Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graupe, Mareli Eliane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Locks, Geraldo Augusto, de Sousa, Lúcia Aulete Búrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12451
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre as políticas públicas de gênero no contexto escolar. O referencial teórico abarca autoras do campo de educação, gênero e políticas públicas. É uma investigação de caráter documental e pesquisa de campo com quatro orientadoras educacionais da rede municipal de ensino. Os dados foram interpretados de acordo com a análise de conteúdo qualitativo. O foco da análise reside nas contribuições das políticas públicas e as percepções de orientadoras educacionais acerca da implementação dessaspolíticas na prática escolar. Constatou­se que, embora haja conhecimento dessas políticas, existe uma ruptura entre o saber e o fazer pedagógico.
id UEPG-28_e19ef5056fdeba8740572e08565eb688
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/12451
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionaisPolíticas públicasGêneroOrientadoras EducacionaisPedagogia da equidadeO objetivo deste artigo é refletir sobre as políticas públicas de gênero no contexto escolar. O referencial teórico abarca autoras do campo de educação, gênero e políticas públicas. É uma investigação de caráter documental e pesquisa de campo com quatro orientadoras educacionais da rede municipal de ensino. Os dados foram interpretados de acordo com a análise de conteúdo qualitativo. O foco da análise reside nas contribuições das políticas públicas e as percepções de orientadoras educacionais acerca da implementação dessaspolíticas na prática escolar. Constatou­se que, embora haja conhecimento dessas políticas, existe uma ruptura entre o saber e o fazer pedagógico.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2019-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1245110.5212/Rlagg.v.10.i1.0011Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 10 n. 1 (2019); 197-2132177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12451/pdf_11Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraupe, Mareli ElianeLocks, Geraldo Augustode Sousa, Lúcia Aulete Búrigo2021-03-09T22:47:31Zoai:uepg.br:article/12451Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2021-03-09T22:47:31Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais
title Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais
spellingShingle Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais
Graupe, Mareli Eliane
Políticas públicas
Gênero
Orientadoras Educacionais
Pedagogia da equidade
title_short Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais
title_full Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais
title_fullStr Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais
title_full_unstemmed Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais
title_sort Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais
author Graupe, Mareli Eliane
author_facet Graupe, Mareli Eliane
Locks, Geraldo Augusto
de Sousa, Lúcia Aulete Búrigo
author_role author
author2 Locks, Geraldo Augusto
de Sousa, Lúcia Aulete Búrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graupe, Mareli Eliane
Locks, Geraldo Augusto
de Sousa, Lúcia Aulete Búrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Gênero
Orientadoras Educacionais
Pedagogia da equidade
topic Políticas públicas
Gênero
Orientadoras Educacionais
Pedagogia da equidade
description O objetivo deste artigo é refletir sobre as políticas públicas de gênero no contexto escolar. O referencial teórico abarca autoras do campo de educação, gênero e políticas públicas. É uma investigação de caráter documental e pesquisa de campo com quatro orientadoras educacionais da rede municipal de ensino. Os dados foram interpretados de acordo com a análise de conteúdo qualitativo. O foco da análise reside nas contribuições das políticas públicas e as percepções de orientadoras educacionais acerca da implementação dessaspolíticas na prática escolar. Constatou­se que, embora haja conhecimento dessas políticas, existe uma ruptura entre o saber e o fazer pedagógico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12451
10.5212/Rlagg.v.10.i1.0011
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12451
identifier_str_mv 10.5212/Rlagg.v.10.i1.0011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12451/pdf_11
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 10 n. 1 (2019); 197-213
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317643596922880