Alfabetização de jovens e adultos: instrumento para a transformação social (Youth and adult literacy: instrument to social transformation) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i2.0003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Karoline Davantel Genaro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Minetto, Gerceley Paccola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Emancipação (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/4046
Resumo: O estudo objetivou evidenciar a alfabetização como instrumento de ampliação da autonomia de jovens e adultos; bem como a importância do Serviço Social nesta realidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, desenvolvida no período de fevereiro a outubro de 2009, tendo como universo 196 alunos diplomados pelo Centro Educacional de Jovens e Adultos de Bauru/SP em 2008, cuja amostra é de 12,75% (25 sujeitos). Os instrumentais de coleta de dados foram observação e entrevista. Os resultados apontam que as dificuldades percebidas pela não alfabetização estão relacionadas à vida cotidiana e responsabilidades do emprego. Há procura pelo CEJA para adquirir conhecimento e diploma; osavanços se relacionam ao reconhecimento profissional, à melhoria na renda, ao desenvolvimento das atividades cotidianas e às interações sociais e familiares. Conclui-se que o CEJA tem que alterar as condições de atendimento para atingir plenamente seu objetivo. A inserção do assistente social contribuirá para a efetiva ampliação da autonomia desses alunos. Palavras-chave: Alfabetização. Educação de jovens e adultos. Serviço social escolar.  Abstract: The study aimed to demonstrate literacy as a tool to expand the autonomy of young people and adults as well as the importance of Social Services in this reality. This is a qualitative research, carried out from February to October 2009, with 196 graduates of Education Center for youth and adults of Bauru/SP in 2008, whose sample is 12.75% (25 subjects). The instruments for data collection were observation and interview. The results show that the difficulties perceived by the non-literacy are related to everyday life and responsibilities of the job. There is a demand for CEJA to acquire knowledge and diploma; the progresses relate to the professional recognition, to the income improvement, to the development of everyday activities and social and familiar interaction. It is concluded that the CEJAhave to modify the conditions of service to fully achieve its goal. The insertion of social workers contributes to the effective expansion of the autonomy of these students.  Keywords: Literacy. Adult and youth education. Social workschool.
id UEPG-30_f614d213951973bc1312bfa332f05814
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/4046
network_acronym_str UEPG-30
network_name_str Emancipação (Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização de jovens e adultos: instrumento para a transformação social (Youth and adult literacy: instrument to social transformation) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i2.0003AlfabetizaçãoEducação de Jovens e AdultosServiço social escolar.AlfabetizaçãoEducação de Jovens e AdultosServiço social escolar.O estudo objetivou evidenciar a alfabetização como instrumento de ampliação da autonomia de jovens e adultos; bem como a importância do Serviço Social nesta realidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, desenvolvida no período de fevereiro a outubro de 2009, tendo como universo 196 alunos diplomados pelo Centro Educacional de Jovens e Adultos de Bauru/SP em 2008, cuja amostra é de 12,75% (25 sujeitos). Os instrumentais de coleta de dados foram observação e entrevista. Os resultados apontam que as dificuldades percebidas pela não alfabetização estão relacionadas à vida cotidiana e responsabilidades do emprego. Há procura pelo CEJA para adquirir conhecimento e diploma; osavanços se relacionam ao reconhecimento profissional, à melhoria na renda, ao desenvolvimento das atividades cotidianas e às interações sociais e familiares. Conclui-se que o CEJA tem que alterar as condições de atendimento para atingir plenamente seu objetivo. A inserção do assistente social contribuirá para a efetiva ampliação da autonomia desses alunos. Palavras-chave: Alfabetização. Educação de jovens e adultos. Serviço social escolar.  Abstract: The study aimed to demonstrate literacy as a tool to expand the autonomy of young people and adults as well as the importance of Social Services in this reality. This is a qualitative research, carried out from February to October 2009, with 196 graduates of Education Center for youth and adults of Bauru/SP in 2008, whose sample is 12.75% (25 subjects). The instruments for data collection were observation and interview. The results show that the difficulties perceived by the non-literacy are related to everyday life and responsibilities of the job. There is a demand for CEJA to acquire knowledge and diploma; the progresses relate to the professional recognition, to the income improvement, to the development of everyday activities and social and familiar interaction. It is concluded that the CEJAhave to modify the conditions of service to fully achieve its goal. The insertion of social workers contributes to the effective expansion of the autonomy of these students.  Keywords: Literacy. Adult and youth education. Social workschool.Universidade Estadual de Ponta Grossa2014-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/4046Emancipação; v. 13 n. 2 (2013); 203-2241982-7814reponame:Emancipação (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/4046/3897Mendes, Karoline Davantel GenaroMinetto, Gerceley Paccolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-12T16:55:57Zoai:uepg.br:article/4046Revistahttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacaoPUBhttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/oaiemancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br1982-78141519-7611opendoar:2017-04-12T16:55:57Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização de jovens e adultos: instrumento para a transformação social (Youth and adult literacy: instrument to social transformation) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i2.0003
title Alfabetização de jovens e adultos: instrumento para a transformação social (Youth and adult literacy: instrument to social transformation) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i2.0003
spellingShingle Alfabetização de jovens e adultos: instrumento para a transformação social (Youth and adult literacy: instrument to social transformation) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i2.0003
Mendes, Karoline Davantel Genaro
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Serviço social escolar.
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Serviço social escolar.
title_short Alfabetização de jovens e adultos: instrumento para a transformação social (Youth and adult literacy: instrument to social transformation) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i2.0003
title_full Alfabetização de jovens e adultos: instrumento para a transformação social (Youth and adult literacy: instrument to social transformation) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i2.0003
title_fullStr Alfabetização de jovens e adultos: instrumento para a transformação social (Youth and adult literacy: instrument to social transformation) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i2.0003
title_full_unstemmed Alfabetização de jovens e adultos: instrumento para a transformação social (Youth and adult literacy: instrument to social transformation) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i2.0003
title_sort Alfabetização de jovens e adultos: instrumento para a transformação social (Youth and adult literacy: instrument to social transformation) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i2.0003
author Mendes, Karoline Davantel Genaro
author_facet Mendes, Karoline Davantel Genaro
Minetto, Gerceley Paccola
author_role author
author2 Minetto, Gerceley Paccola
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Karoline Davantel Genaro
Minetto, Gerceley Paccola
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Serviço social escolar.
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Serviço social escolar.
topic Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Serviço social escolar.
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Serviço social escolar.
description O estudo objetivou evidenciar a alfabetização como instrumento de ampliação da autonomia de jovens e adultos; bem como a importância do Serviço Social nesta realidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, desenvolvida no período de fevereiro a outubro de 2009, tendo como universo 196 alunos diplomados pelo Centro Educacional de Jovens e Adultos de Bauru/SP em 2008, cuja amostra é de 12,75% (25 sujeitos). Os instrumentais de coleta de dados foram observação e entrevista. Os resultados apontam que as dificuldades percebidas pela não alfabetização estão relacionadas à vida cotidiana e responsabilidades do emprego. Há procura pelo CEJA para adquirir conhecimento e diploma; osavanços se relacionam ao reconhecimento profissional, à melhoria na renda, ao desenvolvimento das atividades cotidianas e às interações sociais e familiares. Conclui-se que o CEJA tem que alterar as condições de atendimento para atingir plenamente seu objetivo. A inserção do assistente social contribuirá para a efetiva ampliação da autonomia desses alunos. Palavras-chave: Alfabetização. Educação de jovens e adultos. Serviço social escolar.  Abstract: The study aimed to demonstrate literacy as a tool to expand the autonomy of young people and adults as well as the importance of Social Services in this reality. This is a qualitative research, carried out from February to October 2009, with 196 graduates of Education Center for youth and adults of Bauru/SP in 2008, whose sample is 12.75% (25 subjects). The instruments for data collection were observation and interview. The results show that the difficulties perceived by the non-literacy are related to everyday life and responsibilities of the job. There is a demand for CEJA to acquire knowledge and diploma; the progresses relate to the professional recognition, to the income improvement, to the development of everyday activities and social and familiar interaction. It is concluded that the CEJAhave to modify the conditions of service to fully achieve its goal. The insertion of social workers contributes to the effective expansion of the autonomy of these students.  Keywords: Literacy. Adult and youth education. Social workschool.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/4046
url https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/4046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/4046/3897
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Emancipação; v. 13 n. 2 (2013); 203-224
1982-7814
reponame:Emancipação (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Emancipação (Online)
collection Emancipação (Online)
repository.name.fl_str_mv Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv emancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br
_version_ 1797220438619717632