of this research were the students of the 9th Year of Elementary School at Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, in Ingá - PB and their families, developed during the academic year of 2021. The research adopted as a methodological path a qualitative approach having as method, action research, because in its assumptions, it performs a diagnosis and analysis of a given situation, by proposing changes to the set of subjects involved that lead to an improvement of the analyzed practices” (SEVERINO, 2008). Through the narratives of childhood memories, didactic activities were developed in the classroom that allowed establishing, through the perspective of changes and permanence, relationships between the narratives and associating them with the historical context of the place. As a didactic product, an activity book was prepared entitled “History Activities Notebook: a proposal with narratives of memories”. In relation to the theoretical contributions that we used for the development of this research, the conceptions of the following authors stand out: Walter Benjamin; E.P. Thompson; Maria Carolina B. Galzerani, Dominique Julia, Jorge Larrosa, Circe Bittencourt, Miguel G. Arroyo and Bernard Charlot.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPBueno, João Batista Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/6943428946275470Aragão, Patrícia Cristina deKoyama, Adriana CarvalhoNascimento, Ricardo Rodrigues2023-03-16T21:39:32Z2022-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, R. R. Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-03-16T21:39:32Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-03-16T21:39:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias
Educational practices in history teaching based on narratives of childhood memories
title Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias
spellingShingle Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias
Nascimento, Ricardo Rodrigues
Ensino de história
Práticas educativas
Narrativas de memória
Infância
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias
title_full Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias
title_fullStr Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias
title_full_unstemmed Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias
title_sort Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias
author Nascimento, Ricardo Rodrigues
author_facet Nascimento, Ricardo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, João Batista Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/6943428946275470
Aragão, Patrícia Cristina de
Koyama, Adriana Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ricardo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Práticas educativas
Narrativas de memória
Infância
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de história
Práticas educativas
Narrativas de memória
Infância
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O presente estudo desenvolvido nesta dissertação apresenta uma proposta de práticas educativas para o ensino de História do Ensino Fundamental anos finais da Educação Básica, por meio de narrativas de memórias de infância. Os sujeitos desta pesquisa foram os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, em Ingá–PB e seus familiares, desenvolvida no decurso do ano letivo de 2021. A pesquisa adotou como caminho metodológico uma abordagem qualitativa tendo por método a pesquisa-ação, pois em seus pressupostos, realiza um diagnóstico e a análise de uma determinada situação, ao propor ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas” (SEVERINO, 2008). Por meio das narrativas de memórias de infâncias, foram desenvolvidas atividades didáticas, em sala de aula que permitiram estabelecer através da perspectiva de mudanças e permanências, relações entre as narrativas e associá-las ao contexto histórico do local. Como produto didático foi elaborado um caderno de atividades intitulado de “Caderno de Atividades de História: uma proposta com narrativas de memórias”. Em relação aos aportes teóricos que utilizamos para o desenvolvimento desta pesquisa, destacam-se as concepções dos seguintes autores: Walter Benjamin; E. P. Thompson; Maria Carolina B. Galzerani, Dominique Julia, Jorge Larrosa, Circe Bittencourt, Miguel G. Arroyo e Bernard Charlot.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
2023-03-16T21:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, R. R. Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4479
identifier_str_mv NASCIMENTO, R. R. Práticas educativas no ensino de história a partir das narrativas de memórias das infâncias. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813191115603968