Alfabetização de adultos, como linguagem-desenvolvimento do ser-humano (Adult literacy education, as language-development of the human being) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Guilherme Veiga
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: dos Reis, Renato Hilário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Emancipação (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/7215
Resumo: Resumo: Este artigo visa abordar preliminarmente a constituição da linguagem como parte integrante do desenvolvimento da espécie animal e humana. Focamos também o papel do trabalho nessa constituição. Com base nessa perspectiva, apresentamos indicações de tal desenvolvimento em nossa atuação em processo no Projeto de Alfabetização e Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos, na cidade do Paranoá, no Distrito Federal. Sua metodologia é pautada pelos princípios da pesquisa-ação. Os resultados apontam que o enfrentamento da necessidade de existência e sobrevivência, entendida como Situação-Problema-Desafio, é a base da constituição humana de alfabetizandas/os e do seu processo alfabetizador no real concreto de uma experiência de educação popular.  Palavras-chave: Alfabetização de adultos. Educação popular. Desenvolvimento humano e linguagem.Abstract: This article aims at a preliminary approach on the constitution of language as integral to the development of the human and animal species. We focus also on the role of work in this constitution. Based on this view, we give some hints of this development from our practice in the process of the Adult Literacy and Teacher Development Project at the city of Paranoá, Distrito Federal. Its methodology is guided by the principles of action-research. The findings point out that dealing with the need to existence and survival, understood as Situation-Problem-Challenge, is the basis for the human constitution of adult literacy learners and their literacy education process in the concrete reality of a popular education experience.  Keywords: Adult literacy education. Popular education. Human development and language.
id UEPG-30_c806a9c77694c470222e1ce56b924617
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/7215
network_acronym_str UEPG-30
network_name_str Emancipação (Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização de adultos, como linguagem-desenvolvimento do ser-humano (Adult literacy education, as language-development of the human being) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002Desenvolvimento humanolinguagemeducação popularalfabetização de jovens e adultosAlfabetização de jovens e adultosResumo: Este artigo visa abordar preliminarmente a constituição da linguagem como parte integrante do desenvolvimento da espécie animal e humana. Focamos também o papel do trabalho nessa constituição. Com base nessa perspectiva, apresentamos indicações de tal desenvolvimento em nossa atuação em processo no Projeto de Alfabetização e Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos, na cidade do Paranoá, no Distrito Federal. Sua metodologia é pautada pelos princípios da pesquisa-ação. Os resultados apontam que o enfrentamento da necessidade de existência e sobrevivência, entendida como Situação-Problema-Desafio, é a base da constituição humana de alfabetizandas/os e do seu processo alfabetizador no real concreto de uma experiência de educação popular.  Palavras-chave: Alfabetização de adultos. Educação popular. Desenvolvimento humano e linguagem.Abstract: This article aims at a preliminary approach on the constitution of language as integral to the development of the human and animal species. We focus also on the role of work in this constitution. Based on this view, we give some hints of this development from our practice in the process of the Adult Literacy and Teacher Development Project at the city of Paranoá, Distrito Federal. Its methodology is guided by the principles of action-research. The findings point out that dealing with the need to existence and survival, understood as Situation-Problem-Challenge, is the basis for the human constitution of adult literacy learners and their literacy education process in the concrete reality of a popular education experience.  Keywords: Adult literacy education. Popular education. Human development and language.Universidade Estadual de Ponta Grossa2017-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/721510.5212/Emancipacao.v.16i2.0002Emancipação; v. 16 n. 2 (2016); 205-2181982-7814reponame:Emancipação (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/7215/5772Rios, Guilherme Veigados Reis, Renato Hilárioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-30T21:10:28Zoai:uepg.br:article/7215Revistahttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacaoPUBhttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/oaiemancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br1982-78141519-7611opendoar:2020-07-30T21:10:28Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização de adultos, como linguagem-desenvolvimento do ser-humano (Adult literacy education, as language-development of the human being) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002
title Alfabetização de adultos, como linguagem-desenvolvimento do ser-humano (Adult literacy education, as language-development of the human being) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002
spellingShingle Alfabetização de adultos, como linguagem-desenvolvimento do ser-humano (Adult literacy education, as language-development of the human being) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002
Rios, Guilherme Veiga
Desenvolvimento humano
linguagem
educação popular
alfabetização de jovens e adultos
Alfabetização de jovens e adultos
title_short Alfabetização de adultos, como linguagem-desenvolvimento do ser-humano (Adult literacy education, as language-development of the human being) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002
title_full Alfabetização de adultos, como linguagem-desenvolvimento do ser-humano (Adult literacy education, as language-development of the human being) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002
title_fullStr Alfabetização de adultos, como linguagem-desenvolvimento do ser-humano (Adult literacy education, as language-development of the human being) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002
title_full_unstemmed Alfabetização de adultos, como linguagem-desenvolvimento do ser-humano (Adult literacy education, as language-development of the human being) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002
title_sort Alfabetização de adultos, como linguagem-desenvolvimento do ser-humano (Adult literacy education, as language-development of the human being) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002
author Rios, Guilherme Veiga
author_facet Rios, Guilherme Veiga
dos Reis, Renato Hilário
author_role author
author2 dos Reis, Renato Hilário
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Guilherme Veiga
dos Reis, Renato Hilário
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
linguagem
educação popular
alfabetização de jovens e adultos
Alfabetização de jovens e adultos
topic Desenvolvimento humano
linguagem
educação popular
alfabetização de jovens e adultos
Alfabetização de jovens e adultos
description Resumo: Este artigo visa abordar preliminarmente a constituição da linguagem como parte integrante do desenvolvimento da espécie animal e humana. Focamos também o papel do trabalho nessa constituição. Com base nessa perspectiva, apresentamos indicações de tal desenvolvimento em nossa atuação em processo no Projeto de Alfabetização e Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos, na cidade do Paranoá, no Distrito Federal. Sua metodologia é pautada pelos princípios da pesquisa-ação. Os resultados apontam que o enfrentamento da necessidade de existência e sobrevivência, entendida como Situação-Problema-Desafio, é a base da constituição humana de alfabetizandas/os e do seu processo alfabetizador no real concreto de uma experiência de educação popular.  Palavras-chave: Alfabetização de adultos. Educação popular. Desenvolvimento humano e linguagem.Abstract: This article aims at a preliminary approach on the constitution of language as integral to the development of the human and animal species. We focus also on the role of work in this constitution. Based on this view, we give some hints of this development from our practice in the process of the Adult Literacy and Teacher Development Project at the city of Paranoá, Distrito Federal. Its methodology is guided by the principles of action-research. The findings point out that dealing with the need to existence and survival, understood as Situation-Problem-Challenge, is the basis for the human constitution of adult literacy learners and their literacy education process in the concrete reality of a popular education experience.  Keywords: Adult literacy education. Popular education. Human development and language.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/7215
10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002
url https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/7215
identifier_str_mv 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/7215/5772
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Emancipação; v. 16 n. 2 (2016); 205-218
1982-7814
reponame:Emancipação (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Emancipação (Online)
collection Emancipação (Online)
repository.name.fl_str_mv Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv emancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br
_version_ 1797220438717235200