Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rüsen, Jörn
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educativa (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/279
Resumo: This text is characterized as a theoretical essay that exposes the historical trajectory of history didactics at Germany, focusing its paradigmatic turn on the sixties and seventies. From a pragmatic and external to historical studies discipline, the history didactics developes to a reflexive perspective about society and historical knowledge, playing an analytical role over the very science of history, acting as a resource of self-awareness at this field. Finally, describes the actual configuration of history didactics as from its new objectives, main issues and future perspectives. Keywords: History teaching. History theory. Historical consciousness.
id UEPG-26_80198e8bcdcefc26518d6653e0662c9d
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/279
network_acronym_str UEPG-26
network_name_str Práxis Educativa (Online)
repository_id_str
spelling Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemãoThis text is characterized as a theoretical essay that exposes the historical trajectory of history didactics at Germany, focusing its paradigmatic turn on the sixties and seventies. From a pragmatic and external to historical studies discipline, the history didactics developes to a reflexive perspective about society and historical knowledge, playing an analytical role over the very science of history, acting as a resource of self-awareness at this field. Finally, describes the actual configuration of history didactics as from its new objectives, main issues and future perspectives. Keywords: History teaching. History theory. Historical consciousness.Este texto caracteriza-se como um ensaio teórico que expõe a trajetória histórica da didática da história na Alemanha, enfocando sua virada paradigmática nos anos 60 e 70. De uma disciplina pragmática e externa aos estudos históricos, a didática da história evoluirá para uma perspectiva reflexiva sobre a sociedade e o conhecimento histórico, desempenhando um papel analítico sobre a própria ciência da história, agindo como um recurso de autoconsciência desse campo. Por fim, descreve-se a configuração atual da didática da história a partir de seus novos objetos, questões principais e perspectivas futuras.   Palavras-chave: Ensino de história. Teoria da história. Consciência histórica.Universidade Estadual de Ponta Grossa2009-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/279Práxis Educativa; Vol. 1 No. 2 (2006); 7-16Práxis Educativa; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 7-16Práxis Educativa; V. 1 N. 2 (2006); 7-16Práxis Educativa; v. 1 n. 2 (2006); 7-161809-43091809-403110.5212/PraxEduc.v.1i2reponame:Práxis Educativa (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/279/285Rüsen, Jörninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-16T13:41:51Zoai:uepg.br:article/279Revistahttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativaPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/oaipraxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br1809-43091809-4031opendoar:2020-03-16T13:41:51Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão
title Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão
spellingShingle Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão
Rüsen, Jörn
title_short Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão
title_full Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão
title_fullStr Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão
title_full_unstemmed Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão
title_sort Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão
author Rüsen, Jörn
author_facet Rüsen, Jörn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rüsen, Jörn
description This text is characterized as a theoretical essay that exposes the historical trajectory of history didactics at Germany, focusing its paradigmatic turn on the sixties and seventies. From a pragmatic and external to historical studies discipline, the history didactics developes to a reflexive perspective about society and historical knowledge, playing an analytical role over the very science of history, acting as a resource of self-awareness at this field. Finally, describes the actual configuration of history didactics as from its new objectives, main issues and future perspectives. Keywords: History teaching. History theory. Historical consciousness.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/279
url https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/279/285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educativa; Vol. 1 No. 2 (2006); 7-16
Práxis Educativa; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 7-16
Práxis Educativa; V. 1 N. 2 (2006); 7-16
Práxis Educativa; v. 1 n. 2 (2006); 7-16
1809-4309
1809-4031
10.5212/PraxEduc.v.1i2
reponame:Práxis Educativa (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Práxis Educativa (Online)
collection Práxis Educativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv praxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br
_version_ 1799317610646470657