A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madrid, Silvia Christina de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educativa (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13847
Resumo: O objetivo principal deste artigo é apresentar o espaço da pesquisa em Educação Física (EF) no contexto escolar e da Formação de Professores (FP), em 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). A partir de uma abordagem quanti-qualitativa, de um estudo de caso, descritivo, são explicitados os principais aspectos da produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG. O estudo circunscreve-se aos anos de implantação do Mestrado (1994) e do Doutorado (2010), considerando-se a produção acadêmica de 1996 a 2018. Destacam-se os fatos que contribuíram para fomentar a produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG. Verifica-se que o espaço dos saberes e dos conhecimentos da EF e da FP foi ampliado significativamente em 25 anos do PPGE/UEPG. Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Pós-Graduação em Educação. Abstract Research on Physical Education in the school context and of teacher education in the Graduate Program in Education at the State University of Ponta Grossa (1994-2010) The main purpose of this article is to present the research space in Physical Education in the school context and of teacher training in 25 years of the Graduate Program in Education (Master’s/Doctorate) of the State University of Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG). From a quantitative and qualitative approach, of a descriptive case study, the main aspects of the academic production within the Physical Education in the school context and of teacher training in Master’s/Doctorate of the UEPG are set out. The study is limited to the years of implementation of the Master’s (1994) and Doctorate (2010), considering the academic production from 1996 to 2018. The facts that contributed to foster the academic production within the Physical Education in the school context and training of the Physical Education Teacher of the Master’s/Doctorate are highlighted. It turns out that the space of expertise and knowledge of Physical Education and training of the Physical Education Teacher was expanded significantly in the 25 years of the UEPG Graduate Program in Education. Keywords: Physical Education. Teacher training. Graduate Program in Education. Resumen La investigación en Educación Física en el contexto escolar y de la formación de profesores en el Postgrado en Educación en la Universidad Estatal de Ponta Grossa (1994-2010) El objetivo principal de este artículo es presentar el espacio de investigación en Educación Física (EF) en el contexto escolar y de Formación de profesores (FP) en 25 años del Programa de Formación de Postgrado (Maestría/Doctorado) en la Universidad Estatal de Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG). A partir de un enfoque cuantitativo y cualitativo, un estudio de caso descriptivo, son explicados los principales aspectos de la producción académica en el ámbito de la EF en el contexto escolar y FP en PPGE/UEPG. El estudio se limita a los años de implementación de la Maestría (1994) y Doctorado (2010), considerando la producción académica de 1996 a 2018. Se destacan los hechos que contribuyeron a fomentar la producción académica en el ámbito de la EF en el contexto escolar y FP en PPGE/UEPG. Se verifica que el espacio de los saberes y de los conocimientos de la EF y del FP se amplió considerablemente en 25 años de PPGE/UEPG. Palabras-clave: Educación Física. Formación de los docentes. Certificado de Postgrado en Educación.
id UEPG-26_b34ff6fa0f283d8ef634e31d0b428d98
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13847
network_acronym_str UEPG-26
network_name_str Práxis Educativa (Online)
repository_id_str
spelling A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)Educação FísicaFormação de professoresPós-Graduação em EducaçãoPhysical EducationTeacher trainingGraduate Program in EducationEducación FísicaFormación de los docentesCertificado de Postgrado en EducaciónO objetivo principal deste artigo é apresentar o espaço da pesquisa em Educação Física (EF) no contexto escolar e da Formação de Professores (FP), em 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). A partir de uma abordagem quanti-qualitativa, de um estudo de caso, descritivo, são explicitados os principais aspectos da produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG. O estudo circunscreve-se aos anos de implantação do Mestrado (1994) e do Doutorado (2010), considerando-se a produção acadêmica de 1996 a 2018. Destacam-se os fatos que contribuíram para fomentar a produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG. Verifica-se que o espaço dos saberes e dos conhecimentos da EF e da FP foi ampliado significativamente em 25 anos do PPGE/UEPG. Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Pós-Graduação em Educação. Abstract Research on Physical Education in the school context and of teacher education in the Graduate Program in Education at the State University of Ponta Grossa (1994-2010) The main purpose of this article is to present the research space in Physical Education in the school context and of teacher training in 25 years of the Graduate Program in Education (Master’s/Doctorate) of the State University of Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG). From a quantitative and qualitative approach, of a descriptive case study, the main aspects of the academic production within the Physical Education in the school context and of teacher training in Master’s/Doctorate of the UEPG are set out. The study is limited to the years of implementation of the Master’s (1994) and Doctorate (2010), considering the academic production from 1996 to 2018. The facts that contributed to foster the academic production within the Physical Education in the school context and training of the Physical Education Teacher of the Master’s/Doctorate are highlighted. It turns out that the space of expertise and knowledge of Physical Education and training of the Physical Education Teacher was expanded significantly in the 25 years of the UEPG Graduate Program in Education. Keywords: Physical Education. Teacher training. Graduate Program in Education. Resumen La investigación en Educación Física en el contexto escolar y de la formación de profesores en el Postgrado en Educación en la Universidad Estatal de Ponta Grossa (1994-2010) El objetivo principal de este artículo es presentar el espacio de investigación en Educación Física (EF) en el contexto escolar y de Formación de profesores (FP) en 25 años del Programa de Formación de Postgrado (Maestría/Doctorado) en la Universidad Estatal de Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG). A partir de un enfoque cuantitativo y cualitativo, un estudio de caso descriptivo, son explicados los principales aspectos de la producción académica en el ámbito de la EF en el contexto escolar y FP en PPGE/UEPG. El estudio se limita a los años de implementación de la Maestría (1994) y Doctorado (2010), considerando la producción académica de 1996 a 2018. Se destacan los hechos que contribuyeron a fomentar la producción académica en el ámbito de la EF en el contexto escolar y FP en PPGE/UEPG. Se verifica que el espacio de los saberes y de los conocimientos de la EF y del FP se amplió considerablemente en 25 años de PPGE/UEPG. Palabras-clave: Educación Física. Formación de los docentes. Certificado de Postgrado en Educación.Universidade Estadual de Ponta Grossa2019-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1384710.5212/PraxEduc.v.15.13847.009Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20Práxis Educativa; V. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20Práxis Educativa; v. 15 (2020): Publicação contínua; 1-201809-43091809-4031reponame:Práxis Educativa (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13847/209209211428https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13847/209209213257Copyright (c) 2019 Práxis Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccessMadrid, Silvia Christina de Oliveira2020-04-16T20:26:37Zoai:uepg.br:article/13847Revistahttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativaPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/oaipraxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br1809-43091809-4031opendoar:2020-04-16T20:26:37Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)
title A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)
spellingShingle A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)
Madrid, Silvia Christina de Oliveira
Educação Física
Formação de professores
Pós-Graduação em Educação
Physical Education
Teacher training
Graduate Program in Education
Educación Física
Formación de los docentes
Certificado de Postgrado en Educación
title_short A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)
title_full A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)
title_fullStr A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)
title_full_unstemmed A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)
title_sort A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)
author Madrid, Silvia Christina de Oliveira
author_facet Madrid, Silvia Christina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madrid, Silvia Christina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Formação de professores
Pós-Graduação em Educação
Physical Education
Teacher training
Graduate Program in Education
Educación Física
Formación de los docentes
Certificado de Postgrado en Educación
topic Educação Física
Formação de professores
Pós-Graduação em Educação
Physical Education
Teacher training
Graduate Program in Education
Educación Física
Formación de los docentes
Certificado de Postgrado en Educación
description O objetivo principal deste artigo é apresentar o espaço da pesquisa em Educação Física (EF) no contexto escolar e da Formação de Professores (FP), em 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). A partir de uma abordagem quanti-qualitativa, de um estudo de caso, descritivo, são explicitados os principais aspectos da produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG. O estudo circunscreve-se aos anos de implantação do Mestrado (1994) e do Doutorado (2010), considerando-se a produção acadêmica de 1996 a 2018. Destacam-se os fatos que contribuíram para fomentar a produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG. Verifica-se que o espaço dos saberes e dos conhecimentos da EF e da FP foi ampliado significativamente em 25 anos do PPGE/UEPG. Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Pós-Graduação em Educação. Abstract Research on Physical Education in the school context and of teacher education in the Graduate Program in Education at the State University of Ponta Grossa (1994-2010) The main purpose of this article is to present the research space in Physical Education in the school context and of teacher training in 25 years of the Graduate Program in Education (Master’s/Doctorate) of the State University of Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG). From a quantitative and qualitative approach, of a descriptive case study, the main aspects of the academic production within the Physical Education in the school context and of teacher training in Master’s/Doctorate of the UEPG are set out. The study is limited to the years of implementation of the Master’s (1994) and Doctorate (2010), considering the academic production from 1996 to 2018. The facts that contributed to foster the academic production within the Physical Education in the school context and training of the Physical Education Teacher of the Master’s/Doctorate are highlighted. It turns out that the space of expertise and knowledge of Physical Education and training of the Physical Education Teacher was expanded significantly in the 25 years of the UEPG Graduate Program in Education. Keywords: Physical Education. Teacher training. Graduate Program in Education. Resumen La investigación en Educación Física en el contexto escolar y de la formación de profesores en el Postgrado en Educación en la Universidad Estatal de Ponta Grossa (1994-2010) El objetivo principal de este artículo es presentar el espacio de investigación en Educación Física (EF) en el contexto escolar y de Formación de profesores (FP) en 25 años del Programa de Formación de Postgrado (Maestría/Doctorado) en la Universidad Estatal de Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG). A partir de un enfoque cuantitativo y cualitativo, un estudio de caso descriptivo, son explicados los principales aspectos de la producción académica en el ámbito de la EF en el contexto escolar y FP en PPGE/UEPG. El estudio se limita a los años de implementación de la Maestría (1994) y Doctorado (2010), considerando la producción académica de 1996 a 2018. Se destacan los hechos que contribuyeron a fomentar la producción académica en el ámbito de la EF en el contexto escolar y FP en PPGE/UEPG. Se verifica que el espacio de los saberes y de los conocimientos de la EF y del FP se amplió considerablemente en 25 años de PPGE/UEPG. Palabras-clave: Educación Física. Formación de los docentes. Certificado de Postgrado en Educación.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13847
10.5212/PraxEduc.v.15.13847.009
url https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13847
identifier_str_mv 10.5212/PraxEduc.v.15.13847.009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13847/209209211428
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13847/209209213257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Práxis Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Práxis Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20
Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20
Práxis Educativa; V. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20
Práxis Educativa; v. 15 (2020): Publicação contínua; 1-20
1809-4309
1809-4031
reponame:Práxis Educativa (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Práxis Educativa (Online)
collection Práxis Educativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv praxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br
_version_ 1799317613913833472