Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luana Régia Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5042
Resumo: Essa pesquisa surge a partir da proposta das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, após a implantação no ano de 2016. A partir disso, o objetivo dessa pesquisa é investigar a maneira como essa interdisciplinaridade é desenvolvida no ambiente escolar, dentro do componente curricular eletiva, e como os estudantes compreendem a prática da interdisciplinaridade a luz de Fazenda (2008) e Japiassu (1976). Para elucidar o referencial dessa pesquisa é buscado autores como Moll (2009), Pestana (2014), Libânio (2012) que traçam informações sobre a educação integral. Foi pensado na realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, a qual está sendo programada para ocorrer em três etapas, de acordo com Minayo (1998): Fase Exploratória, Fase de coleta dos dados e Fase de análise de dados. Foram aplicados questionários que possuem 3 questões objetivas e 1 subjetiva os quais buscam compreender o conhecimento dos estudos sobre a interdisciplinaridade desenvolvida na escola. Para entrelaçarmos a interdisciplinaridade com a prática escolar foi realizado na escola um Sarau, como proposta de integrar protagonismo e saberes entre várias áreas em que essa atividade foi remodelada para compor o produto educacional. Obtivemos 15 respostas de um total de 23 estudantes matriculados na eletiva. As questões foram analisada sobre a abordagem de Bardin (2011), as quais foram criadas categorias de análise, cujos dados agrupados foram discutidos com a literatura científica da área.
id UEPB_f6c1eef3982edee99990eb4ba00b247f
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5042
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de BiologiaCurrículo escolarEscolas cidadãs integraisDisciplinas eletivasInterdisciplinaridadeEDUCACAO::CURRICULOEssa pesquisa surge a partir da proposta das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, após a implantação no ano de 2016. A partir disso, o objetivo dessa pesquisa é investigar a maneira como essa interdisciplinaridade é desenvolvida no ambiente escolar, dentro do componente curricular eletiva, e como os estudantes compreendem a prática da interdisciplinaridade a luz de Fazenda (2008) e Japiassu (1976). Para elucidar o referencial dessa pesquisa é buscado autores como Moll (2009), Pestana (2014), Libânio (2012) que traçam informações sobre a educação integral. Foi pensado na realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, a qual está sendo programada para ocorrer em três etapas, de acordo com Minayo (1998): Fase Exploratória, Fase de coleta dos dados e Fase de análise de dados. Foram aplicados questionários que possuem 3 questões objetivas e 1 subjetiva os quais buscam compreender o conhecimento dos estudos sobre a interdisciplinaridade desenvolvida na escola. Para entrelaçarmos a interdisciplinaridade com a prática escolar foi realizado na escola um Sarau, como proposta de integrar protagonismo e saberes entre várias áreas em que essa atividade foi remodelada para compor o produto educacional. Obtivemos 15 respostas de um total de 23 estudantes matriculados na eletiva. As questões foram analisada sobre a abordagem de Bardin (2011), as quais foram criadas categorias de análise, cujos dados agrupados foram discutidos com a literatura científica da área.This research arises from the proposal of Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, after implementation in 2016. From this, the objective of this research is to investigate the way in which this interdisciplinarity is developed in the school environment, within the elective curricular component, and how students understand the practice of interdisciplinarity in light of Fazenda (2008) and Japiassu (1976). To elucidate the framework for this research, authors such as Moll (2009), Pestana (2014), Libânio (2012) are sought, who provide information about integral education. It was thought to carry out research with a qualitative approach, which is being programmed to occur in three stages, according to Minayo (1998): Exploratory Phase, Data Collection Phase and Data Analysis Phase. Questionnaires were applied with 3 objective questions and 1 subjective question, which seek to understand the knowledge of studies on interdisciplinarity developed at the school. To intertwine interdisciplinarity with school practice, a Soiree was held at the school, as a proposal to integrate protagonism and knowledge between various areas in which this activity was remodeled to compose the educational product. We obtained 15 responses from a total of 23 students enrolled in the elective. The questions were analyzed using Bardin's (2011) approach, which created analysis categories, whose grouped data were discussed with the scientific literature in the area.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMDias, Márcia Adelino da Silva M.A.Shttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108Sousa, Jair Moises de Sousa J.MAssis, Mayara Larrys Gomes de Assis M.L.GMartins, Luana Régia Alves2024-08-07T12:15:15Z2999-12-312023-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS. Luana Régia Alves. Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia. 2024. 62 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5042porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-08-07T12:16:05Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-08-07T12:16:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia
title Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia
spellingShingle Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia
Martins, Luana Régia Alves
Currículo escolar
Escolas cidadãs integrais
Disciplinas eletivas
Interdisciplinaridade
EDUCACAO::CURRICULO
title_short Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia
title_full Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia
title_fullStr Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia
title_full_unstemmed Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia
title_sort Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia
author Martins, Luana Régia Alves
author_facet Martins, Luana Régia Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Márcia Adelino da Silva M.A.S
http://lattes.cnpq.br/9674492903954108
Sousa, Jair Moises de Sousa J.M
Assis, Mayara Larrys Gomes de Assis M.L.G
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Luana Régia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo escolar
Escolas cidadãs integrais
Disciplinas eletivas
Interdisciplinaridade
EDUCACAO::CURRICULO
topic Currículo escolar
Escolas cidadãs integrais
Disciplinas eletivas
Interdisciplinaridade
EDUCACAO::CURRICULO
description Essa pesquisa surge a partir da proposta das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, após a implantação no ano de 2016. A partir disso, o objetivo dessa pesquisa é investigar a maneira como essa interdisciplinaridade é desenvolvida no ambiente escolar, dentro do componente curricular eletiva, e como os estudantes compreendem a prática da interdisciplinaridade a luz de Fazenda (2008) e Japiassu (1976). Para elucidar o referencial dessa pesquisa é buscado autores como Moll (2009), Pestana (2014), Libânio (2012) que traçam informações sobre a educação integral. Foi pensado na realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, a qual está sendo programada para ocorrer em três etapas, de acordo com Minayo (1998): Fase Exploratória, Fase de coleta dos dados e Fase de análise de dados. Foram aplicados questionários que possuem 3 questões objetivas e 1 subjetiva os quais buscam compreender o conhecimento dos estudos sobre a interdisciplinaridade desenvolvida na escola. Para entrelaçarmos a interdisciplinaridade com a prática escolar foi realizado na escola um Sarau, como proposta de integrar protagonismo e saberes entre várias áreas em que essa atividade foi remodelada para compor o produto educacional. Obtivemos 15 respostas de um total de 23 estudantes matriculados na eletiva. As questões foram analisada sobre a abordagem de Bardin (2011), as quais foram criadas categorias de análise, cujos dados agrupados foram discutidos com a literatura científica da área.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07
2024-08-07T12:15:15Z
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS. Luana Régia Alves. Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia. 2024. 62 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5042
identifier_str_mv MARTINS. Luana Régia Alves. Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia. 2024. 62 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709233611341824